“Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranzedo, Alexandre Cardoso
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia e Saber Social
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16413
Resumo: RESUMO: No Brasil tem sido crescente o envolvimento das adolescentes em atos infracionais, o que tem despertado o interesse acadêmico. O presente estudo visa analisar os fatores que contribuem para o envolvimento de meninas na prática de delitos e investigar como estas representam a medida socioeducativa (MSE) de Liberdade Assistida (LA) e Internação. O método preconizou a participação de adolescentes do sexo feminino que cumpriam MSE de Internação e LA. Os resultados demonstram que os delitos se concentram no tráfico de drogas, assaltos, lesões corporais e furtos. As representações das MSE de LA, partilhadas pelas adolescentes, caracterizam-na como um espaço de aprendizagem (reflexivo). Sobre a internação, algumas retratam também como um espaço de aprendizagem, mas, sobretudo, como punição e solidão. Palavras-chave: adolescentes; representações sociais; adolescente em conflito com a lei; medidas socioeducativas. ABSTRACT: In Brazil, the increasing involvement of female adolescents in criminal activities awakens academic interest. The present study aims to analyze the factors that contribute to the involvement of girls in criminal activities, as well as to investigate how those girls represent the Social-educational Measure of Internment and Assisted Freedom. Research method elected as subject female adolescents that were either under the Social-educational Measure of Internment or Assisted Freedom. Results show that the criminal activities in which the subjects were involved concentrate on drug trafficking, robbery and physical injuries. Representations of the Social-educational Measure of Assisted Freedom shared among the adolescents were characterized as a learning environment (reflexive).  Some of them represented Internment as a learning environment, but also as punishment and loneliness. Keywords: gender; adolescents; social representations; adolescents in conflict with the law; social educational measures. 
id UERJ-10_a579a0673a180449d09d6ae8432a4ec4
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16413
network_acronym_str UERJ-10
network_name_str Psicologia e Saber Social
repository_id_str
spelling “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativasRESUMO: No Brasil tem sido crescente o envolvimento das adolescentes em atos infracionais, o que tem despertado o interesse acadêmico. O presente estudo visa analisar os fatores que contribuem para o envolvimento de meninas na prática de delitos e investigar como estas representam a medida socioeducativa (MSE) de Liberdade Assistida (LA) e Internação. O método preconizou a participação de adolescentes do sexo feminino que cumpriam MSE de Internação e LA. Os resultados demonstram que os delitos se concentram no tráfico de drogas, assaltos, lesões corporais e furtos. As representações das MSE de LA, partilhadas pelas adolescentes, caracterizam-na como um espaço de aprendizagem (reflexivo). Sobre a internação, algumas retratam também como um espaço de aprendizagem, mas, sobretudo, como punição e solidão. Palavras-chave: adolescentes; representações sociais; adolescente em conflito com a lei; medidas socioeducativas. ABSTRACT: In Brazil, the increasing involvement of female adolescents in criminal activities awakens academic interest. The present study aims to analyze the factors that contribute to the involvement of girls in criminal activities, as well as to investigate how those girls represent the Social-educational Measure of Internment and Assisted Freedom. Research method elected as subject female adolescents that were either under the Social-educational Measure of Internment or Assisted Freedom. Results show that the criminal activities in which the subjects were involved concentrate on drug trafficking, robbery and physical injuries. Representations of the Social-educational Measure of Assisted Freedom shared among the adolescents were characterized as a learning environment (reflexive).  Some of them represented Internment as a learning environment, but also as punishment and loneliness. Keywords: gender; adolescents; social representations; adolescents in conflict with the law; social educational measures. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/1641310.12957/psi.saber.soc.2015.16413Psicologia e Saber Social; v. 4 n. 2 (2015): JUL-DEZ; 265-276Psychology and Social Knowing; Vol. 4 No. 2 (2015): JUL-DEZ; 265-2762238-779Xreponame:Psicologia e Saber Socialinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16413/14435Aranzedo, Alexandre Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-16T14:56:57Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16413Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/indexPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/psi-sabersocial/oaipsi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br2238-779X2238-779Xopendoar:2015-12-16T14:56:57Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
title “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
spellingShingle “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
Aranzedo, Alexandre Cardoso
title_short “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
title_full “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
title_fullStr “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
title_full_unstemmed “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
title_sort “Meninas”: os conflitos com a lei e as representações das medidas socioeducativas
author Aranzedo, Alexandre Cardoso
author_facet Aranzedo, Alexandre Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranzedo, Alexandre Cardoso
description RESUMO: No Brasil tem sido crescente o envolvimento das adolescentes em atos infracionais, o que tem despertado o interesse acadêmico. O presente estudo visa analisar os fatores que contribuem para o envolvimento de meninas na prática de delitos e investigar como estas representam a medida socioeducativa (MSE) de Liberdade Assistida (LA) e Internação. O método preconizou a participação de adolescentes do sexo feminino que cumpriam MSE de Internação e LA. Os resultados demonstram que os delitos se concentram no tráfico de drogas, assaltos, lesões corporais e furtos. As representações das MSE de LA, partilhadas pelas adolescentes, caracterizam-na como um espaço de aprendizagem (reflexivo). Sobre a internação, algumas retratam também como um espaço de aprendizagem, mas, sobretudo, como punição e solidão. Palavras-chave: adolescentes; representações sociais; adolescente em conflito com a lei; medidas socioeducativas. ABSTRACT: In Brazil, the increasing involvement of female adolescents in criminal activities awakens academic interest. The present study aims to analyze the factors that contribute to the involvement of girls in criminal activities, as well as to investigate how those girls represent the Social-educational Measure of Internment and Assisted Freedom. Research method elected as subject female adolescents that were either under the Social-educational Measure of Internment or Assisted Freedom. Results show that the criminal activities in which the subjects were involved concentrate on drug trafficking, robbery and physical injuries. Representations of the Social-educational Measure of Assisted Freedom shared among the adolescents were characterized as a learning environment (reflexive).  Some of them represented Internment as a learning environment, but also as punishment and loneliness. Keywords: gender; adolescents; social representations; adolescents in conflict with the law; social educational measures. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16413
10.12957/psi.saber.soc.2015.16413
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16413
identifier_str_mv 10.12957/psi.saber.soc.2015.16413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/psi-sabersocial/article/view/16413/14435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia e Saber Social; v. 4 n. 2 (2015): JUL-DEZ; 265-276
Psychology and Social Knowing; Vol. 4 No. 2 (2015): JUL-DEZ; 265-276
2238-779X
reponame:Psicologia e Saber Social
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Psicologia e Saber Social
collection Psicologia e Saber Social
repository.name.fl_str_mv Psicologia e Saber Social - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv psi.saber.soc@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br
_version_ 1799318471046070272