A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Nanci de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599
Resumo: A partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval.
id UERJ-11_5894fff39536878e24471840a57c7e9e
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12599
network_acronym_str UERJ-11
network_name_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository_id_str
spelling A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIMARLEQUIMDUPLAS CÔMICASTEATRO POPULARMÁSCARASCOMMEDIA DELL’ARTEA partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2008-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 5 (2008): TECAP 51981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599/9780Freitas, Nanci deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-09T18:33:44Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12599Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:49.478160Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
title A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
spellingShingle A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
Freitas, Nanci de
ARLEQUIM
DUPLAS CÔMICAS
TEATRO POPULAR
MÁSCARAS
COMMEDIA DELL’ARTE
title_short A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
title_full A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
title_fullStr A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
title_full_unstemmed A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
title_sort A COMMEDIA DELL’ARTE: MÁSCARAS, DUPLICIDADE E O RISO DIABÓLICO DE ARLEQUIM
author Freitas, Nanci de
author_facet Freitas, Nanci de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Nanci de
dc.subject.por.fl_str_mv ARLEQUIM
DUPLAS CÔMICAS
TEATRO POPULAR
MÁSCARAS
COMMEDIA DELL’ARTE
topic ARLEQUIM
DUPLAS CÔMICAS
TEATRO POPULAR
MÁSCARAS
COMMEDIA DELL’ARTE
description A partir do Renascimento, o teatro europeu iria aprimorar seus recursos cênicos. Se, por um lado, os cânones dramatúrgicos da Antiguidade ditariam os parâmetros de um teatro erudito, por outro lado, a commedia dell’arte italiana, construída sobre bases teatrais extraliterárias e tipos representados por máscara, alcançaria ampla recepção. Os tipos mais populares eram os zanni, criados bufos, esfomeados e trapaceiros. Dentre eles, o Arlequim viria a ser a principal figura, incorporando em sua forma aspectos grotescos do diabo medieval.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/12599/9780
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 5 (2008): TECAP 5
1981-9935
1980-3281
reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
collection Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)
repository.name.fl_str_mv Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ppeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com
_version_ 1799319120859103232