Identidad sexual y pertenencia eclesial. Derroteros de visibilidad en trayectorias de gays católicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/21589 |
Resumo: | Instrumentos tais como a Lei de Educação Sexual Integral (2006), a Lei de MatrimônioIgualitário (2010) e a Lei de Identidade de Gênero (2012), colocam a Argentina navanguarda legislativa do reconhecimento das demandas em torno aos direitos sexuais e acidadania plena de pessoas não heterossexuais favorecem mudanças significativas em relaçãoà sociabilidade e à visibilidade da comunidade LGTBI. Porém, esse caminho de reconhecimentoestatal não tem sido acompanhado pela hierarquia da Igreja Católica, cujos discursose práticas continuam estigmatizando a diversidade sexual. Não obstante, muitos católicosque se auto-percebem como parte dessa diversidade mantêm seu vínculo institucional com aIgreja. Como conjugam esses sujeitos sua sexualidade e seu pertencimento eclesial? ¿Quaistensões surgem e quais negociações eles realizam com relação a elas? ¿Como elaboram suavisibilidade nesse contexto institucional? Este artículo explora essas questões em relatos biográficosde dois membros de comunidades eclesiais católicas que ao serem entrevistados seauto-identificaram como gays. |
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Identidad sexual y pertenencia eclesial. Derroteros de visibilidad en trayectorias de gays católicosSexual identity and church belonging. Visibility paths in the careers of gay CatholicsIdentidade sexual e pertencimento eclesial. Caminhos de visibilidade em trajetórias de gays católicosHomosexualidadIglesia CatólicaSexualidadReligiónArmarioHomosexualityCatholic ChurchSexualityReligionClosetHomossexualidadeIgreja CatólicaSexualidadeReligiãoArmárioInstrumentos tais como a Lei de Educação Sexual Integral (2006), a Lei de MatrimônioIgualitário (2010) e a Lei de Identidade de Gênero (2012), colocam a Argentina navanguarda legislativa do reconhecimento das demandas em torno aos direitos sexuais e acidadania plena de pessoas não heterossexuais favorecem mudanças significativas em relaçãoà sociabilidade e à visibilidade da comunidade LGTBI. Porém, esse caminho de reconhecimentoestatal não tem sido acompanhado pela hierarquia da Igreja Católica, cujos discursose práticas continuam estigmatizando a diversidade sexual. Não obstante, muitos católicosque se auto-percebem como parte dessa diversidade mantêm seu vínculo institucional com aIgreja. Como conjugam esses sujeitos sua sexualidade e seu pertencimento eclesial? ¿Quaistensões surgem e quais negociações eles realizam com relação a elas? ¿Como elaboram suavisibilidade nesse contexto institucional? Este artículo explora essas questões em relatos biográficosde dois membros de comunidades eclesiais católicas que ao serem entrevistados seauto-identificaram como gays.Instruments like the Comprehensive Sex Education Act (2006), the Same-Sex MarriageAct (2010) and the Gender Identity Act (2012) put Argentina at the forefront of the legislationon the recognition of sexual rights and full citizenship of non-heterosexual persons,and favor significant changes in terms of the visibility and sociability of LGBT communities.However, such state recognition has not been accompanied by the hierarchy of the CatholicChurch, whose discourses and practices continue to stigmatize sexual diversity. Nevertheless,many Catholics who self-identify as part of that diversity maintain their ties to the Church.How do these subjects combine their sexuality and their church allegiance? What negotiationsdo they make in relation to the tensions that arise? How do they manage their visibilityin that institutional context? This article explores those questions in biographical accounts bytwo members of Catholic communities who self-identified as gay when they were interviewed.Instrumentos como la Ley de Educación Sexual Integral (2006), la Ley de MatrimonioIgualitario (2010) y la Ley de Identidad de Género (2012) colocan a Argentina ala vanguardia legislativa en el reconocimiento de derechos sexuales y ciudadanía plena depersonas no heterosexuales y favorecen cambios significativos en relación a la visibilidad y lasociabilidad de colectivos LGTB. Sin embargo, tal camino de reconocimiento estatal no hasido acompañado por la jerarquía de la Iglesia Católica Romana, cuyos discursos y prácticascontinúan estigmatizando la diversidad sexual. No obstante, numerosos católicos que seauto-perciben como parte de esa diversidad mantienen su vínculo institucional con la Iglesia.¿Cómo conjugan estos sujetos su sexualidad y su pertenencia eclesial? ¿Qué tensiones surgen yqué negociaciones realizan con relación a ellas? ¿Cómo tramitan su visibilidad en ese contextoinstitucional? Este artículo explora estas cuestiones en relatos biográficos de dos miembros decomunidades eclesiales católicas que al ser entrevistados se auto-identificaron como gays.CLAM/IMS/UERJ2017-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/21589Sexuality, Health and Society - Latin American Journal; No. 26 (2017); 262-278Sexualidad, Salud y Sociedad - Revista Latinoamericana; Núm. 26 (2017); 262-278Sexualidade, Saúde e Sociedade Revista Latino-Americana; n. 26 (2017); 262-2781984-6487reponame:Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJspahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/article/view/21589/21277Leal, Lucas Edgardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T19:24:35Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/21589Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedadPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/SexualidadSaludySociedad/oaimariaglugones@gmail.com||sexualidadsaludysociedad@gmail.com1984-64871984-6487opendoar:2018-04-30T19:24:35Sexualidad. Salud y Sociedad (Rio de Janeiro) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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