O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Italiano UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764 |
Resumo: | RESUMO: No final do século XIX, italianos provenientes sobretudo do sul da Itália chegaram ao nordeste brasileiro com a finalidade de trabalhar principalmente em atividades da indústria e do comércio. Sua influência cultural, entretanto, não foi tão expressiva quanto em outras regiões do país. Como resultado disso, atualmente o contato dos moradores de Recife e região com a língua e a cultura italianas não é tão expressivo como no sul e no sudeste do Brasil. Graças à instauração do Programa Idiomas sem Fronteiras-italiano na Universidade Federal do Pernambuco, em 2016, a língua italiana passou a ser oferecida gratuitamente para a comunidade acadêmica da Universidade. Essa oferta de cursos teve impacto em diversos aspectos na vida desses estudantes: não só nos âmbitos acadêmico e profissional, mas também no pessoal e no social. Este estudo se baseia em uma pesquisa feita com 101 alunos e ex-alunos de italiano do IsF na UFPE e pretende demostrar como o ensino de italiano gratuito impactou a vida da comunidade acadêmica de uma universidade pública na capital de Pernambuco, no coração do nordeste.Palavras-chave: Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. ABSTRACT: Alla fine del XIX secolo, italiani provenienti soprattutto del sud di Italia arrivarono al Nord-ovest brasiliano con lo scopo di lavorare principalmente nelle attività dell’industria e del commercio. Tuttavia la sua influenza culturale non fu tanto espressiva come in altre regioni del paese. Come risultato, attualmente il contatto degli abitanti di Recife e regione con la lingua e la cultura italiane non è tanto espressivo come nelle regioni sud e sudovest brasiliane. Grazie all'instaurazione del programma Lingue senza Frontiere (detto IsF) all’UFPE, nel 2016 iniziò l’insegnamento di Italiano gratuito per la comunità accademica dell’università. Questa offerta di corsi impattò diversi aspetti della vita di questi studenti: non solo negli ambiti accademico e professionale, ma anche in quello personale e sociale. Questo studio si basa su un’indagine fatta con 101 studenti ed ex studenti di Italiano presso IsF all’UFPE e ha come obiettivo dimostrare alcuni modi come l’insegnamento di Italiano gratuito ha impattato la vita della comunità accademica di un’università pubblica nella capitale di Pernambuco, cuore del Nord-ovest brasiliano.Parole chiave: Lingue senza Frontiere. Università Federal de Pernambuco. Italiani al Nord-ovest brasiliano. Insegnamento di italiano gratuito. Italiano a Recife. ABSTRACT: At the end of the nineteenth century, Italians mainly from southern Italy arrived in Northeastern Brazil for the purpose of working in activities of industry and commerce. Its cultural influence, however, was not as expressive as in other regions of the country. As a result, the contact of residents of Recife and surroundings with Italian language and culture is currently less expressive than it is in others Brazilian regions. The program allowed 100 students from the Federal University of Pernambuco to study in Italy. Thus, there was an increment in the need to access the Italian language and culture, but the few places that offered language teaching in the city of Recife were private. In 2016, Languages Without Borders program (called IsF) at UFPE introduced the teaching of Italian for free to the university's academic community. This opportunity of Italian courses had an impact on many aspects on the student's lives: not only in the academic and professional spheres, but also in the personal and social spheres. This study is based on a survey of 101 IsF Italian students and alumni at UFPE and it aims to show some ways in which Italian teaching for free has impacted the life of the academic community of a public university in the capital of Pernambuco, the heart of the northeast.Keywords: Language without Borders. Italians in Northeast. Teaching of Italian for free. Federal University of Pernambuco. Italian in Recife. |
id |
UERJ-12_97e04655a1d2bdcad4d64e9937b5e2c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48764 |
network_acronym_str |
UERJ-12 |
network_name_str |
