Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Leite, Maria Alzira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333
Resumo: O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional.
id UERJ-13_411b8404ff98980070eca2dc47411ee1
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32333
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensinoPibidformação docentepráticas de ensinoautoconfrontação cruzada.O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3233310.12957/soletras.2018.32333SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-2442316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333/24788Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessZaidan Bicalho Fonseca, JanaínaLeite, Maria Alzira2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/32333Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
title Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
spellingShingle Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína
Pibid
formação docente
práticas de ensino
autoconfrontação cruzada.
title_short Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
title_full Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
title_fullStr Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
title_full_unstemmed Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
title_sort Autoconfrontação cruzada e formação docente: análise do poder de agir em práticas de ensino
author Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína
author_facet Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína
Leite, Maria Alzira
author_role author
author2 Leite, Maria Alzira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaidan Bicalho Fonseca, Janaína
Leite, Maria Alzira
dc.subject.por.fl_str_mv Pibid
formação docente
práticas de ensino
autoconfrontação cruzada.
topic Pibid
formação docente
práticas de ensino
autoconfrontação cruzada.
description O presente artigo objetiva investigar e compreender o agir do professor de português em formação, tendo por base as atividades desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Para isso, foram gravadas, em vídeo, aulas ministradas por acadêmicos participantes do programa, com a intenção de exibir e debater cenas específicas de cada aula em sessão de autoconfrontação cruzada. Buscamos, por meio desse percurso metodológico, permitir aos pibidianos refletir sobre motivos, intenções impedimentos e modificações do agir docente em fase inicial, a partir de um modo de investigar participativo, crítico e transformativo. Para isso, investimos em uma análise linguístico-discursiva, fundamentada, teoricamente, nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008), a fim de abrir espaço para a reflexão dialógica do fazer. Orientamo-nos, ainda, pelas contribuições da Clínica da Atividade (CLOT, 2006, 2010) com o intuito de estabelecer conexões entre o trabalho vivido e o interpretado. Em relação às análises, observamos que, na ACC, os aspectos interacionais protagonizam as cenas. As estratégias de ordem didática acompanham esse protagonismo, pautando-se em ações imbricadas no estímulo e na motivação. Nesse cenário, tenta-se privilegiar o coletivo na execução do gênero profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333
10.12957/soletras.2018.32333
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.32333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/32333/24788
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 220-244
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600903819264