Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Mural Internacional (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/40009 |
Resumo: | The BRICS countries assemble 42% of the world population, contribute with 18% of the global GDP and 17% of the global research and development investments. Thus, it is easy to grasp the benefits that such an association of countries can bring to its individual members. However, Brazil should strategically consider the threats involved and the risks that may arise from a partnership with countries like China and Russia, which are heavy players in international politics. Indeed, the BRICS association can be damaging to the prestige of the Brazil if it is not shaped in a way to prevent the unwelcome effects of other members geopolitical ambitions. This article sheds light on aspects of the BRICS that are detrimental to Brazil’s strategic interests and examines the risks involved, in order to conclude on limitations the country should consider for the group’s agenda.RESUMOOs países do BRICS ¾Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ¾ reúnem 42% da população mundial, contribuem com 18% do PIB global e 17% dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento. Assim, é fácil compreender os benefícios que essa associação de países pode trazer para cada um de seus membros. No entanto, o Brasil também deve considerar estrategicamente as ameaças envolvidas e os riscos que podem surgir de uma parceria com países como China e Rússia, que são atores importantes na política internacional. De fato, a associação BRICS pode prejudicar o prestígio do Brasil se não for moldada de forma a evitar os efeitos indesejados das ambições geopolíticas de outros membros. Este artigo lança luz sobre aspectos do BRICS que são prejudiciais aos interesses estratégicos do Brasil e examina os riscos envolvidos, a fim de concluir sobre as limitações que o país deve considerar para a agenda do grupo.Keywords: BRICS, agenda, threats and risks.Palavras-chave: BRICS, agenda, ameaças e riscos.Recebido em 06 de Fevereiro de 2019 | Received on February 6, 2019Aceito em 12 de Março de 2019 | Accepted on March 12, 2019DOI: 10.12957/rmi.2018.40009 |
id |
UERJ-14_fef06e2497bf25f63297d21be089d3e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40009 |
network_acronym_str |
UERJ-14 |
network_name_str |
Mural Internacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantesBRICSagendathreats and risksThe BRICS countries assemble 42% of the world population, contribute with 18% of the global GDP and 17% of the global research and development investments. Thus, it is easy to grasp the benefits that such an association of countries can bring to its individual members. However, Brazil should strategically consider the threats involved and the risks that may arise from a partnership with countries like China and Russia, which are heavy players in international politics. Indeed, the BRICS association can be damaging to the prestige of the Brazil if it is not shaped in a way to prevent the unwelcome effects of other members geopolitical ambitions. This article sheds light on aspects of the BRICS that are detrimental to Brazil’s strategic interests and examines the risks involved, in order to conclude on limitations the country should consider for the group’s agenda.RESUMOOs países do BRICS ¾Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ¾ reúnem 42% da população mundial, contribuem com 18% do PIB global e 17% dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento. Assim, é fácil compreender os benefícios que essa associação de países pode trazer para cada um de seus membros. No entanto, o Brasil também deve considerar estrategicamente as ameaças envolvidas e os riscos que podem surgir de uma parceria com países como China e Rússia, que são atores importantes na política internacional. De fato, a associação BRICS pode prejudicar o prestígio do Brasil se não for moldada de forma a evitar os efeitos indesejados das ambições geopolíticas de outros membros. Este artigo lança luz sobre aspectos do BRICS que são prejudiciais aos interesses estratégicos do Brasil e examina os riscos envolvidos, a fim de concluir sobre as limitações que o país deve considerar para a agenda do grupo.Keywords: BRICS, agenda, threats and risks.Palavras-chave: BRICS, agenda, ameaças e riscos.Recebido em 06 de Fevereiro de 2019 | Received on February 6, 2019Aceito em 12 de Março de 2019 | Accepted on March 12, 2019DOI: 10.12957/rmi.2018.40009 Universidade do Estado do Rio de Janeiro2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/4000910.12957/rmi.2018.40009Mural Internacional; v. 9 n. 2 (2018): JUL-DEZ; 182-197Mural Internacional; Vol. 9 No. 2 (2018): JUL-DEZ; 182-1972177-73142446-6182reponame:Mural Internacional (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJenghttps://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/40009/28490Copyright (c) 2018 Mural Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Fernando Rodrigues2019-03-29T10:58:26Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/40009Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacionalPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/muralinternacional/oai||ppgri.revista@gmail.com2177-73142177-7314opendoar:2019-03-29T10:58:26Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
title |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
spellingShingle |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes Goulart, Fernando Rodrigues BRICS agenda threats and risks |
title_short |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
title_full |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
title_fullStr |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
title_full_unstemmed |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
title_sort |
Brazil and the BRICS Agenda: Risks and limitations from the viewpoint of the constitutional principles and relevant national policies | O Brasil e a Agenda do BRICS: Riscos e limitações do ponto de vista dos princípios constitucionais e de políticas nacionais relevantes |
author |
Goulart, Fernando Rodrigues |
author_facet |
Goulart, Fernando Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Fernando Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BRICS agenda threats and risks |
topic |
BRICS agenda threats and risks |
description |
The BRICS countries assemble 42% of the world population, contribute with 18% of the global GDP and 17% of the global research and development investments. Thus, it is easy to grasp the benefits that such an association of countries can bring to its individual members. However, Brazil should strategically consider the threats involved and the risks that may arise from a partnership with countries like China and Russia, which are heavy players in international politics. Indeed, the BRICS association can be damaging to the prestige of the Brazil if it is not shaped in a way to prevent the unwelcome effects of other members geopolitical ambitions. This article sheds light on aspects of the BRICS that are detrimental to Brazil’s strategic interests and examines the risks involved, in order to conclude on limitations the country should consider for the group’s agenda.RESUMOOs países do BRICS ¾Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul ¾ reúnem 42% da população mundial, contribuem com 18% do PIB global e 17% dos investimentos globais em pesquisa e desenvolvimento. Assim, é fácil compreender os benefícios que essa associação de países pode trazer para cada um de seus membros. No entanto, o Brasil também deve considerar estrategicamente as ameaças envolvidas e os riscos que podem surgir de uma parceria com países como China e Rússia, que são atores importantes na política internacional. De fato, a associação BRICS pode prejudicar o prestígio do Brasil se não for moldada de forma a evitar os efeitos indesejados das ambições geopolíticas de outros membros. Este artigo lança luz sobre aspectos do BRICS que são prejudiciais aos interesses estratégicos do Brasil e examina os riscos envolvidos, a fim de concluir sobre as limitações que o país deve considerar para a agenda do grupo.Keywords: BRICS, agenda, threats and risks.Palavras-chave: BRICS, agenda, ameaças e riscos.Recebido em 06 de Fevereiro de 2019 | Received on February 6, 2019Aceito em 12 de Março de 2019 | Accepted on March 12, 2019DOI: 10.12957/rmi.2018.40009 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/40009 10.12957/rmi.2018.40009 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/40009 |
identifier_str_mv |
10.12957/rmi.2018.40009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/muralinternacional/article/view/40009/28490 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mural Internacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Mural Internacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Mural Internacional; v. 9 n. 2 (2018): JUL-DEZ; 182-197 Mural Internacional; Vol. 9 No. 2 (2018): JUL-DEZ; 182-197 2177-7314 2446-6182 reponame:Mural Internacional (Online) instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Mural Internacional (Online) |
collection |
Mural Internacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Mural Internacional (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ppgri.revista@gmail.com |
_version_ |
1799318576504504320 |