Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gercilene Oliveira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Anselmo, Katyanna de Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359
Resumo: Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes.
id VERACRUZ-0_d11e4f17324df1b6c0321927ae578043
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27359
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledgeEstágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes.Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2735910.34117/bjdv7n3-813Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 3693-32704Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 3693-32704Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 3693-327042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359/21655Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gercilene Oliveira deAnselmo, Katyanna de Brito2022-03-29T12:16:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27359Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:44.382988Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
title Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
spellingShingle Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
Lima, Gercilene Oliveira de
Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes.
title_short Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
title_full Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
title_fullStr Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
title_full_unstemmed Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
title_sort Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
author Lima, Gercilene Oliveira de
author_facet Lima, Gercilene Oliveira de
Anselmo, Katyanna de Brito
author_role author
author2 Anselmo, Katyanna de Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gercilene Oliveira de
Anselmo, Katyanna de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes.
topic Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes.
description Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359
10.34117/bjdv7n3-813
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n3-813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359/21655
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 3693-32704
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 3693-32704
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 3693-32704
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645521759240192