a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: bernal, julio santiago cubillos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497
Resumo: Nesse artigo tentamos responder às seguintes questões “o que é a filosofia”, “o que eu entendo por filosofia e qual deve ser seu papel em nosso tempo?”, “se pode ensinar filosofia?” e, se sim, “como fazê-lo?”, “o que é a atitude filosófica?”, “realmente existe algo ao que podemos chamar de atitude filosófica?”. Consideramos que o melhor ambiente para ensinar e aprender é o criado pela pedagogia da Escola Nova ou Ativa, porque entende a relação pedagógica professor-educandos como uma relação recíproca de mútuo respeito. Referimo-nos aos três momentos de seu desenvolvimento e mostramos que a proposta filosófica e pedagógica de Matthew Lipman se constitui na continuação e no desenvolvimento dessa pedagogia. O grupo de Investigação em Educação e Filosofia se encontra na construção do conceito de atitude filosófica. Entende-se que a atitude filosofia ocorre quando se está capacitado para trabalhar em grupo, porque se aceita que é em comunidade de investigação onde se constrói o conhecimento em diálogo aberto e participativo entre o professor e os educandos, aonde haja uma capacidade de escuta e se argumenta com razões, porque se tem um pensamento reflexivo. Alguém com atitude filosófica é tolerante, autoregulador, constrói com os outros o conhecimento, não se considera detentor da verdade, é solidário e divide com seus companheiros e seu professor suas idéias.
id UERJ-22_8413f0b188f14331858a2df486530213
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20497
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexõesla actitud filosófica en la enseñanza de la filosofía. nuevas reflexionesthe philosophical attitude in the education of philosophy. new reflectionsPhilosophy for children - philosophical attitude - community of inquiryNesse artigo tentamos responder às seguintes questões “o que é a filosofia”, “o que eu entendo por filosofia e qual deve ser seu papel em nosso tempo?”, “se pode ensinar filosofia?” e, se sim, “como fazê-lo?”, “o que é a atitude filosófica?”, “realmente existe algo ao que podemos chamar de atitude filosófica?”. Consideramos que o melhor ambiente para ensinar e aprender é o criado pela pedagogia da Escola Nova ou Ativa, porque entende a relação pedagógica professor-educandos como uma relação recíproca de mútuo respeito. Referimo-nos aos três momentos de seu desenvolvimento e mostramos que a proposta filosófica e pedagógica de Matthew Lipman se constitui na continuação e no desenvolvimento dessa pedagogia. O grupo de Investigação em Educação e Filosofia se encontra na construção do conceito de atitude filosófica. Entende-se que a atitude filosofia ocorre quando se está capacitado para trabalhar em grupo, porque se aceita que é em comunidade de investigação onde se constrói o conhecimento em diálogo aberto e participativo entre o professor e os educandos, aonde haja uma capacidade de escuta e se argumenta com razões, porque se tem um pensamento reflexivo. Alguém com atitude filosófica é tolerante, autoregulador, constrói com os outros o conhecimento, não se considera detentor da verdade, é solidário e divide com seus companheiros e seu professor suas idéias.In this article we try to answer the following questions What is philosophy? What do I understand by philosophy and which should be its role in our time? Can philosophy be taught? If so, how can it be done? What is philosophical attitude? Does it really exist something that we can call philosophical attitude? We consider that the best atmosphere to teach and to learn philosophy is created by the New or Active School Pedagogy because it understands the pedagogical relationship between teacher and students as a reciprocal relation of mutual respect. We refer to the three moments of its development and raise that the philosophical and pedagogical proposal of Matthew Lipman constitutes the continuation and development of this pedagogy. The group of Research in Education and Philosophy is constructing the concept of philosophical attitude. Philosophical attitude is reached when someone has become qualified to work in group because it is accepted that in a community of philosophical inquiry where knowledge in an open and participating dialogue between teacher and students is built, and where there is a listening capacity and arguments are based in reasons due to reflective thinking. Somebody with philosophical attitude is tolerant, self-corrective, constructs knowledge with others, and does not consider herself the holder of truth, is solidarious and shares ideas with her companions and teacher.En este artículo tratamos de responder a las siguientes preguntas ¿Qué es la filosofía? ¿Qué entiendo