A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051 |
Resumo: | Este artigo aborda a articulação palavra, imagem e som na leitura de textos nauniversidade. Com base nas reflexões acerca deste objeto, relata práticas de leitura de textosde literatura infantil, já que estes revelam grande legado na articulação de linguagens. Oartigo se divide em seis seções. Na primeira, indica a complexidade dos textos configuradospor meio de linguagens. Na segunda, questiona a acepção de que as imagens, juntas ao textoescrito, podem realizar o que as palavras não conseguem fazer, facilitando sua leitura. A partirdaí, fundamentado na análise crítica de discurso, caracteriza os modos de articulação delinguagens na produção e na legitimação de sentidos hegemônicos. Na seção seguintesublinha o legado na articulação de linguagens que historicamente os livros infantis revelam.Na quinta seção relata uma proposta de leitura crítica de textos contemporâneos desenvolvidana universidade com livros de literatura infantil. Em suas considerações finais, reitera que arelação dos sujeitos com o universo simbólico não se dá apenas por uma via – a verbal ouimagética ou sonora –, mas, considerando seu contexto histórico-social, pela articulaçãodestas linguagens, sejam elas desenvolvidas dentro ou fora das instituições de ensino. Énecessário, portanto, trabalhar com a relação sujeito e universo simbólico, considerando aliteratura infantil como resistência ao aprisionamento em que o presente nos confina,pensando novos sentidos para além dos hegemônicos, inventando novas maneiras de existir. |
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