A Nova República contada nos livros didáticos de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980
Resumo: Ao longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares.
id UERJ-19_66dc08ee0eb543c5bb6c3160c8cb3a1f
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70980
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling A Nova República contada nos livros didáticos de HistóriaThe Brazilian New Republic told in history textbooksLivros DidáticosNarrativas DidáticasTempo HistóricoReinhart KoselleckTextbooksDidactic NarrativesHistorical TimeReinhart KoselleckAo longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares.Over the last few years in the field of History Teaching in Brazil, textbooks have become important instruments of analysis because they are considered complex cultural objects and privileged supports that condense the historical narrative. In this sense, this article aims to analyze the didactic narratives about the New Brazilian Republic present in five collections approved by the National Textbook Program of the year 2018. For the analytical construction of such narratives, we will mobilize the theoretical framework of Reinhart Koselleck. This author's work forms a dense theoretical framework that will help us understand the way in which historical times are treated and operationalized, understood in their particularity, in school-historical narratives.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/7098010.12957/revmar.2023.70980Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 189-2072359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980/46456Sarraff, Luiza Rafaela Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70980Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A Nova República contada nos livros didáticos de História
The Brazilian New Republic told in history textbooks
title A Nova República contada nos livros didáticos de História
spellingShingle A Nova República contada nos livros didáticos de História
Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
Livros Didáticos
Narrativas Didáticas
Tempo Histórico
Reinhart Koselleck
Textbooks
Didactic Narratives
Historical Time
Reinhart Koselleck
title_short A Nova República contada nos livros didáticos de História
title_full A Nova República contada nos livros didáticos de História
title_fullStr A Nova República contada nos livros didáticos de História
title_full_unstemmed A Nova República contada nos livros didáticos de História
title_sort A Nova República contada nos livros didáticos de História
author Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
author_facet Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarraff, Luiza Rafaela Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv Livros Didáticos
Narrativas Didáticas
Tempo Histórico
Reinhart Koselleck
Textbooks
Didactic Narratives
Historical Time
Reinhart Koselleck
topic Livros Didáticos
Narrativas Didáticas
Tempo Histórico
Reinhart Koselleck
Textbooks
Didactic Narratives
Historical Time
Reinhart Koselleck
description Ao longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980
10.12957/revmar.2023.70980
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2023.70980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980/46456
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 189-207
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317568999129088