A Nova República contada nos livros didáticos de História
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Maracanan (Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980 |
Resumo: | Ao longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares. |
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A Nova República contada nos livros didáticos de HistóriaThe Brazilian New Republic told in history textbooksLivros DidáticosNarrativas DidáticasTempo HistóricoReinhart KoselleckTextbooksDidactic NarrativesHistorical TimeReinhart KoselleckAo longo dos últimos anos no campo do Ensino de História no Brasil, os livros didáticos se tornaram importantes instrumentos de análise por serem considerados objetos culturais complexos e como suportes privilegiados que condensam a narrativa histórica. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar as narrativas didáticas sobre a Nova República brasileira presente em cinco coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático do ano de 2018. Para a construção analítica de tais narrativas mobilizaremos o referencial teórico de Reinhart Koselleck. O trabalho deste autor forma um denso arcabouço teórico que nos ajudará a compreender a forma de tratamento e operacionalização dos tempos históricos, entendidos em sua particularidade, nas narrativas histórico-escolares.Over the last few years in the field of History Teaching in Brazil, textbooks have become important instruments of analysis because they are considered complex cultural objects and privileged supports that condense the historical narrative. In this sense, this article aims to analyze the didactic narratives about the New Brazilian Republic present in five collections approved by the National Textbook Program of the year 2018. For the analytical construction of such narratives, we will mobilize the theoretical framework of Reinhart Koselleck. This author's work forms a dense theoretical framework that will help us understand the way in which historical times are treated and operationalized, understood in their particularity, in school-historical narratives.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/7098010.12957/revmar.2023.70980Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 189-2072359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/70980/46456Sarraff, Luiza Rafaela Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/70980Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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