Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333 |
Resumo: | O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional. |
id |
UERJ-13_411b8404ff98980070eca2dc47411ee1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32333 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensinoPibidformação docentepráticas de ensinoautoconfrontação cruzada.O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3233310.12957/soletras.2018.32333SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-2442316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333/24788Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaidan Bicalho Fonseca, JanaínaLeite, Maria Alzira2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32333Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
title |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
spellingShingle |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína Pibid formação docente práticas de ensino autoconfrontação cruzada. |
title_short |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
title_full |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
title_fullStr |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
title_full_unstemmed |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
title_sort |
Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino |
author |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína |
author_facet |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína Leite, Maria Alzira |
author_role |
author |
author2 |
Leite, Maria Alzira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína Leite, Maria Alzira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pibid formação docente práticas de ensino autoconfrontação cruzada. |
topic |
Pibid formação docente práticas de ensino autoconfrontação cruzada. |
description |
O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333 10.12957/soletras.2018.32333 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.32333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333/24788 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600903819264 |