Eu é um outro: confissões na Orgia do fogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Evelyn Blaut
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/67366
Resumo: Confissão de Lúcio é tradicionalmente lido pelos temas dominantes na obra de Mário de Sá-Carneiro: desejo, delírio e suicídio. No texto aqui apresentado, propomos pensar a dispersão – outro elemento importante na sua poética – e a dança, como outros dois aspectos da sua poética que possibilitam uma nova proposta de leitura do romance.  Pretendemos pensar os papeis da dança e da dançarina como motores que propulsionam a transformação do “eu” numa projeção e, consequentemente, na materialização etérea de uma relação através de uma inversão sexual. A importância da função da dança é fundamentada através da execução de variações do mesmo movimento como elemento fundador de toda a narrativa.
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