Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Simoes de Moraes Lima, Leticia Cordeiro, Gonçalves, Rodrigo Martins, Araújo, Pedro Nunes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Mural Internacional (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/38008
Resumo: Seeking new ways to stimulate students into learning the dynamics of international relations in a long lasting way, this paper is the result of an experience, of teaching International Relations using board games to assist the learning process. The extra-curricular course with undergrad students, proposed to work in a partnership with a traditional course, explored concepts such as Grand Strategy, the anarchic nature of the international system, among others. During the project, four board games were used to let the students feel the hardships of the decision-making, the subtleties of diplomacy and the insecurity of an anarchic system. The chosen games are: Supremacy, Senji, Eclipse and A Game of Thrones. The evaluation was through a series of interviews and essays with the participants to measure the impact of using board games in the learning process. Keywords: Board Games; Political Science; International Relations; Active Learning. RESUMOBuscando novas formas de estimular os alunos a aprenderem dinâmicas das relações internacionais de forma duradoura, este trabalho é resultado de uma experiência de ensino de Relações Internacionais utilizando jogos de tabuleiro para auxiliar o processo de aprendizagem. O curso extracurricular com estudantes de graduação, proposto para trabalhar em parceria com um curso tradicional, explorou conceitos como a Grande Estratégia, a natureza anárquica do sistema internacional, entre outros. Durante o projeto, quatro jogos de tabuleiro foram usados para deixar os alunos sentirem as dificuldades da tomada de decisões, as sutilezas da diplomacia e a insegurança de um sistema anárquico. Os jogos escolhidos são: Supremacy, Senji, Eclipse e A Game of Thrones. A avaliação foi através de uma série de entrevistas e ensaios com os participantes, como forma de medir o impacto do uso de jogos de tabuleiro no processo de aprendizagem. Palavras-Chave: Jogos de Tabuleiro; Ciência Política; Relações Internacionais; Active Learning.Recebido em: 26 out. 2018 | Aceito em: 12 ago. 2019
id UERJ-14_96b12abf67c92cdaecce44f51b7c6978
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38008
network_acronym_str UERJ-14
network_name_str Mural Internacional (Online)
repository_id_str
spelling Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações InternacionaisActive LearningJogos de TabuleiroRelações InternacionaisSeeking new ways to stimulate students into learning the dynamics of international relations in a long lasting way, this paper is the result of an experience, of teaching International Relations using board games to assist the learning process. The extra-curricular course with undergrad students, proposed to work in a partnership with a traditional course, explored concepts such as Grand Strategy, the anarchic nature of the international system, among others. During the project, four board games were used to let the students feel the hardships of the decision-making, the subtleties of diplomacy and the insecurity of an anarchic system. The chosen games are: Supremacy, Senji, Eclipse and A Game of Thrones. The evaluation was through a series of interviews and essays with the participants to measure the impact of using board games in the learning process. Keywords: Board Games; Political Science; International Relations; Active Learning. RESUMOBuscando novas formas de estimular os alunos a aprenderem dinâmicas das relações internacionais de forma duradoura, este trabalho é resultado de uma experiência de ensino de Relações Internacionais utilizando jogos de tabuleiro para auxiliar o processo de aprendizagem. O curso extracurricular com estudantes de graduação, proposto para trabalhar em parceria com um curso tradicional, explorou conceitos como a Grande Estratégia, a natureza anárquica do sistema internacional, entre outros. Durante o projeto, quatro jogos de tabuleiro foram usados para deixar os alunos sentirem as dificuldades da tomada de decisões, as sutilezas da diplomacia e a insegurança de um sistema anárquico. Os jogos escolhidos são: Supremacy, Senji, Eclipse e A Game of Thrones. A avaliação foi através de uma série de entrevistas e ensaios com os participantes, como forma de medir o impacto do uso de jogos de tabuleiro no processo de aprendizagem. Palavras-Chave: Jogos de Tabuleiro; Ciência Política; Relações Internacionais; Active Learning.Recebido em: 26 out. 2018 | Aceito em: 12 ago. 2019Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/3800810.12957/rmi.2019.38008Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e38008Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e380082177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/38008/30447Copyright (c) 2019 Mural Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Mario Afonso Massiere y Correa de MoraesSimoes de Moraes Lima, Leticia CordeiroGonçalves, Rodrigo MartinsAraújo, Pedro Nunes de2020-05-05T16:16:08Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/38008Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2020-05-05T16:16:08Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
title Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
spellingShingle Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
Lima, Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes
Active Learning
Jogos de Tabuleiro
Relações Internacionais
title_short Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
title_full Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
title_fullStr Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
title_full_unstemmed Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
title_sort Roll the Dice! An Empirical Experience Toward the Use of Board Games in IR Classrooms | Roll the Dice: uma experiência empírica sobre o uso de jogos de tabuleiro para o ensino de Relações Internacionais
author Lima, Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes
author_facet Lima, Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes
Simoes de Moraes Lima, Leticia Cordeiro
Gonçalves, Rodrigo Martins
Araújo, Pedro Nunes de
author_role author
author2 Simoes de Moraes Lima, Leticia Cordeiro
Gonçalves, Rodrigo Martins
Araújo, Pedro Nunes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mario Afonso Massiere y Correa de Moraes
Simoes de Moraes Lima, Leticia Cordeiro
Gonçalves, Rodrigo Martins
Araújo, Pedro Nunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Active Learning
Jogos de Tabuleiro
Relações Internacionais
topic Active Learning
Jogos de Tabuleiro
Relações Internacionais
description Seeking new ways to stimulate students into learning the dynamics of international relations in a long lasting way, this paper is the result of an experience, of teaching International Relations using board games to assist the learning process. The extra-curricular course with undergrad students, proposed to work in a partnership with a traditional course, explored concepts such as Grand Strategy, the anarchic nature of the international system, among others. During the project, four board games were used to let the students feel the hardships of the decision-making, the subtleties of diplomacy and the insecurity of an anarchic system. The chosen games are: Supremacy, Senji, Eclipse and A Game of Thrones. The evaluation was through a series of interviews and essays with the participants to measure the impact of using board games in the learning process. Keywords: Board Games; Political Science; International Relations; Active Learning. RESUMOBuscando novas formas de estimular os alunos a aprenderem dinâmicas das relações internacionais de forma duradoura, este trabalho é resultado de uma experiência de ensino de Relações Internacionais utilizando jogos de tabuleiro para auxiliar o processo de aprendizagem. O curso extracurricular com estudantes de graduação, proposto para trabalhar em parceria com um curso tradicional, explorou conceitos como a Grande Estratégia, a natureza anárquica do sistema internacional, entre outros. Durante o projeto, quatro jogos de tabuleiro foram usados para deixar os alunos sentirem as dificuldades da tomada de decisões, as sutilezas da diplomacia e a insegurança de um sistema anárquico. Os jogos escolhidos são: Supremacy, Senji, Eclipse e A Game of Thrones. A avaliação foi através de uma série de entrevistas e ensaios com os participantes, como forma de medir o impacto do uso de jogos de tabuleiro no processo de aprendizagem. Palavras-Chave: Jogos de Tabuleiro; Ciência Política; Relações Internacionais; Active Learning.Recebido em: 26 out. 2018 | Aceito em: 12 ago. 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/38008
10.12957/rmi.2019.38008
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/38008
identifier_str_mv 10.12957/rmi.2019.38008
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/38008/30447
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mural Internacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mural Internacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Mural Internacional; v. 10 (2019): JAN-DEZ; e38008
Mural Internacional; Vol. 10 (2019): JAN-DEZ; e38008
2177-7314
2446-6182
reponame:Mural Internacional (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Mural Internacional (Online)
collection Mural Internacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv ||ppgri.revista@gmail.com
_version_ 1799318576470949888