o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Tiago
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76362
Resumo: O objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável nos contextos educativos destinados a pessoas de pouca idade. Em concreto, interessa-me pensar os agenciamentos históricos que vinculam a infância (enquanto tempo cronológico) a uma certa ideia de desenvolvimento.
id UERJ-22_5e333f040b0dbbdf66bbf1913a50f3c5
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76362
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criançathe government of chidhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a childel gobierno de la infancia: hacia una ontología histórica del desarrollo infantil y la delimitación de los modos de ser niñoO objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável nos contextos educativos destinados a pessoas de pouca idade. Em concreto, interessa-me pensar os agenciamentos históricos que vinculam a infância (enquanto tempo cronológico) a uma certa ideia de desenvolvimento.In the socio-historical context of European modernity, this text aims to question how a life in stages has been forged within a “new sense of childhood” that imposes on young people the urgency of an existence in permanent development. Problematizing the idea of development, specifically child development and its implications for the production of ways of being a child, provides clues as to how the developmental narrative became hegemonic and unquestioned in the educational contexts for which it was intended. To this end, historical ontology is used as a methodological tool for initiating a dialogue with educators and psychologists from the 18th, 19th and 20th centuries, a dialogue that seeks to establish an understanding of how the idea of child development arose in association with the need to hierarchize and normalize the child population. We explore how the historical assemblages that link childhood understood as a period of chronological time to a certain idea of development are closely linked to political projects. This exercise is not possible without recognizing the Eurocentric and adult-centric viewpoint that has been assumed in the way we typically look at this subject, and given this, we express the importance of considering the multiplicity of other ways of being a child based on what non-Eurocentric epistemologies have shown us.El objetivo de este texto es cuestionar, en el contexto socio-histórico de la modernidad europea, el modo en que se forjó dentro del “nuevo sentimiento de infancia” una vida por etapas que otorga a las personas de poca edad la urgencia de una existencia en permanente desarrollo. Problematizar la “idea” de desarrollo, más concretamente de desarrollo infantil y sus implicaciones en la producción de formas de ser niño, proporciona pistas sobre cómo es que la narrativa del desarrollo se convirtió en hegemónica e incuestionable en los contextos educativos para los que fue concebida. Para ello, se utiliza la ontología histórica como herramienta metodológica para entablar un diálogo con educadores y psicólogos de los siglos XVIII, XIX y XX, buscando establecer una comprensión de cómo la idea de desarrollo infantil surge asociada con la necesidad de jerarquizar y normalizar a la población infantil. Se discute cómo los agenciamientos históricos, que vinculan la infancia (como tiempo cronológico) a una determinada idea de desarrollo, están estrechamente ligados a proyectos políticos. Este ejercicio no es posible sin reconocer la mirada eurocéntrica y adultocéntrica que se ha asumido en la forma en que habitualmente miramos este tema y, en este sentido, se expresa la importancia de considerar la multiplicidad de otros modos de ser niño, como nos han mostrado las epistemologías no eurocéntricas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2023-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/7636210.12957/childphilo.2023.76362childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 20childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 20childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 201984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76362/166Copyright (c) 2023 Tiago Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Tiago2023-10-04T09:22:21Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/76362Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2023-10-04T09:22:21Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
the government of chidhood: towards a historical ontology of child development and the delimitation of ways of being a child
el gobierno de la infancia: hacia una ontología histórica del desarrollo infantil y la delimitación de los modos de ser niño
title o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
spellingShingle o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
Almeida, Tiago
title_short o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
title_full o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
title_fullStr o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
title_full_unstemmed o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
title_sort o governo da infância: para uma ontologia histórica do desenvolvimento infantil e a delimitação de modos de ser criança
author Almeida, Tiago
author_facet Almeida, Tiago
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Tiago
description O objetivo deste texto é questionar, no contexto sócio-histórico da modernidade europeia, o modo como se forjou no interior do “novo sentimento de infância” uma vida por etapas que outorga às pessoas de pouca idade a urgência de uma existência em permanente desenvolvimento. Problematizar a “ideia” de desenvolvimento, mais concretamente de desenvolvimento infantil e as suas implicações na produção de modos de ser criança, permite avançar pistas sobre como é que a narrativa desenvolvimentista se tornou hegemónica e inquestionável nos contextos educativos destinados a pessoas de pouca idade. Em concreto, interessa-me pensar os agenciamentos históricos que vinculam a infância (enquanto tempo cronológico) a uma certa ideia de desenvolvimento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76362
10.12957/childphilo.2023.76362
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76362
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2023.76362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/76362/166
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tiago Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tiago Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 20
childhood & philosophy; v. 19 (2023); 01 - 20
childhood & philosophy; Vol. 19 (2023); 01 - 20
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317592980062208