As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Leonardo Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887
Resumo: A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo.
id UERJ-13_38ec8c95ca17092731cc99abbbe5d3ca
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16887
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literaturaEnsino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1688710.12957/soletras.2015.16887SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-2562316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887/14473Medeiros, Leonardo Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:32:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16887Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:32:30Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
title As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
spellingShingle As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
Medeiros, Leonardo Barros
Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.
title_short As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
title_full As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
title_fullStr As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
title_full_unstemmed As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
title_sort As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
author Medeiros, Leonardo Barros
author_facet Medeiros, Leonardo Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Leonardo Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.
topic Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.
description A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887
10.12957/soletras.2015.16887
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2015.16887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887/14473
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256
SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256
SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256
Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256
SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600462368768