História e ensino da história. Que história e que ensino?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torgal, Luís Reis
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/12786
Resumo: O presente artigo, elaborado para conferência de encerramento do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ – “Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa” –, ocorrido em 2012, aborda a História da História, demarcando o entendimento da História como Ciência, numa preocupação em delimitar os problemas oriundos dos campos da pesquisa e do ensino nos dias atuais, com ênfase especial para a atuação do profissional de história no cenário português.  São postas em questão as influências da ideologia e da memória na produção histórica, sobretudo nos desdobramentos da crise atual, tanto na educação básica quanto na educação superior.
id UERJ-19_53faba5b73024dc3dfed216552697ace
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12786
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling História e ensino da história. Que história e que ensino?O presente artigo, elaborado para conferência de encerramento do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ – “Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa” –, ocorrido em 2012, aborda a História da História, demarcando o entendimento da História como Ciência, numa preocupação em delimitar os problemas oriundos dos campos da pesquisa e do ensino nos dias atuais, com ênfase especial para a atuação do profissional de história no cenário português.  São postas em questão as influências da ideologia e da memória na produção histórica, sobretudo nos desdobramentos da crise atual, tanto na educação básica quanto na educação superior.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/1278610.12957/revmar.2012.12786Revista Maracanan; v. 8 n. 8 (2012): Razão Biográfica, História e Política; 351-3842359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/12786/9906Torgal, Luís Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-10T15:11:56Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/12786Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2014-12-10T15:11:56Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv História e ensino da história. Que história e que ensino?
title História e ensino da história. Que história e que ensino?
spellingShingle História e ensino da história. Que história e que ensino?
Torgal, Luís Reis
title_short História e ensino da história. Que história e que ensino?
title_full História e ensino da história. Que história e que ensino?
title_fullStr História e ensino da história. Que história e que ensino?
title_full_unstemmed História e ensino da história. Que história e que ensino?
title_sort História e ensino da história. Que história e que ensino?
author Torgal, Luís Reis
author_facet Torgal, Luís Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torgal, Luís Reis
description O presente artigo, elaborado para conferência de encerramento do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RJ – “Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa” –, ocorrido em 2012, aborda a História da História, demarcando o entendimento da História como Ciência, numa preocupação em delimitar os problemas oriundos dos campos da pesquisa e do ensino nos dias atuais, com ênfase especial para a atuação do profissional de história no cenário português.  São postas em questão as influências da ideologia e da memória na produção histórica, sobretudo nos desdobramentos da crise atual, tanto na educação básica quanto na educação superior.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/12786
10.12957/revmar.2012.12786
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/12786
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2012.12786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/12786/9906
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; v. 8 n. 8 (2012): Razão Biográfica, História e Política; 351-384
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317569040023552