ETNOGRAFIA DA GALERA DO CAPRICHOSO: SIMBOLISMO E SOCIABILIDADE ENTRE JOVENS NO FESTIVAL DE PARINTINS
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/10074 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10074O Festival de Parintins pode ser observado sob diversos aspectos dada a multiplicidade dos planos simbólicos que orientam a festa. Um dos principais mecanismos de articulação desses planos simbólicos se constitui das pessoas que se movimentam e incentivam seus bois em performances coreografadas nas arquibancadas − a chamada galera dos bois, importantíssima no julgamento do festival. Aqui a galera do Boi Caprichoso é tomada como ponto de partida para percorrermos os circuitos articulados por integrantes desse grupo ao longo dos ensaios e mobilizações diversas em Parintins e Manaus. |
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ETNOGRAFIA DA GALERA DO CAPRICHOSO: SIMBOLISMO E SOCIABILIDADE ENTRE JOVENS NO FESTIVAL DE PARINTINSAN ETHNOGRAPHY OF THE GALERA DO CAPRICHOSO: SYMBOLISM AND SOCIABILITY AMONG YOUTH IN THE PARINTINS FESTIVALPARINTINS FESTIVALBOI BUMBASOCIABILITY.FESTIVAL DE PARINTINSBOI-BUMBÁSOCIABILIDADE.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/tecap.2013.10074O Festival de Parintins pode ser observado sob diversos aspectos dada a multiplicidade dos planos simbólicos que orientam a festa. Um dos principais mecanismos de articulação desses planos simbólicos se constitui das pessoas que se movimentam e incentivam seus bois em performances coreografadas nas arquibancadas − a chamada galera dos bois, importantíssima no julgamento do festival. Aqui a galera do Boi Caprichoso é tomada como ponto de partida para percorrermos os circuitos articulados por integrantes desse grupo ao longo dos ensaios e mobilizações diversas em Parintins e Manaus.The Parintins Festival can be regarded in several aspects given the multiplicity of symbolic plans that per pass the party. One of the main mechanisms in the symbolic articulation of theseplans is composed by the people who engage and encourage their ox in choreographed performances from the bleachers – the so-called ox crowd, an important part in the judging of thefestival. In this article the Caprichoso Ox crowd is taken as a starting point through the circuits articulated by members of this group over the various rehearsals and demonstrations in Parintins and Manaus.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdftext/htmlhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/1007410.12957/tecap.2013.10074Textos Escolhidos de Cultura e Arte Populares; v. 10 n. 1 (2013): TECAP 10.11981-99351980-3281reponame:Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/10074/7850https://www.e-publicacoes.uerj.br/tecap/article/view/10074/7851Barbieri, Ricardo Joséinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-01-29T18:34:40Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/10074Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecapPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tecap/oaippeuerj@eduerj.uerj.br || felipeferreirario@gmail.com1981-99351980-3281opendoar:2024-05-17T13:38:41.811433Textos escolhidos de cultura e arte populares (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
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