Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniel Pinha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rangel, Marcelo de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Maracanan (Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/75854
Resumo: O artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória).
id UERJ-19_8f6e400cb6004db859bfa2375a69080c
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75854
network_acronym_str UERJ-19
network_name_str Revista Maracanan (Online)
repository_id_str
spelling Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratizationTeoria e ensino de história: temporalidade, pós-verdade e democratizaçãoTheory of HistoryHistory TeachingTemporalityPost-truthDemocratizationTeoria da HistóriaEnsino de HistóriaTemporalidadePós-verdadeDemocratizaçãoO artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória).The article thematizes the relationship between history theory and teaching of history, considering two problems that affect both the theoretical debate on history and history teaching in contemporary times. The first is the problem of temporality as an analytical tool that points to the articulations among past-present-future of societies in time and, in particular, of the social experience of time in the contemporary temporality marked by “actualism”. The second is the problem of post-truth as an epistemological behavior that points to the repetition of a previously recognized system of beliefs. Finally, we articulate both problems to the challenge of instrumentalizing history for democratization through “poetic truth”, organized by affections such as empathy and care and on democratic values such as the decentralization of voices, appreciation of audition and the primacy of difference. In addition to the conceptual repertoire contained in the traditional debate on temporality and post-truth, we brought to dialogue the reflections and teaching experiences of three professor-authors in their dissertations produced within the scope of ProfHistoria.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/7585410.12957/revmar.2023.75854Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 250-2662359-00921807-989Xreponame:Revista Maracanan (Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/75854/46652Silva, Daniel PinhaRangel, Marcelo de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-06T21:13:36Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/75854Revistahttp://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracananPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/oairevista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com2359-00921807-989Xopendoar:2023-09-06T21:13:36Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
Teoria e ensino de história: temporalidade, pós-verdade e democratização
title Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
spellingShingle Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
Silva, Daniel Pinha
Theory of History
History Teaching
Temporality
Post-truth
Democratization
Teoria da História
Ensino de História
Temporalidade
Pós-verdade
Democratização
title_short Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
title_full Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
title_fullStr Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
title_full_unstemmed Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
title_sort Theory and teaching of history: temporality, post-truth and democratization
author Silva, Daniel Pinha
author_facet Silva, Daniel Pinha
Rangel, Marcelo de Mello
author_role author
author2 Rangel, Marcelo de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Daniel Pinha
Rangel, Marcelo de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Theory of History
History Teaching
Temporality
Post-truth
Democratization
Teoria da História
Ensino de História
Temporalidade
Pós-verdade
Democratização
topic Theory of History
History Teaching
Temporality
Post-truth
Democratization
Teoria da História
Ensino de História
Temporalidade
Pós-verdade
Democratização
description O artigo aproxima teoria e ensino de história tendo em vista o enfrentamento de dois problemas que afetam tanto o debate teórico sobre a história quanto as aulas de história na contemporaneidade. O primeiro é o problema da temporalidade enquanto ferramenta analítica de compreensão das articulações entre passado-presente-futuro das sociedades no tempo e, em particular, da experiência social do tempo no tempo presente, marcada pelo atualismo. O segundo é o problema da pós-verdade enquanto comportamento epistemológico que consagra a repetição do mesmo e a ratificação de um sistema de crenças previamente reconhecido, reanimando com novos traços a discussão sobre a verdade em história. Por fim, articulamos um e outro ao desafio da instrumentalização da história para a democratização por meio da verdade poética, centrada em afetos como a empatia e o cuidado e em valores democráticos como a descentralização das vozes, valorização da escuta e do primado da diferença. Além do repertório conceitual contido no debate consagrado sobre temporalidade e pós-verdade, trouxemos para interlocução as reflexões e experiências docentes de três professores-autores em suas dissertações produzidas no âmbito do Mestrado Profissional em História (ProfHistória).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/75854
10.12957/revmar.2023.75854
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/75854
identifier_str_mv 10.12957/revmar.2023.75854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/75854/46652
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Revista Maracanan; n. 32 (2023): Teoria da História, ensino de História e universidade: diálogos e perspectivas; 250-266
2359-0092
1807-989X
reponame:Revista Maracanan (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Revista Maracanan (Online)
collection Revista Maracanan (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Maracanan (Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv revista.maracanan@gmail.com||revista.maracanan@gmail.com
_version_ 1799317570853011456