Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056 |
Resumo: | Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”. |
id |
UERJ-13_c4dd21cb32cd75fb40e39a57eafedd47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8056 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicasGramática. Construções condicionais. Ensino.Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/805610.12957/soletras.2013.8056SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-742316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056/7885Roxo, Maria do Rosario da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:15:53Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/8056Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:15:53Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
title |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
spellingShingle |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas Roxo, Maria do Rosario da Silva Gramática. Construções condicionais. Ensino. |
title_short |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
title_full |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
title_fullStr |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
title_full_unstemmed |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
title_sort |
Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas |
author |
Roxo, Maria do Rosario da Silva |
author_facet |
Roxo, Maria do Rosario da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roxo, Maria do Rosario da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gramática. Construções condicionais. Ensino. |
topic |
Gramática. Construções condicionais. Ensino. |
description |
Sob a ótica da Linguística Cognitiva (LANGACKER, 1991; FILLMORE, 1982;GOLDBERG, 1995), este artigo versa sobre o ensino da gramática, especificamente asabordagens pedagógicas em língua materna. Além disso, analisa-se o tratamento pedagógicodas construções condicionais no manual didático, apresentando uma proposta baseada na ideiade que perspectivas distintas sobre a realização ou não dos eventos são traduzidas pordistintos pareamentos “forma e significado” em “se p, q”. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056 10.12957/soletras.2013.8056 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2013.8056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/8056/7885 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74 SOLETRAS; N. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74 SOLETRAS; n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74 Revista Soletras; Núm. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74 SOLETRAS; No. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios; 59-74 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318600077541376 |