O PORTO DO PECÉM – CE E AS SUAS RELAÇÕES COM O BRASIL: DEFINIÇÃO DE UMA HINTERLÂNDIA
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
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Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15969 |
Resumo: | doi: 10.12957/geouerj.2016.15969Este artigo analisa a instalação do porto do Pecém - Ceará e a sua ligação com o Brasil como um todo, a partir de uma lógica de fluxos. Salienta-se que o Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza, capital do estado, foi construído para integrar o Complexo Industrial e Portuário, que se encontra ainda em instalação. Com este desajuste temporal, entre a inauguração do porto em 2002 e a construção das indústrias âncora, o porto do Pecém procurou expandir a sua estrutura permitindo a exportação e importação de outras mercadorias. Com a sua proximidade aos Estados Unidos e à Europa, tem sido resposta para uma vasta gama de municípios. Este artigo pretende apresentar a evolução dos sistemas portuários, do Porto do Pecém, mas principalmente definir as sua hinterlândia, ou seja, qual a sua real zona de influência. |
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O PORTO DO PECÉM – CE E AS SUAS RELAÇÕES COM O BRASIL: DEFINIÇÃO DE UMA HINTERLÂNDIAPECEM’S PORT AND ITS RELATIONS WITH BRAZIL: A HINTERLAND DEFINITIONPortoHinterlândiaFluxos de mercadoriasimportação e exportaçãoPecém.PortHinterlandflows of commoditiesimport and exportPecem.doi: 10.12957/geouerj.2016.15969Este artigo analisa a instalação do porto do Pecém - Ceará e a sua ligação com o Brasil como um todo, a partir de uma lógica de fluxos. Salienta-se que o Porto do Pecém, a 60 km de Fortaleza, capital do estado, foi construído para integrar o Complexo Industrial e Portuário, que se encontra ainda em instalação. Com este desajuste temporal, entre a inauguração do porto em 2002 e a construção das indústrias âncora, o porto do Pecém procurou expandir a sua estrutura permitindo a exportação e importação de outras mercadorias. Com a sua proximidade aos Estados Unidos e à Europa, tem sido resposta para uma vasta gama de municípios. Este artigo pretende apresentar a evolução dos sistemas portuários, do Porto do Pecém, mas principalmente definir as sua hinterlândia, ou seja, qual a sua real zona de influência.doi: 10.12957/geouerj.2016.15969This article analysis the relationship between the Pecem Port and Brazil, from a logical of flows. To note that Pecem’s Port, 60 kms from Fortaleza, the state capital, was built to integrate the Industrial and Port Complex, which is still in installation. With this temporal mismatch between the port's opening in 2002 and the construction of anchor industries, the Pecem Port sought to expand its structure allowing the export and import of other commodities. With its proximity to the United States and Europe, the Pecem port has been a response to a wide range of municipalities. This article intend to present the development of port systems, Pecem’s Port and especially define its hinterland, ie, what is your real influence area.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2016-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1596910.12957/geouerj.2016.15969Geo UERJ; n. 29 (2016): Jul/Dez; 44-621981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/15969/19558Azenha, CatiaBezerra Pequeno, Luis Renatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:41:38Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/15969Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:41:38Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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