A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741 |
Resumo: | O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos. |
id |
UERJ-21_4cdf2c428ca3235822d3b80ed148fb41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77741 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educaçãoEscalaCurrículoPolítica EducacionalO presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/7774110.12957/geouerj.2023.77741Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741/48613Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rochahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rocha, Ana Angelita2023-12-28T19:43:49Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/77741Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2023-12-28T19:43:49Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
title |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
spellingShingle |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação da Rocha, Ana Angelita Escala Currículo Política Educacional |
title_short |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
title_full |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
title_fullStr |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
title_full_unstemmed |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
title_sort |
A ESCALA E O CURRÍCULO: Em debate a política na educação |
author |
da Rocha, Ana Angelita |
author_facet |
da Rocha, Ana Angelita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Rocha, Ana Angelita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala Currículo Política Educacional |
topic |
Escala Currículo Política Educacional |
description |
O presente ensaio problematiza a centralidade da escala nas políticas educacionais, em particular, nas políticas curriculares. Para adensar empiricamente o lugar da escala na educação, vamos ensaiar a análise do “Glossary of Curriculum Terminology ” (UNESCO/International Bureau of Education), neste artigo traduzido livremente como “Glossário da Terminologia Curricular” (2013). A hipótese desse texto reside no currículo como política de escala. Para tanto, articulamos o debate da teoria curricular (LOPES, 2015, MACEDO, 2012,2019) com a teoria política (MOUFFE, 2011) e a epistemologia da escala, desenvolvida por Moore (2008). Nossa intenção é questionar a função da escala nas políticas educacionais, haja vista que não se trata de uma mera adjetivação do nível de governabilidade das ações curriculares, mas uma operação dos antagonismos na relação entre as instituições e os currículos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741 10.12957/geouerj.2023.77741 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2023.77741 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/77741/48613 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rocha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ana Angelita da Rocha https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; n. 43 (2023): Dossiê Margens da Educação em Geografia 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317531729592320 |