Revista Italiano UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem FronteirasPrograma Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife.RESUMO: No final do século XIX, italianos provenientes sobretudo do sul da Itália chegaram ao nordeste brasileiro com a finalidade de trabalhar principalmente em atividades da indústria e do comércio. Sua influência cultural, entretanto, não foi tão expressiva quanto em outras regiões do país. Como resultado disso, atualmente o contato dos moradores de Recife e região com a língua e a cultura italianas não é tão expressivo como no sul e no sudeste do Brasil. Graças à instauração do Programa Idiomas sem Fronteiras-italiano na Universidade Federal do Pernambuco, em 2016, a língua italiana passou a ser oferecida gratuitamente para a comunidade acadêmica da Universidade. Essa oferta de cursos teve impacto em diversos aspectos na vida desses estudantes: não só nos âmbitos acadêmico e profissional, mas também no pessoal e no social. Este estudo se baseia em uma pesquisa feita com 101 alunos e ex-alunos de italiano do IsF na UFPE e pretende demostrar como o ensino de italiano gratuito impactou a vida da comunidade acadêmica de uma universidade pública na capital de Pernambuco, no coração do nordeste.Palavras-chave: Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. ABSTRACT: Alla fine del XIX secolo, italiani provenienti soprattutto del sud di Italia arrivarono al Nord-ovest brasiliano con lo scopo di lavorare principalmente nelle attività dell’industria e del commercio. Tuttavia la sua influenza culturale non fu tanto espressiva come in altre regioni del paese. Come risultato, attualmente il contatto degli abitanti di Recife e regione con la lingua e la cultura italiane non è tanto espressivo come nelle regioni sud e sudovest brasiliane. Grazie all'instaurazione del programma Lingue senza Frontiere (detto IsF) all’UFPE, nel 2016 iniziò l’insegnamento di Italiano gratuito per la comunità accademica dell’università. Questa offerta di corsi impattò diversi aspetti della vita di questi studenti: non solo negli ambiti accademico e professionale, ma anche in quello personale e sociale. Questo studio si basa su un’indagine fatta con 101 studenti ed ex studenti di Italiano presso IsF all’UFPE e ha come obiettivo dimostrare alcuni modi come l’insegnamento di Italiano gratuito ha impattato la vita della comunità accademica di un’università pubblica nella capitale di Pernambuco, cuore del Nord-ovest brasiliano.Parole chiave: Lingue senza Frontiere. Università Federal de Pernambuco. Italiani al Nord-ovest brasiliano. Insegnamento di italiano gratuito. Italiano a Recife. ABSTRACT: At the end of the nineteenth century, Italians mainly from southern Italy arrived in Northeastern Brazil for the purpose of working in activities of industry and commerce. Its cultural influence, however, was not as expressive as in other regions of the country. As a result, the contact of residents of Recife and surroundings with Italian language and culture is currently less expressive than it is in others Brazilian regions. The program allowed 100 students from the Federal University of Pernambuco to study in Italy. Thus, there was an increment in the need to access the Italian language and culture, but the few places that offered language teaching in the city of Recife were private. In 2016, Languages Without Borders program (called IsF) at UFPE introduced the teaching of Italian for free to the university's academic community. This opportunity of Italian courses had an impact on many aspects on the student's lives: not only in the academic and professional spheres, but also in the personal and social spheres. This study is based on a survey of 101 IsF Italian students and alumni at UFPE and it aims to show some ways in which Italian teaching for free has impacted the life of the academic community of a public university in the capital of Pernambuco, the heart of the northeast.Keywords: Language without Borders. Italians in Northeast. Teaching of Italian for free. Federal University of Pernambuco. Italian in Recife.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2020-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 172236-4064reponame:Revista Italiano UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764/32615Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJinfo:eu-repo/semantics/openAccessCaramori, Alessandra PaolaTeixeira, Jéssica Mahyara2021-03-26T00:16:09Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/48764Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaitalianouerj/oai||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it2236-40642236-4064opendoar:2024-05-17T13:38:25.895628Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
title |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
spellingShingle |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras Caramori, Alessandra Paola Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. |
title_short |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
title_full |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
title_fullStr |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
title_full_unstemmed |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
title_sort |
O Impacto do ensino de italiano gratuito na Universidade Federal de Pernambuco: o caso do Idiomas sem Fronteiras |
author |
Caramori, Alessandra Paola |
author_facet |
