REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geo UERJ |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602 |
Resumo: | DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10602 Objetiva-se realizar uma análise teórica do conceito de cidade difusa que apresenta novas formas de urbanização. Concomitante a essa análise se fará também considerações sobre a noção de acessibilidade privilegiando uma de suas dimensões, a circulação. Feitas essas análises teóricas, parte-se para uma breve compreensão do rodoviarismo no Brasil e do papel do automóvel na sociedade brasileira, em razão de ser o principal meio de circulação urbana no país. Por fim será feita uma análise da evolução da frota de veículos e da população de seis cidades médias do Estado de São Paulo, as quais são: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba. Considerando o modo capitalista de produção, portanto, por uma ótica mais econômica, é possível identificar algumas tendências de produção do espaço urbano, além de agravamento dos problemas relacionados ao uso de carros (automóveis) particulares nos deslocamentos nas cidades médias referidas trazendo como exemplo empírico problemas ocorridos na cidade de São José do Rio Preto. |
id |
UERJ-21_7921d2b477a009f416b5fa7c30f502cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/10602 |
network_acronym_str |
UERJ-21 |
network_name_str |
Geo UERJ |
repository_id_str |
|
spelling |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULOREVISITANDO OS CONCEITOS DE CIDADE DIFUSA E ACESSIBILIDADE: relações com a circulação e o aumento da frota de veículos em cidades médias do Estado de São Pauloproduction of the spacediffuse cityaccessibilitycirculationmedium-sized citiesProdução do espaçocidade difusaacessibilidadecirculaçãocidades médias.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10602 Objetiva-se realizar uma análise teórica do conceito de cidade difusa que apresenta novas formas de urbanização. Concomitante a essa análise se fará também considerações sobre a noção de acessibilidade privilegiando uma de suas dimensões, a circulação. Feitas essas análises teóricas, parte-se para uma breve compreensão do rodoviarismo no Brasil e do papel do automóvel na sociedade brasileira, em razão de ser o principal meio de circulação urbana no país. Por fim será feita uma análise da evolução da frota de veículos e da população de seis cidades médias do Estado de São Paulo, as quais são: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba. Considerando o modo capitalista de produção, portanto, por uma ótica mais econômica, é possível identificar algumas tendências de produção do espaço urbano, além de agravamento dos problemas relacionados ao uso de carros (automóveis) particulares nos deslocamentos nas cidades médias referidas trazendo como exemplo empírico problemas ocorridos na cidade de São José do Rio Preto.DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10602The main objective of this paper is to perform a theoretical analysis of the concept of diffuse city that presents new shape of urbanization. Concomitant to this analysis, it will also be done some considerations about the idea of accessibility benefiting the circulation. From this theoretical analysis, the next step is to weave a brief understanding of road system in Brazil by reason of being the main way of urban circulation in the country. Finally it will be done an analysis of the evolution of the fleet and population in six average cities in state of São Paulo, which are: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília and Araçatuba. According the capitalist mode of production, although for a more economic perspective, it is possible to identify some trends in production of urban space, in addition to worsening the problems related to the use of individual car to displacement in medium-sized cities showing as empirical example, problems as occurred in the city of São José do Rio Preto.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2014-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1060210.12957/geouerj.2014.10602Geo UERJ; v. 2 n. 25 (2014): Jul/Dez; 324-3651981-90211415-7543reponame:Geo UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602/10989Oliveira, Cássio Antunes deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-20T21:10:54Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/10602Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerjPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/geouerj/oaitunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com1981-90211415-7543opendoar:2022-02-20T21:10:54Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO REVISITANDO OS CONCEITOS DE CIDADE DIFUSA E ACESSIBILIDADE: relações com a circulação e o aumento da frota de veículos em cidades médias do Estado de São Paulo |
title |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
spellingShingle |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO Oliveira, Cássio Antunes de production of the space diffuse city accessibility circulation medium-sized cities Produção do espaço cidade difusa acessibilidade circulação cidades médias. |
title_short |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
title_full |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
title_fullStr |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
title_sort |
REVISITING THE CONCEPTS OF DIFFUSE CITY AND ACCESSIBILITY: RELATIONS WITH CIRCULATION AND THE INCREASE OF VEHICLES FLEET AT MEDIUM-SIZED CITIES OF THE STATE OF SÃO PAULO |
author |
Oliveira, Cássio Antunes de |
author_facet |
Oliveira, Cássio Antunes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Cássio Antunes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
production of the space diffuse city accessibility circulation medium-sized cities Produção do espaço cidade difusa acessibilidade circulação cidades médias. |
topic |
production of the space diffuse city accessibility circulation medium-sized cities Produção do espaço cidade difusa acessibilidade circulação cidades médias. |
description |
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2014.10602 Objetiva-se realizar uma análise teórica do conceito de cidade difusa que apresenta novas formas de urbanização. Concomitante a essa análise se fará também considerações sobre a noção de acessibilidade privilegiando uma de suas dimensões, a circulação. Feitas essas análises teóricas, parte-se para uma breve compreensão do rodoviarismo no Brasil e do papel do automóvel na sociedade brasileira, em razão de ser o principal meio de circulação urbana no país. Por fim será feita uma análise da evolução da frota de veículos e da população de seis cidades médias do Estado de São Paulo, as quais são: Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru, Presidente Prudente, Marília e Araçatuba. Considerando o modo capitalista de produção, portanto, por uma ótica mais econômica, é possível identificar algumas tendências de produção do espaço urbano, além de agravamento dos problemas relacionados ao uso de carros (automóveis) particulares nos deslocamentos nas cidades médias referidas trazendo como exemplo empírico problemas ocorridos na cidade de São José do Rio Preto. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602 10.12957/geouerj.2014.10602 |
url |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602 |
identifier_str_mv |
10.12957/geouerj.2014.10602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/10602/10989 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geo UERJ; v. 2 n. 25 (2014): Jul/Dez; 324-365 1981-9021 1415-7543 reponame:Geo UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Geo UERJ |
collection |
Geo UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Geo UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
tunesregina@gmail.com || ppeuerj@eduerj.uerj.br || geouerj.revista@gmail.com || glauciomarafon@hotmail.com |
_version_ |
1799317527719837696 |