Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro. |
id |
UERJ-13_4ac79a537a21af590c6b21fb0e2438e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80168 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro.The aim of this article is to propose a reflection on English language teaching in public schools and racial issues, based on two anti-racist educational practices carried out by two black female teachers in English classes in two public schools in the city of Rio de Janeiro. To do this, we briefly introduce the teaching of IL, the BNCC and Law 10.639. We then look at language and the issue of race, based on Butler (1997), Fanon (2008) and hooks (2013). We then show two examples of anti-racist practices carried out by two public school teachers in the English classroom, in different contexts in the city of Rio de Janeiro.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8016810.12957/soletras.2023.80168SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICARevista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICASOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168/48905Copyright (c) 2023 SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Glenda Cristina Valim deSilva, Karoline dos Santos SilvaSantos, Tayene Mendonça2024-01-09T17:20:29Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/80168Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2024-01-09T17:20:29Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
title |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
spellingShingle |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica Melo, Glenda Cristina Valim de |
title_short |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
title_full |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
title_fullStr |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
title_sort |
Práticas antirracistas na sala de aula de Língua Inglesa: ações que fazemos com a linguagem na Educação Básica |
author |
Melo, Glenda Cristina Valim de |
author_facet |
Melo, Glenda Cristina Valim de Silva, Karoline dos Santos Silva Santos, Tayene Mendonça |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Karoline dos Santos Silva Santos, Tayene Mendonça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Glenda Cristina Valim de Silva, Karoline dos Santos Silva Santos, Tayene Mendonça |
description |
Este artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre o ensino de língua inglesa nas escolas públicas e as questões raciais, a partir de duas práticas educacionais antirracistas realizadas por duas professoras negras, na aula de LI, em duas escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro. Para tal, apresentamos, brevemente, o ensino de LI, a BNCC e a lei 10.639. Depois, tratamos da linguagem e a questão racial com base em Butler (1997), Fanon (2008) e hooks (2013). Mostramos, após, dois exemplos de práticas antirracistas realizadas por duas professoras da rede pública, na sala de aula de inglês, em diferentes contextos na cidade do Rio de Janeiro. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168 10.12957/soletras.2023.80168 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2023.80168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/80168/48905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; N. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; n. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA Revista Soletras; Núm. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA SOLETRAS; No. 47 (2023): A PESQUISA SOBRE AS LÍNGUAS E AS LINGUAGENS E SUAS INTERFACES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318596316299264 |