REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cássio Antunes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geo UERJ
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602
Resumo: DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10602 Objetiva-se realizar uma análise teórica do conceito de cidade difusa que apresenta novas formas de urbanização. Concomitante a essa análise se fará também considerações sobre a noção de acessibilidade privilegiando uma de suas dimensões, a circulação. Feitas essas análises teóricas, parte-se para uma breve compreensão do rodoviarismo no Brasil e do papel do automóvel na sociedade brasileira, em razão de ser o principal meio de circulação urbana no país. Por fim será feita uma análise da evolução da frota de veículos e da população de seis cidades médias do Estado de São Paulo, as quais são: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba. Considerando o modo capitalista de produção, portanto, por uma ótica mais econômica, é possível identificar algumas tendências de produção do espaço urbano, além de agravamento dos problemas relacionados ao uso de carros (automóveis) particulares nos deslocamentos nas cidades médias referidas trazendo como exemplo empírico problemas ocorridos na cidade de São José do Rio Preto.
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