Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos. |
id |
UERJ-13_7e6b2e77e1ffe148d52888a967372d16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31855 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua EspanholaFormação continuadaTICsProdução de textoInteracionismoLíngua Espanhola.Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3185510.12957/soletras.2018.31855SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-1442316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855/24784Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessDacoltivo, FernandaCastela, Greice da Silva2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31855Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
title |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
spellingShingle |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola Dacoltivo, Fernanda Formação continuada TICs Produção de texto Interacionismo Língua Espanhola. |
title_short |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
title_full |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
title_fullStr |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
title_full_unstemmed |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
title_sort |
Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola |
author |
Dacoltivo, Fernanda |
author_facet |
Dacoltivo, Fernanda Castela, Greice da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Castela, Greice da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dacoltivo, Fernanda Castela, Greice da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada TICs Produção de texto Interacionismo Língua Espanhola. |
topic |
Formação continuada TICs Produção de texto Interacionismo Língua Espanhola. |
description |
Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855 10.12957/soletras.2018.31855 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.31855 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31855/24784 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 121-144 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600891236352 |