EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010 |
Resumo: | Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição. |
id |
UERJ-13_3604696b6b2d7c54e31cc7afaba4d2cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7010 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIAOs dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2009-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/701010.12957/soletras.2009.7010SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; N. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; n. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120Revista Soletras; Núm. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-1202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010/4957Caetano, Marcelo MoraesStaib, Luisa FontesDiolino, Tatyana PortoAguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:27:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7010Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:27:49Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
title |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA Caetano, Marcelo Moraes |
title_short |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
title_full |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
title_sort |
EAD PARA TODOS GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA |
author |
Caetano, Marcelo Moraes |
author_facet |
Caetano, Marcelo Moraes Staib, Luisa Fontes Diolino, Tatyana Porto Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio |
author_role |
author |
author2 |
Staib, Luisa Fontes Diolino, Tatyana Porto Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caetano, Marcelo Moraes Staib, Luisa Fontes Diolino, Tatyana Porto Aguiar, Valéria Cristina Gomes Lyrio |
description |
Os dados são claros: cresce em ritmo acelerado a Educação aDistância (EAD) no Brasil. Se em 2002 eram 46 cursos e 40 mil alunos,em 2006 passaram para 349 e 207 mil, respectivamente, segundodados do Ministério da Educação. E a oferta acompanha a procurapelos cursos na mesma velocidade.Enquanto o governo federal vê na EAD um dos instrumentospara democratizar o acesso à educação e cria redes de ensino, como aUniversidade Aberta do Brasil (UAB), as instituições privadas enxergamna modalidade uma forma de conquistar mais alunos e expandirsuas áreas de atuação.Os estudantes, por sua vez, vão percebendo as vantagens deencarar o desafio do aprendizado longe dos quadros-negros e do contatopresencial com professores e colegas. A oportunidade de estudarmesmo estando distante das principais instituições de ensino, a mobilidadede adequar a dedicação ao curso às disponibilidades de horáriosão algumas das explicações do porque de a EAD ter se tornadotão atraente para tanta gente. O ensino a distância é mais do que ensinopela Internet. No entanto, é preciso reconhecer a coincidência dedatas da popularização da rede mundial de computadores e da expansãoda EAD. E esse é sem dúvida, mais um elemento facilitador darelação aluno-instituição. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010 10.12957/soletras.2009.7010 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2009.7010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7010/4957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120 SOLETRAS; N. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120 SOLETRAS; n. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120 Revista Soletras; Núm. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120 SOLETRAS; No. 17 (2009): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO); 111-120 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599744094208 |