Performance e Perturbação do real, em Sexo, de André Sant'anna
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/20872 |
Resumo: | DOI: 10.12957/revmar.2016.20872Este ensaio analisa o romance Sexo, de André Sant’Anna, com o objetivo de identificar os padrões retóricos que permitem a produção de efeitos de estranhamento durante a leitura. Argumenta-se que as características da prosa de André Sant’Anna ─ como o uso de lugares-comuns, as repetições e também a construção de um narrador indefinido ─ possibilitam uma resposta do leitor que pode ser compreendida com base no paradigma da performance literária. Por meio de uma leitura atenta de Sexo, defende-se que o romance produz uma perturbação do real, em vez de uma representação fidedigna da realidade. |
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