Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938 |
Resumo: | No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro. |
id |
UERJ-13_15ed1b4adc58de3a6f8ae664f17387dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31938 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aulalíngua portuguesagramáticaensino e aprendizagemformação de professores.No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3193810.12957/soletras.2018.31938SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-1932316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938/24786Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Hermes Talles2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31938Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
title |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
spellingShingle |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula dos Santos, Hermes Talles língua portuguesa gramática ensino e aprendizagem formação de professores. |
title_short |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
title_full |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
title_fullStr |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
title_sort |
Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula |
author |
dos Santos, Hermes Talles |
author_facet |
dos Santos, Hermes Talles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Hermes Talles |
dc.subject.por.fl_str_mv |
língua portuguesa gramática ensino e aprendizagem formação de professores. |
topic |
língua portuguesa gramática ensino e aprendizagem formação de professores. |
description |
No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938 10.12957/soletras.2018.31938 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.31938 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938/24786 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600895430656 |