Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vitória Alves, Rafael
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cabrini Simões Calvo, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874
Resumo: O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.
id UERJ-13_b82da6851c876526f281fb60f3f3e3bd
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31874
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaenseParforFormação de professoresLíngua Inglesa.O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3187410.12957/soletras.2018.31874SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-3392316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874/24795Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitória Alves, RafaelCabrini Simões Calvo, Luciana2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31874Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
title Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
spellingShingle Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
Vitória Alves, Rafael
Parfor
Formação de professores
Língua Inglesa.
title_short Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
title_full Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
title_fullStr Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
title_full_unstemmed Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
title_sort Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
author Vitória Alves, Rafael
author_facet Vitória Alves, Rafael
Cabrini Simões Calvo, Luciana
author_role author
author2 Cabrini Simões Calvo, Luciana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vitória Alves, Rafael
Cabrini Simões Calvo, Luciana
dc.subject.por.fl_str_mv Parfor
Formação de professores
Língua Inglesa.
topic Parfor
Formação de professores
Língua Inglesa.
description O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874
10.12957/soletras.2018.31874
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2018.31874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874/24795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339
SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339
SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339
Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600893333504