Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniela Aparecida
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Italiano UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770
Resumo: RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em tratar da implementação de oficinas de italiano como língua adicional (LA) em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, localizado na periferia da cidade de São Paulo (SP). Essas oficinas têm sido desenvolvidas como parte de minha pesquisa de pós-doutorado, que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para alcançar tal objetivo, pauto-me nos seguintes referenciais teórico-metodológicos: postulados de Paulo Freire, autor de importância fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural, da qual utilizo o conceito de atividade social; e a pesquisa crítica de colaboração. Os dados expostos neste artigo foram analisados à luz dos referenciais teórico-metodológicos supracitados e parecem indicar que essas oficinas podem ser muito profícuas para o ensino-aprendizagem do italiano LA no contexto da EJA, porque possibilitam aos alunos o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a sua própria língua e sobre a LA, bem como sobre a realidade em que vivem e formas de transformá-la.      Palavras-chave: Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social. ABSTRACT: L’obiettivo di questo articolo è quello di trattare l’implementazione dei laboratori di italiano come lingua aggiuntiva (LA) in un Centro Integrato di Educazione di Giovani e Adulti, che si trova nella periferia della città di San Paolo (SP). Questi laboratori sono stati svolti come parte della mia ricerca di post-dottorato, la quale sto facendo presso il Programma di Post-laurea in Linguistica Applicata e Studi del Linguaggio della Pontificia Università Cattolica di San Paolo. Per raggiungere questo obiettivo mi baso sui seguenti riferimenti teorici e metodologici: le idee di Paulo Freire, autore di importanza fondamentale per l’Educazione di Giovani e Adulti; la Teoria dell’Attività Socio-storico-culturale, di cui utilizzo il concetto di attività sociale; e la ricerca critica di collaborazione. I dati esposti in questo articolo sono stati analizzati in base ai riferimenti teorici e metodologici suddetti e suggeriscono che questi laboratori possono essere molto proficui per l’insegnamento-apprendimento dell’italiano LA nel contesto educativo menzionato perché rendono possibile lo sviluppo di riflessioni critiche sulla propria lingua e sulla LA da parte degli studenti, nonché sulla realtà in cui vivono e maniere di trasformarla.Parole-chiave: Italiano come lingua aggiuntiva. Educazione di Giovani e Adulti. CIEJA, insegnamento-apprendimento. Attività sociale. ABSTRACT: The aim of this paper is to deal with the implementation of Italian as an additional language (AL) workshops in an Integrated Center for Youth and Adult Education, located on the outskirts of São Paulo (SP). These workshops have been developed as part of my postdoctoral research, which is being conducted at the Postgraduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo. To achieve this goal, I base myself on the following theoretical-methodological frameworks: Paulo Freire’s postulates, a very important author for Youth and Adult Education; the Socio-historical-cultural activity theory, from which I use the concept of social activity; and critical collaborative research. The data presented in this article were analyzed in accordance with the theoretical and methodological frameworks mentioned above and they seem to indicate that these workshops can be very useful for teaching and learning Italian as an AL in the educational context mentioned, because they allow students to develop critical reflections on their language and about AL, as well as the reality in which they live and ways to transform it.Keywords: Italian as an additional language. Youth and Adult Education. CIEJA. Teaching and learning. Social activity.
id UERJ-12_76df90df2526efe7510b3c5167afaef9
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48770
network_acronym_str UERJ-12
network_name_str Revista Italiano UERJ
repository_id_str
spelling Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantesItaliano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em tratar da implementação de oficinas de italiano como língua adicional (LA) em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, localizado na periferia da cidade de São Paulo (SP). Essas oficinas têm sido desenvolvidas como parte de minha pesquisa de pós-doutorado, que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para alcançar tal objetivo, pauto-me nos seguintes referenciais teórico-metodológicos: postulados de Paulo Freire, autor de importância fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural, da qual utilizo o conceito de atividade social; e a pesquisa crítica de colaboração. Os dados expostos neste artigo foram analisados à luz dos referenciais teórico-metodológicos supracitados e parecem indicar que essas oficinas podem ser muito profícuas para o ensino-aprendizagem do italiano LA no contexto da EJA, porque possibilitam aos alunos o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a sua própria língua e sobre a LA, bem como sobre a realidade em que vivem e formas de transformá-la.      Palavras-chave: Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social. ABSTRACT: L’obiettivo di questo articolo è quello di trattare l’implementazione dei laboratori di italiano come lingua aggiuntiva (LA) in un Centro Integrato di Educazione di Giovani e Adulti, che si trova nella periferia della città di San Paolo (SP). Questi laboratori sono stati svolti come parte della mia ricerca di post-dottorato, la quale sto facendo presso il Programma di Post-laurea in Linguistica Applicata e Studi del Linguaggio della Pontificia Università Cattolica di San Paolo. Per raggiungere questo obiettivo mi baso sui seguenti riferimenti teorici e metodologici: le idee di Paulo Freire, autore di importanza fondamentale per l’Educazione di Giovani e Adulti; la Teoria dell’Attività Socio-storico-culturale, di cui utilizzo il concetto di attività sociale; e la ricerca critica di collaborazione. I dati esposti in questo articolo sono stati analizzati in base ai riferimenti teorici e metodologici suddetti e suggeriscono che questi laboratori possono essere molto proficui per l’insegnamento-apprendimento dell’italiano LA nel contesto educativo menzionato perché rendono possibile lo sviluppo di riflessioni critiche sulla propria lingua e sulla LA da parte degli studenti, nonché sulla realtà in cui vivono e maniere di trasformarla.Parole-chiave: Italiano come lingua aggiuntiva. Educazione di Giovani e Adulti. CIEJA, insegnamento-apprendimento. Attività sociale. ABSTRACT: The aim of this paper is to deal with the implementation of Italian as an additional language (AL) workshops in an Integrated Center for Youth and Adult Education, located on the outskirts of São Paulo (SP). These workshops have been developed as part of my postdoctoral research, which is being conducted at the Postgraduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo. To achieve this goal, I base myself on the following theoretical-methodological frameworks: Paulo Freire’s postulates, a very important author for Youth and Adult Education; the Socio-historical-cultural activity theory, from which I use the concept of social activity; and critical collaborative research. The data presented in this article were analyzed in accordance with the theoretical and methodological frameworks mentioned above and they seem to indicate that these workshops can be very useful for teaching and learning Italian as an AL in the educational context mentioned, because they allow students to develop critical reflections on their language and about AL, as well as the reality in which they live and ways to transform it.Keywords: Italian as an additional language. Youth and Adult Education. CIEJA. Teaching and learning. Social activity.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 202236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770/32620Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Daniela Aparecida2021-03-26T00:16:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48770Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:26.129076Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true
dc.title.none.fl_str_mv Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
title Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
spellingShingle Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
Vieira, Daniela Aparecida
Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.
