Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Batista da
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Cotrim Silva, Andrea Antonieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83007
Resumo: O objetivo deste trabalho é problematizar as relações entre linguagem, fé, educação linguística e democracia forte e sustentável; e defender a inserção do tema fé nas práticas pedagógicas de educação linguística crítica e decolonial, especialmente neste momento de reconstrução da democracia brasileira. Segundo Kwok (2012), o diálogo interfé é prática imprescindível para a estabilidade das relações democráticas. Também argumentamos que a fé, como categoria discursiva, passa pela linguagem humana, sendo, portanto, objeto da Linguística Aplicada, o que justifica resgatar a temática, tradicionalmente ausente das discussões da área. Para construir a argumentação, partimos da compreensão do gênero telenovela como poderoso pulverizador de discursos no Brasil e no exterior, devido à enorme aceitação do gênero tanto no mercado interno brasileiro quanto no externo por meio da exportação de telenovelas para diversos países do mundo. A partir desse ponto, focamos na obra de teledramaturgia Vai na Fé (SVARTMAN, 2023), produzida e exibida pela TV Globo, e identificamos as respostas decoloniais à colonialidade do saber, do poder e do ser (QUIJANO, 2005) encontradas na construção da obra. Os resultados apontam as possibilidades de uso do gênero nas aulas de línguas para fomentar a construção de uma sociedade decolonial.
id UERJ-13_1833a6accc8cdc97dfde4afd9e7c5516
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83007
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileiraO objetivo deste trabalho é problematizar as relações entre linguagem, fé, educação linguística e democracia forte e sustentável; e defender a inserção do tema fé nas práticas pedagógicas de educação linguística crítica e decolonial, especialmente neste momento de reconstrução da democracia brasileira. Segundo Kwok (2012), o diálogo interfé é prática imprescindível para a estabilidade das relações democráticas. Também argumentamos que a fé, como categoria discursiva, passa pela linguagem humana, sendo, portanto, objeto da Linguística Aplicada, o que justifica resgatar a temática, tradicionalmente ausente das discussões da área. Para construir a argumentação, partimos da compreensão do gênero telenovela como poderoso pulverizador de discursos no Brasil e no exterior, devido à enorme aceitação do gênero tanto no mercado interno brasileiro quanto no externo por meio da exportação de telenovelas para diversos países do mundo. A partir desse ponto, focamos na obra de teledramaturgia Vai na Fé (SVARTMAN, 2023), produzida e exibida pela TV Globo, e identificamos as respostas decoloniais à colonialidade do saber, do poder e do ser (QUIJANO, 2005) encontradas na construção da obra. Os resultados apontam as possibilidades de uso do gênero nas aulas de línguas para fomentar a construção de uma sociedade decolonial.This paper aims at problematizing the relationships between language, faith, linguistic education and a strong and sustainable democracy; and at defending the insertion of the subject faith in pedagogical practices for critical and decolonial linguistic education, especially at this time of rebuilding the Brazilian democracy. According to Kwok (2012), interfaith dialogue is an essential practice for the stability of democratic relations. We argue that faith, as a discursive category, is part of human language, and, therefore, an object for Applied Linguistics, which justifies bringing the subject back, even though traditionally absent from discussions in the area. To build the argument, we start by the understanding of the soap opera genre as a powerful pulverizer of discourses in Brazil and abroad, due to the enormous acceptance of the genre both within Brazilian domestic market and also abroad, as soap operas are exported to several countries around the world. From that point on, we focus on the television drama Vai na Fé, produced and exhibited by TV Globo, and identify, the intertwined decolonial responses to the coloniality of knowledge, power and being (Quijano, 2005) found in the construction of the piece. The results point to the possibilities of using the genre in language classes to encourage the construction of a decolonial society.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8300710.12957/soletras.2024.83007SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; N. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA Revista Soletras; Núm. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA 2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83007/49900Copyright (c) 2024 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Simone Batista daCotrim Silva, Andrea Antonieta2024-05-03T15:01:41Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/83007Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-05-03T15:01:41Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
title Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
spellingShingle Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
Silva, Simone Batista da
title_short Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
title_full Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
title_fullStr Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
title_full_unstemmed Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
title_sort Vai na fé: teledramaturgia na sala de aula para (re)construir a (eco)democracia brasileira
author Silva, Simone Batista da
author_facet Silva, Simone Batista da
Cotrim Silva, Andrea Antonieta
author_role author
author2 Cotrim Silva, Andrea Antonieta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Batista da
Cotrim Silva, Andrea Antonieta
description O objetivo deste trabalho é problematizar as relações entre linguagem, fé, educação linguística e democracia forte e sustentável; e defender a inserção do tema fé nas práticas pedagógicas de educação linguística crítica e decolonial, especialmente neste momento de reconstrução da democracia brasileira. Segundo Kwok (2012), o diálogo interfé é prática imprescindível para a estabilidade das relações democráticas. Também argumentamos que a fé, como categoria discursiva, passa pela linguagem humana, sendo, portanto, objeto da Linguística Aplicada, o que justifica resgatar a temática, tradicionalmente ausente das discussões da área. Para construir a argumentação, partimos da compreensão do gênero telenovela como poderoso pulverizador de discursos no Brasil e no exterior, devido à enorme aceitação do gênero tanto no mercado interno brasileiro quanto no externo por meio da exportação de telenovelas para diversos países do mundo. A partir desse ponto, focamos na obra de teledramaturgia Vai na Fé (SVARTMAN, 2023), produzida e exibida pela TV Globo, e identificamos as respostas decoloniais à colonialidade do saber, do poder e do ser (QUIJANO, 2005) encontradas na construção da obra. Os resultados apontam as possibilidades de uso do gênero nas aulas de línguas para fomentar a construção de uma sociedade decolonial.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83007
10.12957/soletras.2024.83007
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83007
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2024.83007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/83007/49900
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
SOLETRAS; N. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
SOLETRAS; n. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
Revista Soletras; Núm. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
SOLETRAS; No. 48 (2024): EPISTEMOLOGIAS E PRAXIOLOGIAS DECOLONIAIS NOS ESTUDOS DE LÍNGUAS/LINGUAGENS E NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318596177887232