Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874 |
Resumo: | O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente. |
id |
UERJ-13_b82da6851c876526f281fb60f3f3e3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31874 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaenseParforFormação de professoresLíngua Inglesa.O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3187410.12957/soletras.2018.31874SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-3392316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874/24795Copyright (c) 2018 Revista SOLETRASinfo:eu-repo/semantics/openAccessVitória Alves, RafaelCabrini Simões Calvo, Luciana2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31874Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
title |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
spellingShingle |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense Vitória Alves, Rafael Parfor Formação de professores Língua Inglesa. |
title_short |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
title_full |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
title_fullStr |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
title_full_unstemmed |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
title_sort |
Programas governamentais de formação de professores: um olhar para o Parfor-Inglês de uma universidade pública paranaense |
author |
Vitória Alves, Rafael |
author_facet |
Vitória Alves, Rafael Cabrini Simões Calvo, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Cabrini Simões Calvo, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vitória Alves, Rafael Cabrini Simões Calvo, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Parfor Formação de professores Língua Inglesa. |
topic |
Parfor Formação de professores Língua Inglesa. |
description |
O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa que teve como foco de investigação o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), licenciatura Letras-Inglês, de uma instituição pública paranaense de ensino superior. Pretendeu-se analisar a visão de acadêmicos e formadores envolvidos no programa a respeito da formação docente inicial de Língua Inglesa (LI) proposta no mencionado programa/projeto de curso, promovendo articulações com outros estudos que se voltam para a formação de professores. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo, caracterizando-se também como um estudo de caso. O corpus da investigação foi composto de questionários endereçados aos acadêmicos (ingressantes no ano de 2012) e formadores participantes do projeto. Os resultados evidenciaram que o programa foi de suma importância e representou uma oportunidade para os acadêmicos repensarem suas práticas. No entanto, o fato de a maioria deles não atuar como docente de LI acarretou no desacordo do seu perfil em relação às especificações do edital e se caracterizou, assim, como um aspecto reticente do curso investigado. Espera-se, a partir da conclusão deste estudo, contribuir com a área de formação de professores ao investigar uma proposta governamental emergencial de formação docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874 10.12957/soletras.2018.31874 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2018.31874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31874/24795 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista SOLETRAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339 SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339 SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339 Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339 SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 321-339 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600893333504 |