title_short Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
title_full Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
title_fullStr Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
title_full_unstemmed Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
title_sort Italiano para todos: o italiano como língua adicional em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos brasileiros e imigrantes
author Vieira, Daniela Aparecida
author_facet Vieira, Daniela Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniela Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.
topic Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social.
description RESUMO: O objetivo deste artigo consiste em tratar da implementação de oficinas de italiano como língua adicional (LA) em um Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos, localizado na periferia da cidade de São Paulo (SP). Essas oficinas têm sido desenvolvidas como parte de minha pesquisa de pós-doutorado, que está sendo realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Para alcançar tal objetivo, pauto-me nos seguintes referenciais teórico-metodológicos: postulados de Paulo Freire, autor de importância fundamental para a Educação de Jovens e Adultos (EJA); a Teoria da Atividade Sócio-histórico-cultural, da qual utilizo o conceito de atividade social; e a pesquisa crítica de colaboração. Os dados expostos neste artigo foram analisados à luz dos referenciais teórico-metodológicos supracitados e parecem indicar que essas oficinas podem ser muito profícuas para o ensino-aprendizagem do italiano LA no contexto da EJA, porque possibilitam aos alunos o desenvolvimento de reflexões críticas sobre a sua própria língua e sobre a LA, bem como sobre a realidade em que vivem e formas de transformá-la.      Palavras-chave: Italiano como língua adicional. Educação de Jovens e Adultos. CIEJA. Ensino-aprendizagem. Atividade social. ABSTRACT: L’obiettivo di questo articolo è quello di trattare l’implementazione dei laboratori di italiano come lingua aggiuntiva (LA) in un Centro Integrato di Educazione di Giovani e Adulti, che si trova nella periferia della città di San Paolo (SP). Questi laboratori sono stati svolti come parte della mia ricerca di post-dottorato, la quale sto facendo presso il Programma di Post-laurea in Linguistica Applicata e Studi del Linguaggio della Pontificia Università Cattolica di San Paolo. Per raggiungere questo obiettivo mi baso sui seguenti riferimenti teorici e metodologici: le idee di Paulo Freire, autore di importanza fondamentale per l’Educazione di Giovani e Adulti; la Teoria dell’Attività Socio-storico-culturale, di cui utilizzo il concetto di attività sociale; e la ricerca critica di collaborazione. I dati esposti in questo articolo sono stati analizzati in base ai riferimenti teorici e metodologici suddetti e suggeriscono che questi laboratori possono essere molto proficui per l’insegnamento-apprendimento dell’italiano LA nel contesto educativo menzionato perché rendono possibile lo sviluppo di riflessioni critiche sulla propria lingua e sulla LA da parte degli studenti, nonché sulla realtà in cui vivono e maniere di trasformarla.Parole-chiave: Italiano come lingua aggiuntiva. Educazione di Giovani e Adulti. CIEJA, insegnamento-apprendimento. Attività sociale. ABSTRACT: The aim of this paper is to deal with the implementation of Italian as an additional language (AL) workshops in an Integrated Center for Youth and Adult Education, located on the outskirts of São Paulo (SP). These workshops have been developed as part of my postdoctoral research, which is being conducted at the Postgraduate Program in Applied Linguistics and Language Studies at the Pontifical Catholic University of São Paulo. To achieve this goal, I base myself on the following theoretical-methodological frameworks: Paulo Freire’s postulates, a very important author for Youth and Adult Education; the Socio-historical-cultural activity theory, from which I use the concept of social activity; and critical collaborative research. The data presented in this article were analyzed in accordance with the theoretical and methodological frameworks mentioned above and they seem to indicate that these workshops can be very useful for teaching and learning Italian as an AL in the educational context mentioned, because they allow students to develop critical reflections on their language and about AL, as well as the reality in which they live and ways to transform it.Keywords: Italian as an additional language. Youth and Adult Education. CIEJA. Teaching and learning. Social activity.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48770/32620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 20
2236-4064
reponame:Revista Italiano UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Italiano UERJ
collection Revista Italiano UERJ
repository.name.fl_str_mv Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it
_version_ 1799319099627536384