USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Athos Farias
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Bruno Olímpio dos, Galvíncio, Josiclêda Domiciano, Silva, Jorge José Araújo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.
id UERJ-21_4ab855f66e694be6a34eb9eacb0a7814
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5704
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCEUTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.EducationPhisics Geography and Remote Sensing.EnsinoGeografia Física e Sensoriamento RemotoDOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/570410.12957/geouerj.2013.5704Geo UERJ; v. 2 n. 24 (2013): Jul/Dez1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704/9048Menezes, Athos FariasSantos, Bruno Olímpio dosGalvíncio, Josiclêda DomicianoSilva, Jorge José Araújo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:10:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5704Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:10:30Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.
title USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
spellingShingle USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
Menezes, Athos Farias
Education
Phisics Geography and Remote Sensing.
Ensino
Geografia Física e Sensoriamento Remoto
title_short USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
title_full USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
title_fullStr USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
title_full_unstemmed USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
title_sort USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
author Menezes, Athos Farias
author_facet Menezes, Athos Farias
Santos, Bruno Olímpio dos
Galvíncio, Josiclêda Domiciano
Silva, Jorge José Araújo da
author_role author
author2 Santos, Bruno Olímpio dos
Galvíncio, Josiclêda Domiciano
Silva, Jorge José Araújo da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Athos Farias
Santos, Bruno Olímpio dos
Galvíncio, Josiclêda Domiciano
Silva, Jorge José Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Education
Phisics Geography and Remote Sensing.
Ensino
Geografia Física e Sensoriamento Remoto
topic Education
Phisics Geography and Remote Sensing.
Ensino
Geografia Física e Sensoriamento Remoto
description DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704
10.12957/geouerj.2013.5704
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2013.5704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704/9048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; v. 2 n. 24 (2013): Jul/Dez
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317527630708736