Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/66027
Resumo: A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional.
id UFSP_e2d64bf6fd222503813c815a8435c571
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/66027
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/8975528789707114http://lattes.cnpq.br/8651231758923233Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]2022-11-30T21:49:26Z2022-11-30T21:49:26Z2022-09-26OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.https://repositorio.unifesp.br/11600/66027A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional.The research refers to the study of female characters representations by Brazilian painters between 1880 and 1920, such as Francesca da Rimini (1883) by Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) by Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) by Pedro Américo e Virgínia (1905) by Antônio Parreiras. We seek to elucidate these figures and others through the observation and comparison of their characteristics and their book’s descriptions. In order to provide means to do that, we created three groups of paintings: characters who suffered moral punishments for their behavior, characters who committed suicide, and characters who were considered as seductive and perverse women. We shall expose those literature-based paintings as a relevant part of the production of painters in this period because they reveal modern ambitions related to the artistic genres and besides, they are frequent themes. Our goal is to comprehend how these paintings help with the construction of these figures in the collective imagination while having as a foundation the historical international and national contexts.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)2020/13472-1368 f.porUniversidade Federal de São PauloArte brasileiraSéculo XIXLiteraturaRomances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)Novels in paintings: representations of literary female characters in Brazil (1880-1920)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteArte, Circulações e TransferênciasORIGINALDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdfDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdfapplication/pdf14921363${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/1/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf5857a649c3e5141ae8cc30f6d56098f6MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85854${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/2/license.txt287677159ee6cc7dba2144d8f6954f64MD52open accessTEXTDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.txtDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain841739${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/6/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.txtfc3e3b1f7721090047dc77ea5838f448MD56open accessTHUMBNAILDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.jpgDissertacao Vitoria Amadio de Oliveira.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3658${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/8/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.jpgac17c279d6bed68c773ae897bfe183b5MD58open access11600/660272023-05-15 09:28:13.778open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:28:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Novels in paintings: representations of literary female characters in Brazil (1880-1920)
title Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
spellingShingle Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]
Arte brasileira
Século XIX
Literatura
title_short Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
title_full Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
title_fullStr Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
title_full_unstemmed Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
title_sort Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920)
author Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]
author_facet Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8975528789707114
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8651231758923233
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vitoria Amadio de [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]
contributor_str_mv Dias, Elaine Cristina [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Arte brasileira
Século XIX
Literatura
topic Arte brasileira
Século XIX
Literatura
description A pesquisa trata do estudo de representações de personagens femininas em pinturas feitas por artistas brasileiros entre 1880 e 1920, como Francesca da Rimini (1883) de Aurélio de Figueiredo e Mello, Desdêmona (1892) de Rodolpho Amoêdo, O voto de Heloísa (1880) de Pedro Américo e Virgínia (1905) de Antônio Parreiras. Buscamos reunir estas e outras figuras e elucidá-las através da observação e comparação de suas características nas obras, assim como suas descrições nos livros. Para tanto, criamos três núcleos: obras que tratam de personagens que sofreram punições morais por seus comportamentos, personagens que se suicidaram e personagens que foram lidas como mulheres sedutoras e perversas. Evidenciaremos que as pinturas inspiradas por literatura estrangeira são uma parte relevante da produção dos pintores deste período, pois revelam ambições modernas em relação aos gêneros artísticos e são temáticas frequentes. Almejamos compreender como as obras auxiliaram nas construções dessas figuras no imaginário coletivo, tendo como base os contextos históricos nas esferas nacional e internacional.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-30T21:49:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-11-30T21:49:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/66027
identifier_str_mv OLIVEIRA, Vitoria Amadio de. Romances em pinturas: representações de personagens femininas literárias no Brasil (1880-1920). 2022. (Mestrado em História da Arte) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/66027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 368 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/1/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/6/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66027/8/Dissertacao%20Vitoria%20Amadio%20de%20Oliveira.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5857a649c3e5141ae8cc30f6d56098f6
287677159ee6cc7dba2144d8f6954f64
fc3e3b1f7721090047dc77ea5838f448
ac17c279d6bed68c773ae897bfe183b5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764224062029824