A memória da ditadura militar em disputa em vídeos e comentários no YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/58655 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da pesquisa que realizamos a respeito dos conteúdos do documentário 1964: o Brasil entre armas e livros e de um episódio da série Guia Politicamente Incorreto, bem como os comentários de usuários(as) do YouTube, nos respectivos vídeos, para discutir a relação entre o revisionismo ideológico projetado nesses vídeos e as memórias sociais expressas pelos(as) usuários(as) na conformação de uma determinada interpretação sobre a ditadura militar. Empreendemos a discussão à luz do campo de estudos das teorias da memória como recurso de análise da relação entre conteúdos e comentários dos(as) usuários(as) no processo de construções consentidas de determinadas memórias e sua transmissão, possibilitando o diálogo entre questões políticas e sociais que compõem os projetos de sociedade, defendidos por determinados grupos. O uso político da história e da memória se torna evidente nos vídeos e nos comentários e está ligado a uma reconstrução participativa de representantes de memórias sociais e coletivas que se entrelaçam com o objetivo comum de realizar um “revisionismo” da ditadura militar no Brasil à luz de referências políticas e ideológicas de caráter conservador. |
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Neste artigo, apresentamos parte dos resultados da pesquisa que realizamos a respeito dos conteúdos do documentário 1964: o Brasil entre armas e livros e de um episódio da série Guia Politicamente Incorreto, bem como os comentários de usuários(as) do YouTube, nos respectivos vídeos, para discutir a relação entre o revisionismo ideológico projetado nesses vídeos e as memórias sociais expressas pelos(as) usuários(as) na conformação de uma determinada interpretação sobre a ditadura militar. Empreendemos a discussão à luz do campo de estudos das teorias da memória como recurso de análise da relação entre conteúdos e comentários dos(as) usuários(as) no processo de construções consentidas de determinadas memórias e sua transmissão, possibilitando o diálogo entre questões políticas e sociais que compõem os projetos de sociedade, defendidos por determinados grupos. O uso político da história e da memória se torna evidente nos vídeos e nos comentários e está ligado a uma reconstrução participativa de representantes de memórias sociais e coletivas que se entrelaçam com o objetivo comum de realizar um “revisionismo” da ditadura militar no Brasil à luz de referências políticas e ideológicas de caráter conservador. |
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