Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dacoltivo, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castela, Greice da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855
Resumo: Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos.
id UERJ-13_7e6b2e77e1ffe148d52888a967372d16
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31855
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua EspanholaFormação continuadaTICsProdução de textoInteracionismoLíngua Espanhola.Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3185510.12957/soletras.2018.31855SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-1442316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855/24784Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessDacoltivo, FernandaCastela, Greice da Silva2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31855Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
title Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
spellingShingle Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
Dacoltivo, Fernanda
Formação continuada
TICs
Produção de texto
Interacionismo
Língua Espanhola.
title_short Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
title_full Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
title_fullStr Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
title_full_unstemmed Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
title_sort Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
author Dacoltivo, Fernanda
author_facet Dacoltivo, Fernanda
Castela, Greice da Silva
author_role author
author2 Castela, Greice da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dacoltivo, Fernanda
Castela, Greice da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
TICs
Produção de texto
Interacionismo
Língua Espanhola.
topic Formação continuada
TICs
Produção de texto
Interacionismo
Língua Espanhola.
description Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855
10.12957/soletras.2018.31855
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.31855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855/24784
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600891236352