A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magaly Matias Brasileiro, Ada
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Scripta
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316
Resumo: Este trabalho traz como tema a autoconfrontação, metodologia desenvolvida pela Clínica da Atividade (FAÏTA, 2002; CLOT, 2000, 2010) e utilizada pelos adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2003, 2006, 2008), cujo princípio é fazer da atividade passada o objeto da atividade presente, por meio da linguagem. O objetivo desta pesquisa é apresentar os fatores que devem ser levados em consideração para que uma instituição escolar utilize esse instrumento na formação contínua de seus professores. Esse investimento se justifica pela necessidade institucional de ferramentas capazes de formar os professores em ambiente de trabalho e pela carência dos docentes de receberem retornos sobre suas ações. Por meio de leituras e de 10 sessões de autoconfrontação, foi possível elaborar um roteiro prático para a aplicação da metodologia. 
id PUC_MINS-6_79ba5e92e60f3ab579a0c19a68b59f78
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4316
network_acronym_str PUC_MINS-6
network_name_str Revista Scripta
repository_id_str
spelling A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalhoFormação docenteProcedimentos de autoconfrontaçãoISDClínica da Atividade.Este trabalho traz como tema a autoconfrontação, metodologia desenvolvida pela Clínica da Atividade (FAÏTA, 2002; CLOT, 2000, 2010) e utilizada pelos adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2003, 2006, 2008), cujo princípio é fazer da atividade passada o objeto da atividade presente, por meio da linguagem. O objetivo desta pesquisa é apresentar os fatores que devem ser levados em consideração para que uma instituição escolar utilize esse instrumento na formação contínua de seus professores. Esse investimento se justifica pela necessidade institucional de ferramentas capazes de formar os professores em ambiente de trabalho e pela carência dos docentes de receberem retornos sobre suas ações. Por meio de leituras e de 10 sessões de autoconfrontação, foi possível elaborar um roteiro prático para a aplicação da metodologia. PUC Minas2011-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 205-224Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 205-2242358-34281516-4039reponame:Revista Scriptainstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316/4463Magaly Matias Brasileiro, Adainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-28T18:53:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4316Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/userhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/oai||cespuc@pucminas.br2358-34281516-4039opendoar:2019-11-28T18:53Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
title A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
spellingShingle A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
Magaly Matias Brasileiro, Ada
Formação docente
Procedimentos de autoconfrontação
ISD
Clínica da Atividade.
title_short A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
title_full A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
title_fullStr A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
title_full_unstemmed A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
title_sort A autoconfrontação simples aplicada à formação de docentes em situação de trabalho
author Magaly Matias Brasileiro, Ada
author_facet Magaly Matias Brasileiro, Ada
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magaly Matias Brasileiro, Ada
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Procedimentos de autoconfrontação
ISD
Clínica da Atividade.
topic Formação docente
Procedimentos de autoconfrontação
ISD
Clínica da Atividade.
description Este trabalho traz como tema a autoconfrontação, metodologia desenvolvida pela Clínica da Atividade (FAÏTA, 2002; CLOT, 2000, 2010) e utilizada pelos adeptos do Interacionismo Sociodiscursivo (AMIGUES, 2004; BRONCKART, 2003, 2006, 2008), cujo princípio é fazer da atividade passada o objeto da atividade presente, por meio da linguagem. O objetivo desta pesquisa é apresentar os fatores que devem ser levados em consideração para que uma instituição escolar utilize esse instrumento na formação contínua de seus professores. Esse investimento se justifica pela necessidade institucional de ferramentas capazes de formar os professores em ambiente de trabalho e pela carência dos docentes de receberem retornos sobre suas ações. Por meio de leituras e de 10 sessões de autoconfrontação, foi possível elaborar um roteiro prático para a aplicação da metodologia. 
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/4316/4463
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv Scripta; Vol 15 No 28 (2011): Scripta 28; 205-224
Scripta; v. 15 n. 28 (2011): Linguagem e discursos em práticas formativas e profissionai; 205-224
2358-3428
1516-4039
reponame:Revista Scripta
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Revista Scripta
collection Revista Scripta
repository.name.fl_str_mv Revista Scripta - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv ||cespuc@pucminas.br
_version_ 1798329527325163520