A cultura urbana periférica – silenciamentos e táticas
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/34425 |
Resumo: | Neste artigo nos propomos a analisar duas manifestações fundamentais da arte urbana da cidade do Rio de Janeiro, entendendo-as como narrativas anti-canônicas da cidade- as Rodas Culturais e os Bailes Funk, produzidas por sujeitos advindos das periferias cariocas. Buscaremos refletir sobre as constantes dificuldades impostas pelo poder público à realização destas intervenções, assim como detectar e analisar as táticas usadas por esses sujeitos para suplantar essas dificuldades e colocar em circulação a sua arte. No Rio, o silenciamento dessas expressões dá-se pela proibição de Bailes Funk nas favelas e pela repressão à ocupação do espaço público pelas Rodas Culturais. Entretanto, dado que o campo da cultura se apresenta como processo, tal situação de silenciamento não se fixa: se há fronteiras simbólicas e reais restringindo o fazer artístico desses jovens, elas também produzem contranarrativas em que ficam explícitas as inovadoras maneiras de criar arte em contexto de criminalização. A ação desses sujeitos periféricos tem trazido à cena cultural carioca trocas, hibridismos, experimentações variadas que encontram nas quadras, ruas e praças um lugar de acolhimento. |
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