Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramori, Alessandra Paola
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Maria do Socorro Cecim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765
Resumo: RESUMO: Todos sabemos que o fluxo migratório de italianos para o Brasil com ápice no pós-guerra se concentrou, sobretudo, no sul e no sudeste. Uma porção muito pequena de italianos se dirigiu para o norte do nosso país. Então nos perguntamos porque aprender a língua italiana nesta região, cuja presença de italianos e seus descendentes não é tão marcante. A implementação do curso de italiano pelo Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Pará, desde outubro de 2016, trouxe a possibilidade do ensino de italiano regular na esfera pública, o que se constitui um marco, considerando a nossa ignorância sobre a existência anterior de cursos dentro do ensino público no Estado do Pará. O objetivo deste artigo é apresentar sucintamente um quadro da experiência pioneira na UFPA com dados colhidos junto aos alunos que frequentaram os cursos e as oficinas ofertados pelo programa. Espera-se ainda a manutenção de políticas públicas, apoiadas pelo governo italiano, que visem o ensino de italiano e a formação de professores para fortalecer a difusão da língua e da cultura italianas na região.Palavras-chave: Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo. ABSTRACT: Tutti sappiamo che il flusso migratorio di italiani per il Brasile, con il culmine nel dopo guerra si è concentrato soppratutto nel sud e sudest. Una piccola parte di italiani è andata verso il nord del nostro Paese. Allora ci domandiamo perché imparare la lingua italiana in questa regione in cui la presenza di italiani e dei loro discendenti non è così significativa. L’avvio del corso di italiano per il programa Idiome Senza Frontiere nell’Università Federal do Pará dall’ottobre 2016 ha portato la possibilità di insegnamento di italiano regolare nell’ambito pubblico, il che costituisce un marco prendendo in considerazione l’assenza di corsi precedenti nell’insegnamento pubblico dello Stato. L’obbiettivo di quest’articolo è presentare in modo breve un quadro dell’esperienza pioniera nell’UFPA con dati raccolti presso gli studenti che hanno frequentato i corsi e gli workshop promossi dal programma. Si spera il mantenimento di politiche pubbliche, sostenute dal governo italiano, rivolte all’insegnamento di italiano e alla formazione di professori per rafforzare la difusione della lingua e della cultura italianas nella regione.Parole Chiave: Insegnamento. Lingua italiana. Programma Idiome Senza Frontiere. Pionierismo.ABSTRACT: We all know that the migratory flow of Italians to Brazil with post-war apex was concentrated in the south and southeast. A very small portion of Italians headed to the north of our country. So, we ask  why learn italian language in this region, which presence of italians and their descendants is not so significant. The implementation of the Italian course by the Languages Without Borders program at the Federal University of Pará since October 2016 brought the possibility of teaching regular Italian in public domain, which constitutes a milestone considering the absence of previous courses within the public education in the State. The purpose of this article is to present a briefly picture of the pioneering experience at UFPA with data collected from the students who attended the courses and workshops provided by the program. The maintenance of public policies, supported by the Italian government, it aimed at teaching Italian and training teachers to strengthen the diffusion of Italian language and culture in the region.Keywords: Eaching. Italian language. Languages without borders program. Pioneerism.
id UERJ-12_6d20ae91f942fbd139a77b155350ab06
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48765
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPAEnsino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.RESUMO: Todos sabemos que o fluxo migratório de italianos para o Brasil com ápice no pós-guerra se concentrou, sobretudo, no sul e no sudeste. Uma porção muito pequena de italianos se dirigiu para o norte do nosso país. Então nos perguntamos porque aprender a língua italiana nesta região, cuja presença de italianos e seus descendentes não é tão marcante. A implementação do curso de italiano pelo Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Pará, desde outubro de 2016, trouxe a possibilidade do ensino de italiano regular na esfera pública, o que se constitui um marco, considerando a nossa ignorância sobre a existência anterior de cursos dentro do ensino público no Estado do Pará. O objetivo deste artigo é apresentar sucintamente um quadro da experiência pioneira na UFPA com dados colhidos junto aos alunos que frequentaram os cursos e as oficinas ofertados pelo programa. Espera-se ainda a manutenção de políticas públicas, apoiadas pelo governo italiano, que visem o ensino de italiano e a formação de professores para fortalecer a difusão da língua e da cultura italianas na região.Palavras-chave: Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo. ABSTRACT: Tutti sappiamo che il flusso migratorio di italiani per il Brasile, con il culmine nel dopo guerra si è concentrato soppratutto nel sud e sudest. Una piccola parte di italiani è andata verso il nord del nostro Paese. Allora ci domandiamo perché imparare la lingua italiana in questa regione in cui la presenza di italiani e dei loro discendenti non è così significativa. L’avvio del corso di italiano per il programa Idiome Senza Frontiere nell’Università Federal do Pará dall’ottobre 2016 ha portato la possibilità di insegnamento di italiano regolare nell’ambito pubblico, il che costituisce un marco prendendo in considerazione l’assenza di corsi precedenti nell’insegnamento pubblico dello Stato. L’obbiettivo di quest’articolo è presentare in modo breve un quadro dell’esperienza pioniera nell’UFPA con dati raccolti presso gli studenti che hanno frequentato i corsi e gli workshop promossi dal programma. Si spera il mantenimento di politiche pubbliche, sostenute dal governo italiano, rivolte all’insegnamento di italiano e alla formazione di professori per rafforzare la difusione della lingua e della cultura italianas nella regione.Parole Chiave: Insegnamento. Lingua italiana. Programma Idiome Senza Frontiere. Pionierismo.ABSTRACT: We all know that the migratory flow of Italians to Brazil with post-war apex was concentrated in the south and southeast. A very small portion of Italians headed to the north of our country. So, we ask  why learn italian language in this region, which presence of italians and their descendants is not so significant. The implementation of the Italian course by the Languages Without Borders program at the Federal University of Pará since October 2016 brought the possibility of teaching regular Italian in public domain, which constitutes a milestone considering the absence of previous courses within the public education in the State. The purpose of this article is to present a briefly picture of the pioneering experience at UFPA with data collected from the students who attended the courses and workshops provided by the program. The maintenance of public policies, supported by the Italian government, it aimed at teaching Italian and training teachers to strengthen the diffusion of Italian language and culture in the region.Keywords: Eaching. Italian language. Languages without borders program. Pioneerism.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 122236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765/32616Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaramori, Alessandra PaolaCoelho, Maria do Socorro Cecim2021-03-26T00:16:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48765Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:25.946462Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
title Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
spellingShingle Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
Caramori, Alessandra Paola
Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.
