PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044 |
Resumo: | O estudo de Gramática tem sido altamente requisitado nas diversasmodalidades pedagógicas e preparatórias de conteúdos programáticos,pois é sabido que o domínio das suas terminologias e deseus conceitos constitui, para os dias atuais, uma importante “habilidadea ser adquirida”. No entanto, a compreensão de importância dagramática tem ocupado um lugar de destaque no estudo da língua,chegando até uma ser entendida como sinônimo da outra.Por sua vez, a Linguística, destinada ao estudo científico daslínguas naturais, é vista como uma disciplina estritamente acadêmica,importante para a formação docente, porém com pouca ou nenhumaaplicabilidade aparente em sala de aula. Por outro lado, o professorque deseja fazer uma abordagem mais embasada das normasgramaticais da língua portuguesa, por exemplo, talvez recorra aosconteúdos da Linguística por entender que, em alguns momentos, elessão necessários para um ensino de propriedade e para a resoluçãode incompatibilidades deparadas nas gramáticas normativas. |
id |
UERJ-13_925b7fff225a724ffe8a679d595adaf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7044 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES?O estudo de Gramática tem sido altamente requisitado nas diversasmodalidades pedagógicas e preparatórias de conteúdos programáticos,pois é sabido que o domínio das suas terminologias e deseus conceitos constitui, para os dias atuais, uma importante “habilidadea ser adquirida”. No entanto, a compreensão de importância dagramática tem ocupado um lugar de destaque no estudo da língua,chegando até uma ser entendida como sinônimo da outra.Por sua vez, a Linguística, destinada ao estudo científico daslínguas naturais, é vista como uma disciplina estritamente acadêmica,importante para a formação docente, porém com pouca ou nenhumaaplicabilidade aparente em sala de aula. Por outro lado, o professorque deseja fazer uma abordagem mais embasada das normasgramaticais da língua portuguesa, por exemplo, talvez recorra aosconteúdos da Linguística por entender que, em alguns momentos, elessão necessários para um ensino de propriedade e para a resoluçãode incompatibilidades deparadas nas gramáticas normativas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2010-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/704410.12957/soletras.2010.7044SOLETRAS; No. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108SOLETRAS; N. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108SOLETRAS; n. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108Revista Soletras; Núm. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108SOLETRAS; No. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-1082316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044/4983Marchon, Diognes Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:25:39Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/7044Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:25:39Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
title |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
spellingShingle |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? Marchon, Diognes Ramos |
title_short |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
title_full |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
title_fullStr |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
title_sort |
PERSPECTIVAS LINGUÍSTICAS: DIVERGENTES OU COMPLEMENTARES? |
author |
Marchon, Diognes Ramos |
author_facet |
Marchon, Diognes Ramos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marchon, Diognes Ramos |
description |
O estudo de Gramática tem sido altamente requisitado nas diversasmodalidades pedagógicas e preparatórias de conteúdos programáticos,pois é sabido que o domínio das suas terminologias e deseus conceitos constitui, para os dias atuais, uma importante “habilidadea ser adquirida”. No entanto, a compreensão de importância dagramática tem ocupado um lugar de destaque no estudo da língua,chegando até uma ser entendida como sinônimo da outra.Por sua vez, a Linguística, destinada ao estudo científico daslínguas naturais, é vista como uma disciplina estritamente acadêmica,importante para a formação docente, porém com pouca ou nenhumaaplicabilidade aparente em sala de aula. Por outro lado, o professorque deseja fazer uma abordagem mais embasada das normasgramaticais da língua portuguesa, por exemplo, talvez recorra aosconteúdos da Linguística por entender que, em alguns momentos, elessão necessários para um ensino de propriedade e para a resoluçãode incompatibilidades deparadas nas gramáticas normativas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044 10.12957/soletras.2010.7044 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2010.7044 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/7044/4983 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108 SOLETRAS; N. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108 SOLETRAS; n. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108 Revista Soletras; Núm. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108 SOLETRAS; No. 19 (2010): Janeiro-Junho; 91-108 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599778697216 |