yo por filosofía y cuál debe ser su papel en nuestro tiempo? ¿Se puede enseñar la filosofía? y si es así ¿Cómo hacerlo? ¿Qué es la actitud filosófica? ¿Realmente existe algo a lo que le podemos llamar actitud filosófica? Consideramos que el mejor ambiente para enseñar y aprender la filosofía es el creado por la pedagogía de la Escuela Nueva o Activa porque entiende la relación pedagógica profesor-educandos como una relación recíproca de mutuo respeto. Nos referimos a los tres momentos de su desarrollo y planteamos que la propuesta filosófica y pedagógica de Matthew Lipman se constituye en la continuación y desarrollo de dicha pedagogía. El grupo de Investigación en Educación y Filosofía se encuentra en la construcción del concepto de actitud filosófica. Se tiene actitud filosófica cuando se está capacitado para trabajar en grupo porque se acepta que es en una comunidad de indagación donde se construye el conocimiento en un diálogo abierto y participativo entre el profesor y los educandos, donde hay una capacidad de escucha y se argumenta con razones porque se tiene un pensamiento reflexivo. Alguien con actitud filosófica es tolerante, autocorrectivo, construye con los otros el conocimiento, no se considera el poseedor de la verdad, es solidario y comparte con sus compañeros y el profesor sus ideas.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2012-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 271-291childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 271-291childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 271-2911984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJspahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497/14823bernal, julio santiago cubillosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-10T18:57:17Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/20497Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-07-10T18:57:17Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
la actitud filosófica en la enseñanza de la filosofía. nuevas reflexiones
the philosophical attitude in the education of philosophy. new reflections
title a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
spellingShingle a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
bernal, julio santiago cubillos
Philosophy for children - philosophical attitude - community of inquiry
title_short a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
title_full a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
title_fullStr a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
title_full_unstemmed a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
title_sort a atitude filosófica no ensino de filosofia. novas reflexões
author bernal, julio santiago cubillos
author_facet bernal, julio santiago cubillos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv bernal, julio santiago cubillos
dc.subject.por.fl_str_mv Philosophy for children - philosophical attitude - community of inquiry
topic Philosophy for children - philosophical attitude - community of inquiry
description Nesse artigo tentamos responder às seguintes questões “o que é a filosofia”, “o que eu entendo por filosofia e qual deve ser seu papel em nosso tempo?”, “se pode ensinar filosofia?” e, se sim, “como fazê-lo?”, “o que é a atitude filosófica?”, “realmente existe algo ao que podemos chamar de atitude filosófica?”. Consideramos que o melhor ambiente para ensinar e aprender é o criado pela pedagogia da Escola Nova ou Ativa, porque entende a relação pedagógica professor-educandos como uma relação recíproca de mútuo respeito. Referimo-nos aos três momentos de seu desenvolvimento e mostramos que a proposta filosófica e pedagógica de Matthew Lipman se constitui na continuação e no desenvolvimento dessa pedagogia. O grupo de Investigação em Educação e Filosofia se encontra na construção do conceito de atitude filosófica. Entende-se que a atitude filosofia ocorre quando se está capacitado para trabalhar em grupo, porque se aceita que é em comunidade de investigação onde se constrói o conhecimento em diálogo aberto e participativo entre o professor e os educandos, aonde haja uma capacidade de escuta e se argumenta com razões, porque se tem um pensamento reflexivo. Alguém com atitude filosófica é tolerante, autoregulador, constrói com os outros o conhecimento, não se considera detentor da verdade, é solidário e divide com seus companheiros e seu professor suas idéias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20497/14823
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 2 Núm. 4 (2006): jul./dic.; pp. 271-291
childhood & philosophy; v. 2 n. 4 (2006): jul./dez.; pp. 271-291
childhood & philosophy; Vol. 2 No. 4 (2006): july/dec.; pp. 271-291
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317589777711104