INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordin, Tamara Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131883
Resumo: Com este artigo, pretende-se desenvolver o olhar crítico ao se investigar a prática da internacionalização curricular, refletindo sobre o poder que esta exerce no contexto educacional e como tais práticas estão expostas na sociedade. Propõe-se descrever, de uma forma sintética, as origens e concepções curriculares, focando o âmbito do poder nelas enraizado. Neste contexto, aborda-se a dimensão em que esta política educacional vem sendo direcionada, e as relações entre os programas internacionais e a política curricular. Nestes termos, demonstram-se as formas desta prescrição internacional ao qual o Brasil vem adotando, como políticas de avaliação em larga escala, que estão sendo demasiadamente difundidas e adotadas pelos sistemas e instituições de uma forma acrítica. Após a análise das constatações de vários autores e produções científicas, verifica-se que a política de formação do currículo é fortemente influenciada por políticas educacionais amparadas em um contexto globalizador, inspiradas internacionalmente, e que seus mecanismos e ferramentas estão há algum tempo sendo adotados pela política educacional brasileira, como uma forma de angariar poder e investimentos.
id UFSC_8a7456bfd4256c4561ed1a34f9391dc6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131883
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕESPolítica Educacional. Avaliação em larga escala. Currículo. Globalização.Com este artigo, pretende-se desenvolver o olhar crítico ao se investigar a prática da internacionalização curricular, refletindo sobre o poder que esta exerce no contexto educacional e como tais práticas estão expostas na sociedade. Propõe-se descrever, de uma forma sintética, as origens e concepções curriculares, focando o âmbito do poder nelas enraizado. Neste contexto, aborda-se a dimensão em que esta política educacional vem sendo direcionada, e as relações entre os programas internacionais e a política curricular. Nestes termos, demonstram-se as formas desta prescrição internacional ao qual o Brasil vem adotando, como políticas de avaliação em larga escala, que estão sendo demasiadamente difundidas e adotadas pelos sistemas e instituições de uma forma acrítica. Após a análise das constatações de vários autores e produções científicas, verifica-se que a política de formação do currículo é fortemente influenciada por políticas educacionais amparadas em um contexto globalizador, inspiradas internacionalmente, e que seus mecanismos e ferramentas estão há algum tempo sendo adotados pela política educacional brasileira, como uma forma de angariar poder e investimentos.INPEAU2015-04-10T11:57:24Z2015-04-10T11:57:24Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131883Bordin, Tamara Mariaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-10T11:57:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131883Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-10T11:57:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
title INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
spellingShingle INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
Bordin, Tamara Maria
Política Educacional. Avaliação em larga escala. Currículo. Globalização.
title_short INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
title_full INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
title_fullStr INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
title_full_unstemmed INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
title_sort INFLUÊNCIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS INTERNACIONAIS NO CURRÍCULO: ALGUMAS INCURSÕES
author Bordin, Tamara Maria
author_facet Bordin, Tamara Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bordin, Tamara Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional. Avaliação em larga escala. Currículo. Globalização.
topic Política Educacional. Avaliação em larga escala. Currículo. Globalização.
description Com este artigo, pretende-se desenvolver o olhar crítico ao se investigar a prática da internacionalização curricular, refletindo sobre o poder que esta exerce no contexto educacional e como tais práticas estão expostas na sociedade. Propõe-se descrever, de uma forma sintética, as origens e concepções curriculares, focando o âmbito do poder nelas enraizado. Neste contexto, aborda-se a dimensão em que esta política educacional vem sendo direcionada, e as relações entre os programas internacionais e a política curricular. Nestes termos, demonstram-se as formas desta prescrição internacional ao qual o Brasil vem adotando, como políticas de avaliação em larga escala, que estão sendo demasiadamente difundidas e adotadas pelos sistemas e instituições de uma forma acrítica. Após a análise das constatações de vários autores e produções científicas, verifica-se que a política de formação do currículo é fortemente influenciada por políticas educacionais amparadas em um contexto globalizador, inspiradas internacionalmente, e que seus mecanismos e ferramentas estão há algum tempo sendo adotados pela política educacional brasileira, como uma forma de angariar poder e investimentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-10T11:57:24Z
2015-04-10T11:57:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131883
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652005573394432