O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Darciane Vieira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Nandyara Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303
Resumo: O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.
id UESB-8_c4a475c1b114518dd4a0321ebb0eeac9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8303
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadorasFormação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.The present work is the result of a research carried out in order to fulfill part of the requirements of the undergraduate course in Pedagogy, at the State University of Southwest Bahia, referring to the subject "Final Work for the Undergraduation", which had as object of research the role of PARFOR in the professional development of literacy teachers. In this regard, we used the following research question: how did PARFOR contribute to the professional training of literacy teachers? To analyze this issue, we used semi-structured interviews as the main research instrument, which enabled us, through obtaining the reports of the five research subjects, graduate teachers in Pedagogy by PARFOR/UESB, in Jaguaquara/Bahia, to know the contribution of that course in reviewing the practice of literacy teachers. Thus, the referred research gave us the opportunity to know some contributions, according to the perceptions of the research participants, of the Pedagogy course, such as: the teachers' reflections on their practice and the possibility of relating it to the theory, as well as the acquisition of new knowledge by teachers, who learned to see students and their learning processes differently, as we will see in this study.Edições UESB2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/830310.22481/riduesb.v5i3.8303Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 3 (2020): v. 5 n. 3 (2020): (jul. - dez., 2020); 6 - 212525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303/5631https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Darciane Vieira Santos, Nandyara Souza 2021-03-30T17:53:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8303Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-30T17:53:26Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
title O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
spellingShingle O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
Barros, Darciane Vieira
Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.
title_short O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
title_full O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
title_fullStr O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
title_full_unstemmed O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
title_sort O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
author Barros, Darciane Vieira
author_facet Barros, Darciane Vieira
Santos, Nandyara Souza
author_role author
author2 Santos, Nandyara Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Darciane Vieira
Santos, Nandyara Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.
topic Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.
description O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303
10.22481/riduesb.v5i3.8303
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303
identifier_str_mv 10.22481/riduesb.v5i3.8303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303/5631
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 3 (2020): v. 5 n. 3 (2020): (jul. - dez., 2020); 6 - 21
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798188002213888