USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing. |
id |
UERJ-21_4ab855f66e694be6a34eb9eacb0a7814 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5704 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCEUTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO.EducationPhisics Geography and Remote Sensing.EnsinoGeografia Física e Sensoriamento RemotoDOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/570410.12957/geouerj.2013.5704Geo UERJ; v. 2 n. 24 (2013): Jul/Dez1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704/9048Menezes, Athos FariasSantos, Bruno Olímpio dosGalvíncio, Josiclêda DomicianoSilva, Jorge José Araújo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:10:30Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/5704Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:10:30Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE UTILIZAÇÃO DO SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DA GEOGRAFIA PARA O ENSINO MÉDIO COMO RECURSO DIDÁTICO. |
title |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
spellingShingle |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE Menezes, Athos Farias Education Phisics Geography and Remote Sensing. Ensino Geografia Física e Sensoriamento Remoto |
title_short |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
title_full |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
title_fullStr |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
title_full_unstemmed |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
title_sort |
USE OF REMOTE SENSING IN EDUCATION OF PHYSICS GEOGRAPHY ON HIGH SCHOOL AS DIDACTIC RESOURCE |
author |
Menezes, Athos Farias |
author_facet |
Menezes, Athos Farias Santos, Bruno Olímpio dos Galvíncio, Josiclêda Domiciano Silva, Jorge José Araújo da |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Bruno Olímpio dos Galvíncio, Josiclêda Domiciano Silva, Jorge José Araújo da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Athos Farias Santos, Bruno Olímpio dos Galvíncio, Josiclêda Domiciano Silva, Jorge José Araújo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education Phisics Geography and Remote Sensing. Ensino Geografia Física e Sensoriamento Remoto |
topic |
Education Phisics Geography and Remote Sensing. Ensino Geografia Física e Sensoriamento Remoto |
description |
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2013.5704 Diante de novas perspectivas acerca do auxílio das tecnologias na educação, o sensoriamento remoto se apresenta mais do que uma técnica, uma ciência auxiliar da geografia, principalmente no que diz respeito aos aspectos ambientais, que no período contemporâneo ganha força com ONGs e instituições públicas que tem um olhar protecionista para as questões físicas e naturais. A geografia no âmbito educacional tem como um dos objetivos demonstrar a importância acerca destes estudos devido a característica de sensibilização que ela possui por ser designada segundo os pressupostos teóricos como ciência natural. Este trabalho demonstrará a realidade do sensoriamento remoto em meio a educação, a partir de resultados de questionários e como se dá, a divisão espacial desta ciência em escolas públicas e privadas que atentam suas vertentes educacionais para o ensino no nível médio. Também realizará uma análise dos parâmetros estabelecidos pelo MEC sob a perspectiva da avaliação do Plano Nacional do Livro Didático, e os livros avaliados na visualização do campo do sensoriamento remoto. Abstract: Faced of new perspectives to aid of new technology in education, the remote sensing ifpresent more than one technique, but one auxiliary science of geography, principally inrespect the physical and nature questions, that in the contemporary period gains forcewith ONG’s and public institutes which takes a look protectionist on the environmentquestions. The geography science on school ambit has objective demonstrate theimportance about studies because of importance in characteristic of sensibilityenvironment with he has design to be out theoretical assumptions qua natural science.This is work will go demonstrate the fact of remote sensing about education fromresults questions, how so to give spatial division this science in publics school andprivate school in that attempt yours strands for education in average level. The analysisof parameters established by the MEC about evaluation of NPDB (National Plan fromDidactic Book) and books evaluated in the visualization in field of remote sensing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704 10.12957/geouerj.2013.5704 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2013.5704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/5704/9048 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; v. 2 n. 24 (2013): Jul/Dez 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317527630708736 |