A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rocha, Ana Angelita
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741
Resumo: O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.
id UERJ-21_4cdf2c428ca3235822d3b80ed148fb41
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77741
network_acronym_str UERJ-21
network_name_str Geo UERJ
repository_id_str
spelling A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educaçãoEscalaCurrículoPolítica EducacionalO presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7774110.12957/geouerj.2023.77741Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741/48613Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Ana Angelita2023-12-28T19:43:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77741Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:49Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
title A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
spellingShingle A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
da Rocha, Ana Angelita
Escala
Currículo
Política Educacional
title_short A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
title_full A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
title_fullStr A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
title_full_unstemmed A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
title_sort A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
author da Rocha, Ana Angelita
author_facet da Rocha, Ana Angelita
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rocha, Ana Angelita
dc.subject.por.fl_str_mv Escala
Currículo
Política Educacional
topic Escala
Currículo
Política Educacional
description O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741
10.12957/geouerj.2023.77741
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741
identifier_str_mv 10.12957/geouerj.2023.77741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741/48613
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rocha
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia
1981-9021
1415-7543
reponame:Geo UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Geo UERJ
collection Geo UERJ
repository.name.fl_str_mv Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com
_version_ 1799317531729592320