educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: santi, angela
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503
Resumo: A idéia desse artigo é apresentar a educação estética como uma saída para a cisão do homem em corpo (sensibilidade) e razão, entendendo esta cisão como característica estrutural da sociedade ocidental moderna. Tal crítica da cultura aparece em Marcuse no seu Eros e Civilização, e é através dele que visitaremos alguns autores fundamentais à questão estética, tais como Kant - com sua noções de prazer, beleza, reflexão e diálogo, e Schiller - com sua utopia estética, onde o “impulso lúdico” pretende reconciliar os impulsos sensuais e formais (racionais). Através desta trajetória, queremos apontar, ainda que indiretamente, para a recuperação da educação como formação global do ser humano.
id UERJ-22_05a0d35c18df012841d61651c068045d
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20503
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdadeeducación estética: la formación global de los hombres bajo el imperativo del placer y de la libertadesthetic education: the global formation of men under the imperative of pleasure and libertyaesthetic educationaesthetic utopiaglobal formationA idéia desse artigo é apresentar a educação estética como uma saída para a cisão do homem em corpo (sensibilidade) e razão, entendendo esta cisão como característica estrutural da sociedade ocidental moderna. Tal crítica da cultura aparece em Marcuse no seu Eros e Civilização, e é através dele que visitaremos alguns autores fundamentais à questão estética, tais como Kant - com sua noções de prazer, beleza, reflexão e diálogo, e Schiller - com sua utopia estética, onde o “impulso lúdico” pretende reconciliar os impulsos sensuais e formais (racionais). Através desta trajetória, queremos apontar, ainda que indiretamente, para a recuperação da educação como formação global do ser humano.La idea de este artículo es presentar la educación estética como solución para la fractura del hombre en cuerpo (sensibilidad) y razón, entendiendo esta fractura como característica estructural de la sociedad moderna occidental. Tal crítico de la cultura aparece en Marcuse, en Eros y Civilización, y es con él que visitaremos a algunos autores básicos para la cuestión estética, tal como Kant, con su noción de placer, belleza, reflexión y diálogo, y Schiller, con su utopía estética, donde el "impulso lúdico" pretende reconciliar los impulsos sensuales y formales (racionales). A través de esta trayectoria, nos preponemos dar señales, aunque sea de manera indirecta, para la recuperación de la educación como formación global del ser humano.The idea of this article is to present the aesthetic education as a solution for the split of the man in body (sensitivity) and reason, understanding this split as an structural characteristic of the ocidental modern society. Such critical one of the culture appears in Marcuse, in Eros and Civilization, and is through it that we will visit some basic authors to the aesthetic question, such as Kant, with its notion of pleasure, beauty, reflection and dialogue, and Schiller, with its aesthetic utopia, where the "playful impulse" intends to reconcile sensual and formal impulses (rational). Through this trajectory, we intend to still point, that indirectly, to the recuperation of the education as global formation of the human being.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 393-408childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 393-408childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 393-4081984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503/14829santi, angelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:57:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20503Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:57:17Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
educación estética: la formación global de los hombres bajo el imperativo del placer y de la libertad
esthetic education: the global formation of men under the imperative of pleasure and liberty
title educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
spellingShingle educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
santi, angela
aesthetic education
aesthetic utopia
global formation
title_short educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
title_full educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
title_fullStr educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
title_full_unstemmed educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
title_sort educação estética: a formação global dos homens sob o imperativo do prazer e da liberdade
author santi, angela
author_facet santi, angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv santi, angela
dc.subject.por.fl_str_mv aesthetic education
aesthetic utopia
global formation
topic aesthetic education
aesthetic utopia
global formation
description A idéia desse artigo é apresentar a educação estética como uma saída para a cisão do homem em corpo (sensibilidade) e razão, entendendo esta cisão como característica estrutural da sociedade ocidental moderna. Tal crítica da cultura aparece em Marcuse no seu Eros e Civilização, e é através dele que visitaremos alguns autores fundamentais à questão estética, tais como Kant - com sua noções de prazer, beleza, reflexão e diálogo, e Schiller - com sua utopia estética, onde o “impulso lúdico” pretende reconciliar os impulsos sensuais e formais (racionais). Através desta trajetória, queremos apontar, ainda que indiretamente, para a recuperação da educação como formação global do ser humano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20503/14829
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 393-408
childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 393-408
childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 393-408
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317589793439744