Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Augusto César Acioly Paz
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Melo, George Manoel Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471
Resumo: Este artigo tem como finalidade observar as possibilidades que os personagens Pantera Negra e Zumbi dos Palmares desfrutam para serem utilizados para pensarmos a História da população afro e dos povos escravizados. Procurando, para tanto, situar cada um destes personagens e pensá-los enquanto recursos que, através das suas representações e histórias, sejam possíveis realizar mediações entre História e Ensino. A escolha na utilização de um personagem fictício e outro real deu-se pelo fato de que, em alguma medida, ambos encarnam a imagem do guerreiro, elemento que colabora para possíveis relações ao mesmo tempo em que procuramos explorar as potencialidades de cada um deles e os seus usos na área de ensino de História.
id UERJ-19_2700d7cabf678c4bcad4622604f76c4a
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69471
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de HistóriaBlack Panther and Zumbi dos Palmares: Possibilities of film uses in History teachingPantera NegraZumbiHistória e Ensino de HistóriaBlack PantherZumbiHistory and History TeachingEste artigo tem como finalidade observar as possibilidades que os personagens Pantera Negra e Zumbi dos Palmares desfrutam para serem utilizados para pensarmos a História da população afro e dos povos escravizados. Procurando, para tanto, situar cada um destes personagens e pensá-los enquanto recursos que, através das suas representações e histórias, sejam possíveis realizar mediações entre História e Ensino. A escolha na utilização de um personagem fictício e outro real deu-se pelo fato de que, em alguma medida, ambos encarnam a imagem do guerreiro, elemento que colabora para possíveis relações ao mesmo tempo em que procuramos explorar as potencialidades de cada um deles e os seus usos na área de ensino de História.This article aims to observe the possibilities that the characters Pantera Negra and Zumbi dos Palmares enjoy to be used to think about the History of the Afro population and enslaved peoples. Seeking, therefore, to situate each of these characters and think of them as resources that, through their representations and stories, make it possible to mediate between History and Teaching. The choice to use a fictional character and a real one was due to the fact that, to some extent, both embody the image of the warrior, an element that contributes to possible relationships at the same time that we seek to explore the potential of each one of them and their uses in the area of history teaching.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/6947110.12957/revmar.2023.69471Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 168-1882359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471/46454Silva, Augusto César Acioly PazMelo, George Manoel Farias deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69471Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
Black Panther and Zumbi dos Palmares: Possibilities of film uses in History teaching
title Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
spellingShingle Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
Silva, Augusto César Acioly Paz
Pantera Negra
Zumbi
História e Ensino de História
Black Panther
Zumbi
History and History Teaching
title_short Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
title_full Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
title_fullStr Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
title_full_unstemmed Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
title_sort Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
author Silva, Augusto César Acioly Paz
author_facet Silva, Augusto César Acioly Paz
Melo, George Manoel Farias de
author_role author
author2 Melo, George Manoel Farias de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Augusto César Acioly Paz
Melo, George Manoel Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Pantera Negra
Zumbi
História e Ensino de História
Black Panther
Zumbi
History and History Teaching
topic Pantera Negra
Zumbi
História e Ensino de História
Black Panther
Zumbi
History and History Teaching
description Este artigo tem como finalidade observar as possibilidades que os personagens Pantera Negra e Zumbi dos Palmares desfrutam para serem utilizados para pensarmos a História da população afro e dos povos escravizados. Procurando, para tanto, situar cada um destes personagens e pensá-los enquanto recursos que, através das suas representações e histórias, sejam possíveis realizar mediações entre História e Ensino. A escolha na utilização de um personagem fictício e outro real deu-se pelo fato de que, em alguma medida, ambos encarnam a imagem do guerreiro, elemento que colabora para possíveis relações ao mesmo tempo em que procuramos explorar as potencialidades de cada um deles e os seus usos na área de ensino de História.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471
10.12957/revmar.2023.69471
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2023.69471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471/46454
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 168-188
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317570816311296