Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context

Bibliographic Details
Main Author: Wachelke, João Fernando Rech
Publication Date: 2013
Format: Article
Language: por
Source: Psicologia e Saber Social
Download full: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4898
Summary: RESUMO: Para muitos fenômenos psicossociais que envolvam grupo e indivíduo, é necessário que o indivíduo sinta-se como parte do grupo, que perceba a importância de uma pertença grupal, para que a instância coletiva possa influenciar seu comportamento ou pensamento. A identificação grupal é um construto que se define pela medida da força de conexão de indivíduos com um grupo a que pertencem. Há medidas de diversos tipos para a identificação grupal, geralmente no formato de escalas de Likert, mas não se encontram medidas genéricas validadas para o contexto brasileiro. Este trabalho buscou propor uma medida simples constituída pela tradução e adaptação de alguns itens já consagrados na literatura internacional e validá-la. Foram escolhidos seis itens de medidas de identificação grupal utilizadas em estudos internacionais. Itens adaptados para medir a identificação com jovens e estudantes universitários foram incluídos no instrumento de uma pesquisa com coleta de dados pela internet, realizada junto a 1203 universitários de sete estados brasileiros; 65% dos participantes eram mulheres, com média de idade 21 anos. Análises exploratórias, confirmatórias e índices de confiabilidade apontaram que os itens comportam-se bem como uma escala unidimensional para os dois grupos de referência avaliados. Constitui, portanto, um instrumento para inclusão dessa variável em pesquisas mesmo que reconhecendo espaço para melhoria dos itens e possibilidade de mensuração multidimensional. ABSTRACT: For various psychosocial phenomena that involve groups and individuals, it is necessary that the individual feels to be part of the group and perceives the importance of group belonging, so that the group instance can influence behavior and thinking. Group identification is a construct defined by the measure of the connection force of individuals with a group that they belong to. There are many kinds of group identification measures, usually in Likert format, but no generic measures validated for the Brazilian context are found. This work has proposed a simple measure consisting in the translation and adaptation of some items that are well known in the international literature and to validate it. Six items of group identification measures employed in international studies were chosen. Items adapted to measure the identification with young people and university undergraduate students were included in the instrument of a study with data collection through the internet, carried out with 1203 undergraduates of seven Brazilian states; 65% of the participants were women, with a mean age of 21 years old. Exploratory and confirmatory analyses and reliability indexes pointed out that the items work well as a one-dimensional scale for the assessed reference groups. The scale is then an instrument for the inclusion of such variable in research, even acknowledging that there is space for the improvement of items and the possibility to conduct multidimensional measurement.
id UERJ-10_a24e3dbbb36adfd039258b28777ecc1a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4898
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian contextRESUMO: Para muitos fenômenos psicossociais que envolvam grupo e indivíduo, é necessário que o indivíduo sinta-se como parte do grupo, que perceba a importância de uma pertença grupal, para que a instância coletiva possa influenciar seu comportamento ou pensamento. A identificação grupal é um construto que se define pela medida da força de conexão de indivíduos com um grupo a que pertencem. Há medidas de diversos tipos para a identificação grupal, geralmente no formato de escalas de Likert, mas não se encontram medidas genéricas validadas para o contexto brasileiro. Este trabalho buscou propor uma medida simples constituída pela tradução e adaptação de alguns itens já consagrados na literatura internacional e validá-la. Foram escolhidos seis itens de medidas de identificação grupal utilizadas em estudos internacionais. Itens adaptados para medir a identificação com jovens e estudantes universitários foram incluídos no instrumento de uma pesquisa com coleta de dados pela internet, realizada junto a 1203 universitários de sete estados brasileiros; 65% dos participantes eram mulheres, com média de idade 21 anos. Análises exploratórias, confirmatórias e índices de confiabilidade apontaram que os itens comportam-se bem como uma escala unidimensional para os dois grupos de referência avaliados. Constitui, portanto, um instrumento para inclusão dessa variável em pesquisas mesmo que reconhecendo espaço para melhoria dos itens e possibilidade de mensuração multidimensional. ABSTRACT: For various psychosocial phenomena that involve groups and individuals, it is necessary that the individual feels to be part of the group and perceives the importance of group belonging, so that the group instance can influence behavior and thinking. Group identification is a construct defined by the measure of the connection force of individuals with a group that they belong to. There are many kinds of group identification measures, usually in Likert format, but no generic measures validated for the Brazilian context are found. This work has proposed a simple measure consisting in the translation and adaptation of some items that are well known in the international literature and to validate it. Six items of group identification measures employed in international studies were chosen. Items adapted to measure the identification with young people and university undergraduate students were included in the instrument of a study with data collection through the internet, carried out with 1203 undergraduates of seven Brazilian states; 65% of the participants were women, with a mean age of 21 years old. Exploratory and confirmatory analyses and reliability indexes pointed out that the items work well as a one-dimensional scale for the assessed reference groups. The scale is then an instrument for the inclusion of such variable in research, even acknowledging that there is space for the improvement of items and the possibility to conduct multidimensional measurement.