O desenho de uma tarefa baseada na Linguística de Corpus: pressupostos teóricos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14457 |
Resumo: | O estudo encontra suporte teórico na Linguística de Corpus (LC), explorandopadrões de linguagem em textos autênticos. Da coleta de 510 artigos publicados em línguaespanhola em dois jornais disponíveis on-line foram selecionadas palavras de conteúdo, como“hecho”, que está presente no corpus com 94 ocorrências. Após isso foram geradas as linhasde concordância da palavra escolhida para perceber seus padrões de uso. Desse modo, pôde-seconstatar que a palavra apresenta padrões diferentes, o que implica consequentemente emdiferentes significações. O artigo apresenta a análise de um item lexical, “hecho”, e afundamentação teórica aponta para o interesse final de ensino e elaboração de tarefa didática apartir de estudos de corpora, do qual a análise de “hecho” faz parte. |
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O desenho de uma tarefa baseada na Linguística de Corpus: pressupostos teóricosLinguística de Corpus. Abordagem baseada em tarefa. Teoria Sóciointeracionista de ensino-aprendizagem.O estudo encontra suporte teórico na Linguística de Corpus (LC), explorandopadrões de linguagem em textos autênticos. Da coleta de 510 artigos publicados em línguaespanhola em dois jornais disponíveis on-line foram selecionadas palavras de conteúdo, como“hecho”, que está presente no corpus com 94 ocorrências. Após isso foram geradas as linhasde concordância da palavra escolhida para perceber seus padrões de uso. Desse modo, pôde-seconstatar que a palavra apresenta padrões diferentes, o que implica consequentemente emdiferentes significações. O artigo apresenta a análise de um item lexical, “hecho”, e afundamentação teórica aponta para o interesse final de ensino e elaboração de tarefa didática apartir de estudos de corpora, do qual a análise de “hecho” faz parte.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionlinguagem; linguística; línguas; ensino;application/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/1445710.12957/soletras.2015.14457SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 227-242SOLETRAS; N. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 227-242SOLETRAS; n. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 227-242Revista Soletras; Núm. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 227-242SOLETRAS; No. 29 (2015): Cenas Finisseculares; 227-2422316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/14457/14472Bissaco, Cristiane Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:32:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/14457Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:32:30Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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