A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Glaucia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051
Resumo: Este artigo aborda a articulação palavra, imagem e som na leitura de textos nauniversidade. Com base nas reflexões acerca deste objeto, relata práticas de leitura de textosde literatura infantil, já que estes revelam grande legado na articulação de linguagens. Oartigo se divide em seis seções. Na primeira, indica a complexidade dos textos configuradospor meio de linguagens. Na segunda, questiona a acepção de que as imagens, juntas ao textoescrito, podem realizar o que as palavras não conseguem fazer, facilitando sua leitura. A partirdaí, fundamentado na análise crítica de discurso, caracteriza os modos de articulação delinguagens na produção e na legitimação de sentidos hegemônicos. Na seção seguintesublinha o legado na articulação de linguagens que historicamente os livros infantis revelam.Na quinta seção relata uma proposta de leitura crítica de textos contemporâneos desenvolvidana universidade com livros de literatura infantil. Em suas considerações finais, reitera que arelação dos sujeitos com o universo simbólico não se dá apenas por uma via – a verbal ouimagética ou sonora –, mas, considerando seu contexto histórico-social, pela articulaçãodestas linguagens, sejam elas desenvolvidas dentro ou fora das instituições de ensino. Énecessário, portanto, trabalhar com a relação sujeito e universo simbólico, considerando aliteratura infantil como resistência ao aprisionamento em que o presente nos confina,pensando novos sentidos para além dos hegemônicos, inventando novas maneiras de existir.
id UERJ-13_49e44fcf7007f6944ac1b3d20235bdc3
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5051
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling A articulação de linguagens na leitura de textos na universidadeArticulação de linguagens. Leitura. Imagem.Este artigo aborda a articulação palavra, imagem e som na leitura de textos nauniversidade. Com base nas reflexões acerca deste objeto, relata práticas de leitura de textosde literatura infantil, já que estes revelam grande legado na articulação de linguagens. Oartigo se divide em seis seções. Na primeira, indica a complexidade dos textos configuradospor meio de linguagens. Na segunda, questiona a acepção de que as imagens, juntas ao textoescrito, podem realizar o que as palavras não conseguem fazer, facilitando sua leitura. A partirdaí, fundamentado na análise crítica de discurso, caracteriza os modos de articulação delinguagens na produção e na legitimação de sentidos hegemônicos. Na seção seguintesublinha o legado na articulação de linguagens que historicamente os livros infantis revelam.Na quinta seção relata uma proposta de leitura crítica de textos contemporâneos desenvolvidana universidade com livros de literatura infantil. Em suas considerações finais, reitera que arelação dos sujeitos com o universo simbólico não se dá apenas por uma via – a verbal ouimagética ou sonora –, mas, considerando seu contexto histórico-social, pela articulaçãodestas linguagens, sejam elas desenvolvidas dentro ou fora das instituições de ensino. Énecessário, portanto, trabalhar com a relação sujeito e universo simbólico, considerando aliteratura infantil como resistência ao aprisionamento em que o presente nos confina,pensando novos sentidos para além dos hegemônicos, inventando novas maneiras de existir.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/505110.12957/soletras.2012.5051SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-4202316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051/3722Guimarães, Glauciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:17:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5051Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:17:39Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
title A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
spellingShingle A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
Guimarães, Glaucia
Articulação de linguagens. Leitura. Imagem.
title_short A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
title_full A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
title_fullStr A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
title_full_unstemmed A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
title_sort A articulação de linguagens na leitura de textos na universidade
author Guimarães, Glaucia
author_facet Guimarães, Glaucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Glaucia
dc.subject.por.fl_str_mv Articulação de linguagens. Leitura. Imagem.
topic Articulação de linguagens. Leitura. Imagem.
description Este artigo aborda a articulação palavra, imagem e som na leitura de textos nauniversidade. Com base nas reflexões acerca deste objeto, relata práticas de leitura de textosde literatura infantil, já que estes revelam grande legado na articulação de linguagens. Oartigo se divide em seis seções. Na primeira, indica a complexidade dos textos configuradospor meio de linguagens. Na segunda, questiona a acepção de que as imagens, juntas ao textoescrito, podem realizar o que as palavras não conseguem fazer, facilitando sua leitura. A partirdaí, fundamentado na análise crítica de discurso, caracteriza os modos de articulação delinguagens na produção e na legitimação de sentidos hegemônicos. Na seção seguintesublinha o legado na articulação de linguagens que historicamente os livros infantis revelam.Na quinta seção relata uma proposta de leitura crítica de textos contemporâneos desenvolvidana universidade com livros de literatura infantil. Em suas considerações finais, reitera que arelação dos sujeitos com o universo simbólico não se dá apenas por uma via – a verbal ouimagética ou sonora –, mas, considerando seu contexto histórico-social, pela articulaçãodestas linguagens, sejam elas desenvolvidas dentro ou fora das instituições de ensino. Énecessário, portanto, trabalhar com a relação sujeito e universo simbólico, considerando aliteratura infantil como resistência ao aprisionamento em que o presente nos confina,pensando novos sentidos para além dos hegemônicos, inventando novas maneiras de existir.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051
10.12957/soletras.2012.5051
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2012.5051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/5051/3722
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420
SOLETRAS; N. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420
SOLETRAS; n. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420
Revista Soletras; Núm. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420
SOLETRAS; No. 24 (2012): Leituras intersemióticas; 405-420
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599124385792