Caramori, Alessandra Paola Teixeira, Jéssica Mahyara |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Jéssica Mahyara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caramori, Alessandra Paola Teixeira, Jéssica Mahyara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. |
topic |
Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. |
description |
RESUMO: No final do século XIX, italianos provenientes sobretudo do sul da Itália chegaram ao nordeste brasileiro com a finalidade de trabalhar principalmente em atividades da indústria e do comércio. Sua influência cultural, entretanto, não foi tão expressiva quanto em outras regiões do país. Como resultado disso, atualmente o contato dos moradores de Recife e região com a língua e a cultura italianas não é tão expressivo como no sul e no sudeste do Brasil. Graças à instauração do Programa Idiomas sem Fronteiras-italiano na Universidade Federal do Pernambuco, em 2016, a língua italiana passou a ser oferecida gratuitamente para a comunidade acadêmica da Universidade. Essa oferta de cursos teve impacto em diversos aspectos na vida desses estudantes: não só nos âmbitos acadêmico e profissional, mas também no pessoal e no social. Este estudo se baseia em uma pesquisa feita com 101 alunos e ex-alunos de italiano do IsF na UFPE e pretende demostrar como o ensino de italiano gratuito impactou a vida da comunidade acadêmica de uma universidade pública na capital de Pernambuco, no coração do nordeste.Palavras-chave: Programa Idiomas sem Fronteiras. Universidade Federal de Pernambuco. italianos no Nordeste. ensino de Italiano gratuito. italiano em Recife. ABSTRACT: Alla fine del XIX secolo, italiani provenienti soprattutto del sud di Italia arrivarono al Nord-ovest brasiliano con lo scopo di lavorare principalmente nelle attività dell’industria e del commercio. Tuttavia la sua influenza culturale non fu tanto espressiva come in altre regioni del paese. Come risultato, attualmente il contatto degli abitanti di Recife e regione con la lingua e la cultura italiane non è tanto espressivo come nelle regioni sud e sudovest brasiliane. Grazie all'instaurazione del programma Lingue senza Frontiere (detto IsF) all’UFPE, nel 2016 iniziò l’insegnamento di Italiano gratuito per la comunità accademica dell’università. Questa offerta di corsi impattò diversi aspetti della vita di questi studenti: non solo negli ambiti accademico e professionale, ma anche in quello personale e sociale. Questo studio si basa su un’indagine fatta con 101 studenti ed ex studenti di Italiano presso IsF all’UFPE e ha come obiettivo dimostrare alcuni modi come l’insegnamento di Italiano gratuito ha impattato la vita della comunità accademica di un’università pubblica nella capitale di Pernambuco, cuore del Nord-ovest brasiliano.Parole chiave: Lingue senza Frontiere. Università Federal de Pernambuco. Italiani al Nord-ovest brasiliano. Insegnamento di italiano gratuito. Italiano a Recife. ABSTRACT: At the end of the nineteenth century, Italians mainly from southern Italy arrived in Northeastern Brazil for the purpose of working in activities of industry and commerce. Its cultural influence, however, was not as expressive as in other regions of the country. As a result, the contact of residents of Recife and surroundings with Italian language and culture is currently less expressive than it is in others Brazilian regions. The program allowed 100 students from the Federal University of Pernambuco to study in Italy. Thus, there was an increment in the need to access the Italian language and culture, but the few places that offered language teaching in the city of Recife were private. In 2016, Languages Without Borders program (called IsF) at UFPE introduced the teaching of Italian for free to the university's academic community. This opportunity of Italian courses had an impact on many aspects on the student's lives: not only in the academic and professional spheres, but also in the personal and social spheres. This study is based on a survey of 101 IsF Italian students and alumni at UFPE and it aims to show some ways in which Italian teaching for free has impacted the life of the academic community of a public university in the capital of Pernambuco, the heart of the northeast.Keywords: Language without Borders. Italians in Northeast. Teaching of Italian for free. Federal University of Pernambuco. Italian in Recife. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaitalianouerj/article/view/48764/32615 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Italiano UERJ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ; v. 10 n. 2 (2019); 17 2236-4064 reponame:Revista Italiano UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Revista Italiano UERJ |
collection |
Revista Italiano UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Italiano UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sr3depext@gmail.com|| revistaitalianouerj@yahoo.it||aparecida.cardoso@yahoo.it |
_version_ |
1799319099612856320 |