Da didática da História à história da História ensinada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Munakata, Kazumi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista história hoje
Texto Completo: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80
Resumo: Nas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares.
id ANPUH-2_b87275f3f4cac8f79794ba590d3e6d0b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/80
network_acronym_str ANPUH-2
network_name_str Revista história hoje
repository_id_str
spelling Da didática da História à história da História ensinadaNas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares.Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil2013-10-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/8010.20949/rhhj.v2i3.80Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-2671806-3993reponame:Revista história hojeinstname:Associação Nacional de História (ANPUH)instacron:ANPUHporhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80/65Copyright (c) 2017 Kazumi Munakatainfo:eu-repo/semantics/openAccessMunakata, Kazumi2023-06-02T15:00:12Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/80Revistahttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/indexONGhttps://rhhj.anpuh.org/RHHJ/oairhhjeditor@anpuh.org1806-39931806-3993opendoar:2023-06-02T15:00:12Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)false
dc.title.none.fl_str_mv Da didática da História à história da História ensinada
title Da didática da História à história da História ensinada
spellingShingle Da didática da História à história da História ensinada
Munakata, Kazumi
title_short Da didática da História à história da História ensinada
title_full Da didática da História à história da História ensinada
title_fullStr Da didática da História à história da História ensinada
title_full_unstemmed Da didática da História à história da História ensinada
title_sort Da didática da História à história da História ensinada
author Munakata, Kazumi
author_facet Munakata, Kazumi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Munakata, Kazumi
description Nas discussões atuais no campo do ensinode História, o grupo da autodenominadaDidática da História (ou Geschichtsdidaktik)postula que a questão deve ultrapassar os muros da escola para examinar todas as ‘elaborações da Histórias em forma científica’, ou seja, aquelasque não resultam de pesquisas acadêmicas.Essa Didática não pertenceria, portanto,ao âmbito da Educação, mas da própria Ciência da História. Pode-se, no entanto, perguntar se a atividade do professor(escolar) de História é da mesma natureza que a dos jornalistas, cineastas,profissionais de museu, autores de história em quadrinhos, conversas de donasde casa sobre a situação do país etc. O artigo discute essas questões e propõe como alternativa um roteiro para a construçãode uma história da História ensinada,indicando as condições históricasimplicadas na constituição da disciplinaescolar denominada História, tendo comoreferenciais a teoria curricular e ahistória das disciplinas escolares.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80
10.20949/rhhj.v2i3.80
url https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80
identifier_str_mv 10.20949/rhhj.v2i3.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/80/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Kazumi Munakata
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Kazumi Munakata
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de História - ANPUH-Brasil
dc.source.none.fl_str_mv Revista História Hoje; Vol. 2 No. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267
Revista História Hoje; Vol. 2 Núm. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267
Revista História Hoje; v. 2 n. 3 (2013): Janeiro-Junho; 251-267
1806-3993
reponame:Revista história hoje
instname:Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron:ANPUH
instname_str Associação Nacional de História (ANPUH)
instacron_str ANPUH
institution ANPUH
reponame_str Revista história hoje
collection Revista história hoje
repository.name.fl_str_mv Revista história hoje - Associação Nacional de História (ANPUH)
repository.mail.fl_str_mv rhhjeditor@anpuh.org
_version_ 1798315287226875904