Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sereza, Haroldo Ceravolo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30785
Resumo: RESUMO Apesar das fortes conexões políticas e sociais que estabeleceu no espaço literário de língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal, graças a sua atuação como jornalista e diplomata, a produção literária de Domício da Gama apagou-se da história e da crítica literária brasileira do século XX. Alguns estudos recentes têm resgatado a obra do autor, que não se enquadra nas tendências dominantes do final do século XIX e início do XX no país. Além de procurar apresentar algumas razões para essa obliteração, este artigo procura discutir contos de Gama que debatem conceitos e questões da produção e da percepção artística. DOI: 10.12957/soletras.2017.30785 ABSTRACTDespite the strong political and social connections that Domício da Gama established in the literary circles both in Brazil and in Portugal while he was a diplomat and journalist, his fictional works were almost erased from Brazilian literary criticism during twentieth century. Some recent studies have rescued the author's short stories, which does not fit in the trends of the Belle Époque literature in Brazil. This article seeks to present some reasons for this obliteration, and also discuss Gama’s short stories which questions both artistic production and perception.
id UERJ-13_13edd1ccde99321ac06648f6a9f51bc2
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30785
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Impasses e negociações na prosa de Domício da Gamaliteratura brasileiracontosimpressionismoséculo xixRESUMO Apesar das fortes conexões políticas e sociais que estabeleceu no espaço literário de língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal, graças a sua atuação como jornalista e diplomata, a produção literária de Domício da Gama apagou-se da história e da crítica literária brasileira do século XX. Alguns estudos recentes têm resgatado a obra do autor, que não se enquadra nas tendências dominantes do final do século XIX e início do XX no país. Além de procurar apresentar algumas razões para essa obliteração, este artigo procura discutir contos de Gama que debatem conceitos e questões da produção e da percepção artística. DOI: 10.12957/soletras.2017.30785 ABSTRACTDespite the strong political and social connections that Domício da Gama established in the literary circles both in Brazil and in Portugal while he was a diplomat and journalist, his fictional works were almost erased from Brazilian literary criticism during twentieth century. Some recent studies have rescued the author's short stories, which does not fit in the trends of the Belle Époque literature in Brazil. This article seeks to present some reasons for this obliteration, and also discuss Gama’s short stories which questions both artistic production and perception.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3078510.12957/soletras.2017.30785SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284SOLETRAS; N. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284SOLETRAS; n. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284Revista Soletras; Núm. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-2842316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30785/22259Sereza, Haroldo Ceravoloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-19T20:24:46Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/30785Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:24:46Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
title Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
spellingShingle Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
Sereza, Haroldo Ceravolo
literatura brasileira
contos
impressionismo
século xix
title_short Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
title_full Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
title_fullStr Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
title_full_unstemmed Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
title_sort Impasses e negociações na prosa de Domício da Gama
author Sereza, Haroldo Ceravolo
author_facet Sereza, Haroldo Ceravolo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sereza, Haroldo Ceravolo
dc.subject.por.fl_str_mv literatura brasileira
contos
impressionismo
século xix
topic literatura brasileira
contos
impressionismo
século xix
description RESUMO Apesar das fortes conexões políticas e sociais que estabeleceu no espaço literário de língua portuguesa, tanto no Brasil quanto em Portugal, graças a sua atuação como jornalista e diplomata, a produção literária de Domício da Gama apagou-se da história e da crítica literária brasileira do século XX. Alguns estudos recentes têm resgatado a obra do autor, que não se enquadra nas tendências dominantes do final do século XIX e início do XX no país. Além de procurar apresentar algumas razões para essa obliteração, este artigo procura discutir contos de Gama que debatem conceitos e questões da produção e da percepção artística. DOI: 10.12957/soletras.2017.30785 ABSTRACTDespite the strong political and social connections that Domício da Gama established in the literary circles both in Brazil and in Portugal while he was a diplomat and journalist, his fictional works were almost erased from Brazilian literary criticism during twentieth century. Some recent studies have rescued the author's short stories, which does not fit in the trends of the Belle Époque literature in Brazil. This article seeks to present some reasons for this obliteration, and also discuss Gama’s short stories which questions both artistic production and perception.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30785
10.12957/soletras.2017.30785
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30785
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2017.30785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/30785/22259
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284
SOLETRAS; N. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284
SOLETRAS; n. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284
Revista Soletras; Núm. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284
SOLETRAS; No. 34 (2017): Escritores Esquecidos do século XIX; 273-284
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600879702016