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/489810.12957/psi.saber.soc.2012.4898Psicologia e Saber Social; v. 1 n. 2 (2012): Jul-Dez; 187-200Psychology and Social Knowing; Vol. 1 No. 2 (2012): Jul-Dez; 187-2002238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4898/3621Wachelke, João Fernando Rechinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-01-31T19:59:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4898Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2013-01-31T19:59:29Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
title Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
spellingShingle Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
Wachelke, João Fernando Rech
title_short Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
title_full Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
title_fullStr Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
title_full_unstemmed Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
title_sort Identificação com o grupo: adaptação e validação de uma medida geral para o contexto brasileiro / Group identification: adaptation and validation of a general measure for the Brazilian context
author Wachelke, João Fernando Rech
author_facet Wachelke, João Fernando Rech
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wachelke, João Fernando Rech
description RESUMO: Para muitos fenômenos psicossociais que envolvam grupo e indivíduo, é necessário que o indivíduo sinta-se como parte do grupo, que perceba a importância de uma pertença grupal, para que a instância coletiva possa influenciar seu comportamento ou pensamento. A identificação grupal é um construto que se define pela medida da força de conexão de indivíduos com um grupo a que pertencem. Há medidas de diversos tipos para a identificação grupal, geralmente no formato de escalas de Likert, mas não se encontram medidas genéricas validadas para o contexto brasileiro. Este trabalho buscou propor uma medida simples constituída pela tradução e adaptação de alguns itens já consagrados na literatura internacional e validá-la. Foram escolhidos seis itens de medidas de identificação grupal utilizadas em estudos internacionais. Itens adaptados para medir a identificação com jovens e estudantes universitários foram incluídos no instrumento de uma pesquisa com coleta de dados pela internet, realizada junto a 1203 universitários de sete estados brasileiros; 65% dos participantes eram mulheres, com média de idade 21 anos. Análises exploratórias, confirmatórias e índices de confiabilidade apontaram que os itens comportam-se bem como uma escala unidimensional para os dois grupos de referência avaliados. Constitui, portanto, um instrumento para inclusão dessa variável em pesquisas mesmo que reconhecendo espaço para melhoria dos itens e possibilidade de mensuração multidimensional. ABSTRACT: For various psychosocial phenomena that involve groups and individuals, it is necessary that the individual feels to be part of the group and perceives the importance of group belonging, so that the group instance can influence behavior and thinking. Group identification is a construct defined by the measure of the connection force of individuals with a group that they belong to. There are many kinds of group identification measures, usually in Likert format, but no generic measures validated for the Brazilian context are found. This work has proposed a simple measure consisting in the translation and adaptation of some items that are well known in the international literature and to validate it. Six items of group identification measures employed in international studies were chosen. Items adapted to measure the identification with young people and university undergraduate students were included in the instrument of a study with data collection through the internet, carried out with 1203 undergraduates of seven Brazilian states; 65% of the participants were women, with a mean age of 21 years old. Exploratory and confirmatory analyses and reliability indexes pointed out that the items work well as a one-dimensional scale for the assessed reference groups. The scale is then an instrument for the inclusion of such variable in research, even acknowledging that there is space for the improvement of items and the possibility to conduct multidimensional measurement.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4898
10.12957/psi.saber.soc.2012.4898
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4898
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2012.4898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/4898/3621
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 1 n. 2 (2012): Jul-Dez; 187-200
Psychology and Social Knowing; Vol. 1 No. 2 (2012): Jul-Dez; 187-200
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318470609862656