Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Glenda Cristina Valim de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Karoline dos Santos Silva, Santos, Tayene Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168
Resumo: Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.
id UERJ-13_4ac79a537a21af590c6b21fb0e2438e3
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80168
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.The aim of this article is to propose a reflection on English language teaching in public schools and racial issues, based on two anti-racist educational practices carried out by two black female teachers in English classes in two public schools in the city of Rio de Janeiro. To do this, we briefly introduce the teaching of IL, the BNCC and Law 10.639. We then look at language and the issue of race, based on Butler (1997), Fanon (2008) and hooks (2013). We then show two examples of anti-racist practices carried out by two public school teachers in the English classroom, in different contexts in the city of Rio de Janeiro.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8016810.12957/soletras.2023.80168SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168/48905Copyright (c) 2023 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Glenda Cristina Valim deSilva, Karoline dos Santos SilvaSantos, Tayene Mendonça2024-01-09T17:20:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80168Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-01-09T17:20:29Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
title Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
spellingShingle Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
Melo, Glenda Cristina Valim de
title_short Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
title_full Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
title_fullStr Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
title_full_unstemmed Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
title_sort Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
author Melo, Glenda Cristina Valim de
author_facet Melo, Glenda Cristina Valim de
Silva, Karoline dos Santos Silva
Santos, Tayene Mendonça
author_role author
author2 Silva, Karoline dos Santos Silva
Santos, Tayene Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Glenda Cristina Valim de
Silva, Karoline dos Santos Silva
Santos, Tayene Mendonça
description Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168
10.12957/soletras.2023.80168
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2023.80168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168/48905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Revista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318596316299264