Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roxo, Maria do Rosario da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056
Resumo: Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”.
id UERJ-13_c4dd21cb32cd75fb40e39a57eafedd47
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8056
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicasGramática. Construções condicionais. Ensino.Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/805610.12957/soletras.2013.8056SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-742316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056/7885Roxo, Maria do Rosario da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8056Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
title Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
spellingShingle Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
Roxo, Maria do Rosario da Silva
Gramática. Construções condicionais. Ensino.
title_short Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
title_full Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
title_fullStr Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
title_full_unstemmed Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
title_sort Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
author Roxo, Maria do Rosario da Silva
author_facet Roxo, Maria do Rosario da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roxo, Maria do Rosario da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gramática. Construções condicionais. Ensino.
topic Gramática. Construções condicionais. Ensino.
description Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056
10.12957/soletras.2013.8056
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2013.8056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056/7885
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74
SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74
SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74
Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318600077541376