O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tostes, Ana Paula Balthazar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barros Silva, Lucca Viersa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mural Internacional (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37988
Resumo: O artigo argumenta que há um duplo impacto do programa ERASMUS na região de integração europeia através da análise dos objetivos e da importância do programa para as políticas da União Europeia. O primeiro impacto é o da internacionalização da educação, que se dá inicialmente apenas no âmbito comunitário e após a criação do ERASMUS+ em 2014 se abre para fora da região de integração. O segundo impacto pode ser verificado pelo seu potencial em funcionar como uma das políticas de consolidação de valores comuns, símbolos, cultura e identidade regional, internamente, e externamente como uma estratégia de aumento de visibilidade da União, suas políticas e significados. O artigo traz uma sistematização de dados empíricos sobre o programa e uma análise que contribui para a melhor compreensão sobre políticas de intercâmbio que promovem internacionalização do ensino e pesquisa, além da reflexão sobre métodos e iniciativas bem-sucedidas em contextos de integração regional.Palavras-chave: Erasmus, intercâmbio internacional, educação.ABSTRACTThe article argues that there is a dual impact of the ERASMUS program in the region of European integration by examining the objectives and importance of the program in the European Union's policies. The first impact is the internationalization of education, which initially only takes place at Community level and after the criation of ERASMUS+ in 2014 opens up outside the region of integration. The second impact can be verified by its potential to function as one of the policies of consolidation of common values, symbols, culture and regional identity, internally, as well as externally it has worked as a strategy of increasing visibility of the Union, its policies and meanings. The article brings a systematization of empirical data about the program and an analysis to contribute to a better understanding of exchange policies that promote internationalization of teaching and research, as well as reflection on successful methods and initiatives in a context of regional integration.Keywords: Erasmus; international exchange; education.Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 08 ago. 2019
id UERJ-14_6fc50dbcfa11237a50bf6407627f8aa8
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37988
network_acronym_str UERJ-14
network_name_str Mural Internacional (Online)
repository_id_str
spelling O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integrationErasmusintercâmbio internacionaleducaçãoO artigo argumenta que há um duplo impacto do programa ERASMUS na região de integração europeia através da análise dos objetivos e da importância do programa para as políticas da União Europeia. O primeiro impacto é o da internacionalização da educação, que se dá inicialmente apenas no âmbito comunitário e após a criação do ERASMUS+ em 2014 se abre para fora da região de integração. O segundo impacto pode ser verificado pelo seu potencial em funcionar como uma das políticas de consolidação de valores comuns, símbolos, cultura e identidade regional, internamente, e externamente como uma estratégia de aumento de visibilidade da União, suas políticas e significados. O artigo traz uma sistematização de dados empíricos sobre o programa e uma análise que contribui para a melhor compreensão sobre políticas de intercâmbio que promovem internacionalização do ensino e pesquisa, além da reflexão sobre métodos e iniciativas bem-sucedidas em contextos de integração regional.Palavras-chave: Erasmus, intercâmbio internacional, educação.ABSTRACTThe article argues that there is a dual impact of the ERASMUS program in the region of European integration by examining the objectives and importance of the program in the European Union's policies. The first impact is the internationalization of education, which initially only takes place at Community level and after the criation of ERASMUS+ in 2014 opens up outside the region of integration. The second impact can be verified by its potential to function as one of the policies of consolidation of common values, symbols, culture and regional identity, internally, as well as externally it has worked as a strategy of increasing visibility of the Union, its policies and meanings. The article brings a systematization of empirical data about the program and an analysis to contribute to a better understanding of exchange policies that promote internationalization of teaching and research, as well as reflection on successful methods and initiatives in a context of regional integration.Keywords: Erasmus; international exchange; education.Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 08 ago. 2019Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/3798810.12957/rmi.2019.37988Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e37988Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e379882177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37988/30411Copyright (c) 2019 Mural Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessTostes, Ana Paula BalthazarBarros Silva, Lucca Viersa2020-05-05T16:09:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/37988Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2020-05-05T16:09:02Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
title O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
spellingShingle O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
Tostes, Ana Paula Balthazar
Erasmus
intercâmbio internacional
educação
title_short O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
title_full O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
title_fullStr O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
title_full_unstemmed O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
title_sort O projeto Erasmus: internacionalização da educação em contexto de integração | The Erasmus project: internationalization of education in the context of integration
author Tostes, Ana Paula Balthazar
author_facet Tostes, Ana Paula Balthazar
Barros Silva, Lucca Viersa
author_role author
author2 Barros Silva, Lucca Viersa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tostes, Ana Paula Balthazar
Barros Silva, Lucca Viersa
dc.subject.por.fl_str_mv Erasmus
intercâmbio internacional
educação
topic Erasmus
intercâmbio internacional
educação
description O artigo argumenta que há um duplo impacto do programa ERASMUS na região de integração europeia através da análise dos objetivos e da importância do programa para as políticas da União Europeia. O primeiro impacto é o da internacionalização da educação, que se dá inicialmente apenas no âmbito comunitário e após a criação do ERASMUS+ em 2014 se abre para fora da região de integração. O segundo impacto pode ser verificado pelo seu potencial em funcionar como uma das políticas de consolidação de valores comuns, símbolos, cultura e identidade regional, internamente, e externamente como uma estratégia de aumento de visibilidade da União, suas políticas e significados. O artigo traz uma sistematização de dados empíricos sobre o programa e uma análise que contribui para a melhor compreensão sobre políticas de intercâmbio que promovem internacionalização do ensino e pesquisa, além da reflexão sobre métodos e iniciativas bem-sucedidas em contextos de integração regional.Palavras-chave: Erasmus, intercâmbio internacional, educação.ABSTRACTThe article argues that there is a dual impact of the ERASMUS program in the region of European integration by examining the objectives and importance of the program in the European Union's policies. The first impact is the internationalization of education, which initially only takes place at Community level and after the criation of ERASMUS+ in 2014 opens up outside the region of integration. The second impact can be verified by its potential to function as one of the policies of consolidation of common values, symbols, culture and regional identity, internally, as well as externally it has worked as a strategy of increasing visibility of the Union, its policies and meanings. The article brings a systematization of empirical data about the program and an analysis to contribute to a better understanding of exchange policies that promote internationalization of teaching and research, as well as reflection on successful methods and initiatives in a context of regional integration.Keywords: Erasmus; international exchange; education.Recebido em 26 out.2018 | Aceito em 08 ago. 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37988
10.12957/rmi.2019.37988
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37988
identifier_str_mv 10.12957/rmi.2019.37988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/37988/30411
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mural Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mural Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e37988
Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e37988
2177-7314
2446-6182
reponame:Mural Internacional (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Mural Internacional (Online)
collection Mural Internacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgri.revista@gmail.com
_version_ 1799318576463609856