sexual diversity at school: a theme confronting silence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ohlweiler, mariane inês
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: newlands borges, zulmira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20573
Resumo: A partir dos estudos de gênero e do pós-estruturalismo, este artigo tem como objetivo analisar as relações de poder presentes no espaço escolar a respeito do tema da diversidade sexual. Os dados analisados são oriundos de grupos de discussão realizados com professoras de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Alegre. As educadoras entrevistadas participavam ou haviam já participado do curso Educando para a Diversidade – promovido pelo NUANCES (Grupo pela Livre Expressão Sexual), inserido no programa Brasil sem Homofobia (do Ministério da Saúde, apoiado pelo Ministério da Educação), que se constitui como uma política pública e tem sido utilizado pelo governo como "estratégia de mobilização e inclusão social e educacional". A partir da análise das falas das professoras procura-se esmiuçar de que forma o tema da diversidade sexual tem sido abordado em determinadas instituições escolares.
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spelling sexual diversity at school: a theme confronting silencediversidad social en la escuela: un tema que enfrenta el silenciodiversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncioA partir dos estudos de gênero e do pós-estruturalismo, este artigo tem como objetivo analisar as relações de poder presentes no espaço escolar a respeito do tema da diversidade sexual. Os dados analisados são oriundos de grupos de discussão realizados com professoras de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Alegre. As educadoras entrevistadas participavam ou haviam já participado do curso Educando para a Diversidade – promovido pelo NUANCES (Grupo pela Livre Expressão Sexual), inserido no programa Brasil sem Homofobia (do Ministério da Saúde, apoiado pelo Ministério da Educação), que se constitui como uma política pública e tem sido utilizado pelo governo como "estratégia de mobilização e inclusão social e educacional". A partir da análise das falas das professoras procura-se esmiuçar de que forma o tema da diversidade sexual tem sido abordado em determinadas instituições escolares.A partir de los estudios de género y del posestructuralismo, el objetivo de este artículo es analizar las relaciones de poder presentes en el espacio escolar con respecto a la cuestión de la diversidad sexual. Los datos analizados tienen su origen en grupos de discusión realizados con maestras de la Enseñanza Primaria y Secundaria de la ciudad de Porto Alegre. Las educadoras entrevistadas participaban o ya habían participado del curso Educando para a Diversidade – promovido por NUANCES (Grupo por la Libre Expresión Sexual), insertado en el programa Brasil sem Homofobia (del Ministerio de la Salud, con apoyo del Ministerio de la Educación), que se constituye en una política pública y ha sido utilizado por el gobierno como "estrategia para la movilización e inclusión social y educacional". A partir del análisis de los discursos de las maestras se busca examinar de qué manera ciertas instituciones escolares se han acercado al tema de la diversidad sexual.Based on gender studies and on post-structuralism, the purpose of this article is to analyze the power relations concerning sexual diversity present in the school space. The analyzed data emerged from discussion groups of teachers of basic and fundamental schools in the city of Porto Alegre. The educators were participating or had participated in the course Educando para a Diversidade promoted by NUANCES (Group for Free Sexual Expression) included in the Brasil sem Homofobia program (from the National Department of Health, supported by the National Department of Education) established as a public policy and employed by the Government as a “strategy to mobilization and social and educational inclusion”. From the analysis of teacher discourse it tries to scrutinize in which ways the subject of sexual diversity has been approached in certain school institutions.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2011-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20573childhood & philosophy; Vol. 7 Núm. 14 (2011): jul./dic.; 319-339childhood & philosophy; v. 7 n. 14 (2011): jul./dez.; 319-339childhood & philosophy; Vol. 7 No. 14 (2011): july/dec.; 319-3391984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20573/14899ohlweiler, mariane inêsnewlands borges, zulmirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T19:07:19Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20573Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T19:07:19Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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