Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de História
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade observar as possibilidades que os personagens Pantera Negra e Zumbi dos Palmares desfrutam para serem utilizados para pensarmos a História da população afro e dos povos escravizados. Procurando, para tanto, situar cada um destes personagens e pensá-los enquanto recursos que, através das suas representações e histórias, sejam possíveis realizar mediações entre História e Ensino. A escolha na utilização de um personagem fictício e outro real deu-se pelo fato de que, em alguma medida, ambos encarnam a imagem do guerreiro, elemento que colabora para possíveis relações ao mesmo tempo em que procuramos explorar as potencialidades de cada um deles e os seus usos na área de ensino de História. |
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Pantera Negra e Zumbi dos Palmares: possibilidades de usos fílmicos no ensino de HistóriaBlack Panther and Zumbi dos Palmares: Possibilities of film uses in History teachingPantera NegraZumbiHistória e Ensino de HistóriaBlack PantherZumbiHistory and History TeachingEste artigo tem como finalidade observar as possibilidades que os personagens Pantera Negra e Zumbi dos Palmares desfrutam para serem utilizados para pensarmos a História da população afro e dos povos escravizados. Procurando, para tanto, situar cada um destes personagens e pensá-los enquanto recursos que, através das suas representações e histórias, sejam possíveis realizar mediações entre História e Ensino. A escolha na utilização de um personagem fictício e outro real deu-se pelo fato de que, em alguma medida, ambos encarnam a imagem do guerreiro, elemento que colabora para possíveis relações ao mesmo tempo em que procuramos explorar as potencialidades de cada um deles e os seus usos na área de ensino de História.This article aims to observe the possibilities that the characters Pantera Negra and Zumbi dos Palmares enjoy to be used to think about the History of the Afro population and enslaved peoples. Seeking, therefore, to situate each of these characters and think of them as resources that, through their representations and stories, make it possible to mediate between History and Teaching. The choice to use a fictional character and a real one was due to the fact that, to some extent, both embody the image of the warrior, an element that contributes to possible relationships at the same time that we seek to explore the potential of each one of them and their uses in the area of history teaching.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/6947110.12957/revmar.2023.69471Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 168-1882359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/69471/46454Silva, Augusto César Acioly PazMelo, George Manoel Farias deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/69471Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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