COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Olímpio, Luciana Cláudia de Castro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Soletras (São Gonçalo. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994
Resumo: Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.
id UERJ-13_d4e37e1707c308616f004eb4b38d966d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4994
network_acronym_str UERJ-13
network_name_str Soletras (São Gonçalo. Online)
repository_id_str
spelling COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTESUma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/499410.12957/soletras.2008.4994SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994/3667Olímpio, Luciana Cláudia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:39:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4994Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:39:14Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
title COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
spellingShingle COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
Olímpio, Luciana Cláudia de Castro
title_short COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
title_full COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
title_fullStr COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
title_full_unstemmed COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
title_sort COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
author Olímpio, Luciana Cláudia de Castro
author_facet Olímpio, Luciana Cláudia de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Olímpio, Luciana Cláudia de Castro
description Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994
10.12957/soletras.2008.4994
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994
identifier_str_mv 10.12957/soletras.2008.4994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994/3667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)
2316-8838
1519-7778
reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Soletras (São Gonçalo. Online)
collection Soletras (São Gonçalo. Online)
repository.name.fl_str_mv Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br
_version_ 1799318599053082624