O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303 |
Resumo: | O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo. |
id |
UESB-8_c4a475c1b114518dd4a0321ebb0eeac9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8303 |
network_acronym_str |
UESB-8 |
network_name_str |
Revista de Iniciação à Docência |
repository_id_str |
|
spelling |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadorasFormação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador.O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo.The present work is the result of a research carried out in order to fulfill part of the requirements of the undergraduate course in Pedagogy, at the State University of Southwest Bahia, referring to the subject "Final Work for the Undergraduation", which had as object of research the role of PARFOR in the professional development of literacy teachers. In this regard, we used the following research question: how did PARFOR contribute to the professional training of literacy teachers? To analyze this issue, we used semi-structured interviews as the main research instrument, which enabled us, through obtaining the reports of the five research subjects, graduate teachers in Pedagogy by PARFOR/UESB, in Jaguaquara/Bahia, to know the contribution of that course in reviewing the practice of literacy teachers. Thus, the referred research gave us the opportunity to know some contributions, according to the perceptions of the research participants, of the Pedagogy course, such as: the teachers' reflections on their practice and the possibility of relating it to the theory, as well as the acquisition of new knowledge by teachers, who learned to see students and their learning processes differently, as we will see in this study.Edições UESB2021-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/830310.22481/riduesb.v5i3.8303Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 3 (2020): v. 5 n. 3 (2020): (jul. - dez., 2020); 6 - 212525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303/5631https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Darciane Vieira Santos, Nandyara Souza 2021-03-30T17:53:26Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8303Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-30T17:53:26Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
title |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
spellingShingle |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras Barros, Darciane Vieira Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador. |
title_short |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
title_full |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
title_fullStr |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
title_full_unstemmed |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
title_sort |
O PARFOR e a reflexão sobre a prática das professoras: a formação profissional das alfabetizadoras |
author |
Barros, Darciane Vieira |
author_facet |
Barros, Darciane Vieira Santos, Nandyara Souza |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Nandyara Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Darciane Vieira Santos, Nandyara Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador. |
topic |
Formação Continuada; Parfor; Professor Alfabetizador. |
description |
O trabalho resulta de uma pesquisa realizada a fim de cumprir parte dos requisitos do curso de graduação em Pedagogia na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, referente à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso, que teve como objeto de pesquisa o papel do PARFOR no desenvolvimento profissional de professores alfabetizadores. Neste sentido, utilizamos a seguinte questão de pesquisa: como o PARFOR contribuiu com a formação profissional dos professores alfabetizadores? Para analisar tal questão, utilizamos entrevistas semi-estruturadas como instrumento principal de investigação, o que nos possibilitou, através da obtenção dos relatos dos cinco sujeitos da pesquisa, professoras graduandas em Pedagogia pelo PARFOR/UESB, polo de Jaguaquara/BA, conhecer a contribuição do referido curso na revisão da prática desses professores alfabetizadores. Desta forma, a referida pesquisa nos oportunizou conhecer algumas contribuições, segundo as percepções das participantes da investigação, do curso de Pedagogia como: as reflexões dos docentes sobre a sua prática e a possibilidade de relacioná-la com a teoria, assim como a aquisição de novos saberes pelos professores, que aprenderam a enxergar os discentes e os seus processos de aprendizagem de forma diferente, como veremos nesse estudo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303 10.22481/riduesb.v5i3.8303 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303 |
identifier_str_mv |
10.22481/riduesb.v5i3.8303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8303/5631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 3 (2020): v. 5 n. 3 (2020): (jul. - dez., 2020); 6 - 21 2525-4332 reponame:Revista de Iniciação à Docência instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Revista de Iniciação à Docência |
collection |
Revista de Iniciação à Docência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
rid.editoria@gmail.com |
_version_ |
1796798188002213888 |