Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359 |
Resumo: | Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes. |
id |
VERACRUZ-0_d11e4f17324df1b6c0321927ae578043 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27359 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledgeEstágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes.Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2735910.34117/bjdv7n3-813Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 3693-32704Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 3693-32704Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 3693-327042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359/21655Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gercilene Oliveira deAnselmo, Katyanna de Brito2022-03-29T12:16:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/27359Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:14:44.382988Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
title |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
spellingShingle |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge Lima, Gercilene Oliveira de Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes. |
title_short |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
title_full |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
title_fullStr |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
title_full_unstemmed |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
title_sort |
Estágio como elemento de formação contínua: narrativas de formação e saberes docentes / Training as a continuous training element: training narratives and teaching knowledge |
author |
Lima, Gercilene Oliveira de |
author_facet |
Lima, Gercilene Oliveira de Anselmo, Katyanna de Brito |
author_role |
author |
author2 |
Anselmo, Katyanna de Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gercilene Oliveira de Anselmo, Katyanna de Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes. |
topic |
Estágio de Docência e Estágio Curricular Supervisionado. Formação Contínua de Professores. Saberes Docentes. |
description |
Este artigo apresenta um olhar para o estágio de docência e o estágio curricular supervisionado como espaço de formação contínua de professores. Esta pesquisa foi desenvolvida no mestrado stricto sensu do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Defendemos a formação contínua de todos os docentes, até mesmo aqueles com vasta experiência no magistério, considerando a dinamicidade dos processos de ensino e aprendizado. Assim, a formação contínua, deve promover a ampliação e atualização dos saberes necessários a docência, por meio do estágio para educadores do ensino superior e da educação básica. Com base nessa afirmativa, problematizamos: que saberes os educadores trazem de sua prática docente? Se já possuem experiência, que estágio é esse? Temos como objetivos, compreender o estágio na formação de professores, a partir da constituição e ressignificação de saberes de egressos do mestrado em educação do PPGE/UECE e egressos do estágio supervisionado do curso de Pedagogia do PARFOR/URCA. Os sujeitos da pesquisa são professores que possuem experiência docente na educação superior (estágio de docência PPGE/UECE), e docentes que lecionam na rede municipal da cidade de Crato - CE (estágio supervisionado no PARFOR/URCA). Dialogamos com os autores Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2009), Tardif (2010), Freire (2014), Jovchelovitch e Bauer (2002), Zabalza (2004), Josso (2010), Souza (2004), Charlot (2013), dentre outros. A nossa abordagem se constitui na pesquisa qualitativa com destaque para a pesquisa narrativa. As análises apontam o reconhecimento dos interlocutores da pesquisa acerca da importância do estágio de docência e do estágio supervisionado na formação contínua de professores e na produção de saberes docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359 10.34117/bjdv7n3-813 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n3-813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/27359/21655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 3 (2021); 3693-32704 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 3 (2021); 3693-32704 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 3 (2021); 3693-32704 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645521759240192 |