As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887 |
Resumo: | A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo. |
id |
UERJ-13_38ec8c95ca17092731cc99abbbe5d3ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16887 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literaturaEnsino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1688710.12957/soletras.2015.16887SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-2562316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887/14473Medeiros, Leonardo Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:32:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/16887Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:32:30Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
title |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
spellingShingle |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura Medeiros, Leonardo Barros Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade. |
title_short |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
title_full |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
title_fullStr |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
title_full_unstemmed |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
title_sort |
As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura |
author |
Medeiros, Leonardo Barros |
author_facet |
Medeiros, Leonardo Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Leonardo Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade. |
topic |
Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade. |
description |
A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887 10.12957/soletras.2015.16887 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2015.16887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/16887/14473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256 SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256 SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256 Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256 SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 243-256 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600462368768 |