EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Marcelo Moraes
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Staib, Luisa Fontes, Diolino, Tatyana Porto, Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010
Resumo: Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.
id UERJ-13_3604696b6b2d7c54e31cc7afaba4d2cc
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7010
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIAOs dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/701010.12957/soletras.2009.7010SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; N. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; n. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120Revista Soletras; Núm. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-1202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010/4957Caetano, Marcelo MoraesStaib, Luisa FontesDiolino, Tatyana PortoAguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:27:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7010Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:27:49Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
title EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
spellingShingle EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Caetano, Marcelo Moraes
title_short EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
title_full EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
title_fullStr EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
title_sort EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
author Caetano, Marcelo Moraes
author_facet Caetano, Marcelo Moraes
Staib, Luisa Fontes
Diolino, Tatyana Porto
Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio
author_role author
author2 Staib, Luisa Fontes
Diolino, Tatyana Porto
Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Marcelo Moraes
Staib, Luisa Fontes
Diolino, Tatyana Porto
Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio
description Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010
10.12957/soletras.2009.7010
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2009.7010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010/4957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120
SOLETRAS; N. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120
SOLETRAS; n. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120
Revista Soletras; Núm. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120
SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599744094208