COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994 |
Resumo: | Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar. |
id |
UERJ-13_d4e37e1707c308616f004eb4b38d966d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4994 |
network_acronym_str |
UERJ-13 |
network_name_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTESUma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2013-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/499410.12957/soletras.2008.4994SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO)2316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994/3667Olímpio, Luciana Cláudia de Castroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-06-26T19:39:14Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/4994Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2018-06-26T19:39:14Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
title |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
spellingShingle |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES Olímpio, Luciana Cláudia de Castro |
title_short |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
title_full |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
title_fullStr |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
title_full_unstemmed |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
title_sort |
COMO FORMAR LEITORES E ESCRITORES COMPETENTES |
author |
Olímpio, Luciana Cláudia de Castro |
author_facet |
Olímpio, Luciana Cláudia de Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Olímpio, Luciana Cláudia de Castro |
description |
Uma das tarefas primordiais dos professores de Língua Materna– Língua Portuguesa – e, em especial, dos alfabetizadores é a formaçãodo leitor e escritor competentes. Enfatizo a importância dos alfabetizadores,pois são eles os primeiros responsáveis pelo contato sistemáticodas crianças com a língua escrita.Neste artigo, faço algumas reflexões sobre leitura, escrita e ortografia,na tentativa de sugerir estratégias que norteiem o professor paraorientar o aluno na construção de uma escrita coerente e ortograficamentecorreta, como também na formação de uma leitura significativa,aquela que envolve a compreensão do sentido global do texto e ultrapassaa decodificação mecânica de palavra por palavra, letra por letra,que ao invés de ajudar, faz é atrapalhar. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994 10.12957/soletras.2008.4994 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994 |
identifier_str_mv |
10.12957/soletras.2008.4994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/4994/3667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; N. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; n. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) Revista Soletras; Núm. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) SOLETRAS; No. 15 (2008): Janeiro-Junho (SUPLEMENTO) 2316-8838 1519-7778 reponame:Soletras (São Gonçalo. Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
collection |
Soletras (São Gonçalo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br |
_version_ |
1799318599053082624 |