title_short Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
title_full Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
title_fullStr Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
title_full_unstemmed Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
title_sort Abrindo espaços de ensino de italiano no norte do Brasil: a experiência pioneira do IsF-italiano na UFPA
author Caramori, Alessandra Paola
author_facet Caramori, Alessandra Paola
Coelho, Maria do Socorro Cecim
author_role author
author2 Coelho, Maria do Socorro Cecim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramori, Alessandra Paola
Coelho, Maria do Socorro Cecim
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.
topic Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo.
description RESUMO: Todos sabemos que o fluxo migratório de italianos para o Brasil com ápice no pós-guerra se concentrou, sobretudo, no sul e no sudeste. Uma porção muito pequena de italianos se dirigiu para o norte do nosso país. Então nos perguntamos porque aprender a língua italiana nesta região, cuja presença de italianos e seus descendentes não é tão marcante. A implementação do curso de italiano pelo Programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Pará, desde outubro de 2016, trouxe a possibilidade do ensino de italiano regular na esfera pública, o que se constitui um marco, considerando a nossa ignorância sobre a existência anterior de cursos dentro do ensino público no Estado do Pará. O objetivo deste artigo é apresentar sucintamente um quadro da experiência pioneira na UFPA com dados colhidos junto aos alunos que frequentaram os cursos e as oficinas ofertados pelo programa. Espera-se ainda a manutenção de políticas públicas, apoiadas pelo governo italiano, que visem o ensino de italiano e a formação de professores para fortalecer a difusão da língua e da cultura italianas na região.Palavras-chave: Ensino. Língua italiana. Programa Idiomas Sem Fronteiras. Pioneirismo. ABSTRACT: Tutti sappiamo che il flusso migratorio di italiani per il Brasile, con il culmine nel dopo guerra si è concentrato soppratutto nel sud e sudest. Una piccola parte di italiani è andata verso il nord del nostro Paese. Allora ci domandiamo perché imparare la lingua italiana in questa regione in cui la presenza di italiani e dei loro discendenti non è così significativa. L’avvio del corso di italiano per il programa Idiome Senza Frontiere nell’Università Federal do Pará dall’ottobre 2016 ha portato la possibilità di insegnamento di italiano regolare nell’ambito pubblico, il che costituisce un marco prendendo in considerazione l’assenza di corsi precedenti nell’insegnamento pubblico dello Stato. L’obbiettivo di quest’articolo è presentare in modo breve un quadro dell’esperienza pioniera nell’UFPA con dati raccolti presso gli studenti che hanno frequentato i corsi e gli workshop promossi dal programma. Si spera il mantenimento di politiche pubbliche, sostenute dal governo italiano, rivolte all’insegnamento di italiano e alla formazione di professori per rafforzare la difusione della lingua e della cultura italianas nella regione.Parole Chiave: Insegnamento. Lingua italiana. Programma Idiome Senza Frontiere. Pionierismo.ABSTRACT: We all know that the migratory flow of Italians to Brazil with post-war apex was concentrated in the south and southeast. A very small portion of Italians headed to the north of our country. So, we ask  why learn italian language in this region, which presence of italians and their descendants is not so significant. The implementation of the Italian course by the Languages Without Borders program at the Federal University of Pará since October 2016 brought the possibility of teaching regular Italian in public domain, which constitutes a milestone considering the absence of previous courses within the public education in the State. The purpose of this article is to present a briefly picture of the pioneering experience at UFPA with data collected from the students who attended the courses and workshops provided by the program. The maintenance of public policies, supported by the Italian government, it aimed at teaching Italian and training teachers to strengthen the diffusion of Italian language and culture in the region.Keywords: Eaching. Italian language. Languages without borders program. Pioneerism.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48765/32616
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 12
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099614953472