Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Hermes Talles
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938
Resumo: No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.
id UERJ-13_15ed1b4adc58de3a6f8ae664f17387dc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31938
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aulalíngua portuguesagramáticaensino e aprendizagemformação de professores.No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3193810.12957/soletras.2018.31938SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-1932316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938/24786Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Hermes Talles2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31938Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
title Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
spellingShingle Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
dos Santos, Hermes Talles
língua portuguesa
gramática
ensino e aprendizagem
formação de professores.
title_short Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
title_full Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
title_fullStr Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
title_sort Ensino de língua portuguesa: entre a frase e o texto na sala de aula
author dos Santos, Hermes Talles
author_facet dos Santos, Hermes Talles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Hermes Talles
dc.subject.por.fl_str_mv língua portuguesa
gramática
ensino e aprendizagem
formação de professores.
topic língua portuguesa
gramática
ensino e aprendizagem
formação de professores.
description No Brasil, o ensino de língua portuguesa e, especialmente, de gramática é foco de atenção de diferentes especialistas e teóricos, visando ao processo de ensino e aprendizagem da língua mais satisfatório e coerente com as orientações e teorias linguísticas científicas contemporâneas. Por isso, considerando e explicando a escolha do texto como base do ensino contemporâneo de língua materna, retomamos, brevemente, algumas questões relacionadas às concepções de linguagem, explanando como cada uma delas influência no ensino da língua e da gramática. Na sequência, analisamos dois comentários postados em um ambiente virtual de aprendizagem de um curso a distância de formação continuada de docentes de língua portuguesa, visando a compreender os conhecimentos e as considerações apresentadas pelos professores. Verificamos que o mencionado curso oportunizou ampliação dos conhecimentos dos professores e demonstrou também que há a necessidade de maior aproximação entre os contextos acadêmico e escolar, para a construção de conhecimentos sobre o ensino de língua portuguesa e gramática coerentes com cenário educacional brasileiro.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938
10.12957/soletras.2018.31938
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.31938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31938/24786
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 167-193
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600895430656